Últimas notícias

Pilotos têm "quatro pontos claros" para melhorar show na Fórmula 1

Associação dos Pilotos de GPs apresentou quatro opções para melhorar o espetáculo em uma reunião sobre os regulamentos da Fórmula 1 de 2021

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19, and Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19, make contact ahead of Sergio Perez, Racing Point RP19, and Lance Stroll, Racing Point RP19, on the opening lap

Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19, and Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19, make contact ahead of Sergio Perez, Racing Point RP19, and Lance Stroll, Racing Point RP19, on the opening lap

Colin McMaster / Motorsport Images

Os diretores da GPDA (Associação dos Pilotos de Grand Prix), Romain Grosjean e Sebastian Vettel, representaram os pilotos da Fórmula 1 na reunião da última terça-feira em Genebra, depois que Lewis Hamilton, Nico Hulkenberg e o presidente da organização, Alex Wurz, compareceram ao encontro anterior em Paris no mês passado, juntamente com a FIA, a F1 e as equipes.

"Foi longo, mas foi muito importante pensar que os pilotos estavam envolvidos", disse Grosjean quando perguntado pelo Motorsport.com sobre o encontro de Genebra. "Nós temos quatro pontos realmente claros sobre onde queremos ir, e houve discussões de algumas coisas que pensamos ser completamente inúteis para nós em termos de tornar o show melhor”.

"Então nós só precisamos continuar com esses quatro pontos, e ter certeza de manter a pressão e ajudar a F1 a melhorar. Quatro pontos apresentados pelo GPDA, e quatro pontos que nós acordamos com cada piloto. É difícil ir até lá quando há uma questão do escopo das discussões com os outros, porque é sua opinião pessoal”.

Leia também:

"Então, é uma questão do GPDA, 51% dos pilotos dizerem que esta é a direção que queremos seguir, e esta é a direção que queremos seguir."

Elaborando sobre o que os pilotos concordaram, ele disse: "Dos quatro pontos do GPDA, o número um são os pneus. O número dois é a aerodinâmica. O número três é o peso, e o número quatro é o dinheiro entre as equipes. Então, acredito que se você resolver esses quatro pontos, acho que vai ser muito bom."

Grosjean diz que os pilotos estão dispostos a ter reabastecimento para criar um peso inicial menor.

"Nada está acordado. Nós queremos isso, não porque achamos que é ótimo para as corridas, mas precisamos ajudar a reduzir o peso do carro. Então, é apenas uma correção temporária para ajudar a tornar os carros 70kg ou 60 kg mais leves no início da corrida, e não superaquecer os pneus.”

"Quando eu comecei, em 2009, eram 605kg e agora estamos em algo como 740. São 140kg e você pode sentir que os carros são muito pesados nas curvas de baixa velocidade e no começo da corrida são até mais.”

"Nós apenas sentimos que é demais para um carro de Fórmula 1. Eu sei que estamos falando de um pneu de 18 polegadas, que são outros 25kg; um sistema de freio padrão, que são outros 8kg. Então você está realmente adicionando e adicionando, enquanto o que nós queremos é reduzir o peso".

Grosjean acrescentou que os pilotos até propuseram uma fórmula de motor diferente: "Isso nos foi dito não era uma opção! É a primeira coisa que levantamos, um V10 e você economiza 150kg".

EFEITO SOLO VOLTARÁ À F1

A F1 já anunciou que o efeito solo retornará à categoria em 2021. O recurso aerodinâmico foi um grande ponto de evolução no fim dos anos 70. Veja curiosidades sobre ele.

1970 - Chaparral 2J-Chevrolet

1970 - Chaparral 2J-Chevrolet

Foto de: LAT Images

A tecnologia foi primordialmente explorada pela equipe Chaparral, que utilizou o modelo 2J no campeonato norte americano de protótipos, o Can-Am. No entanto, mesmo sem ter conquistado nenhuma vitória, a novidade foi banida da categoria.
1978 - Lotus

1978 - Lotus

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

A equipe chegou a experimentar o efeito solo em 1977, mas foi no ano seguinte que implementou a tecnologia em definitivo. O time venceu oito corridas naquele ano e conquistou o mundial de construtores e o mundial de pilotos com Mario Andretti.
1978 - Lotus

1978 - Lotus

Foto de: LAT Images

Andretti venceu seis provas e somou 64 pontos, 13 a mais que seu companheiro de equipe, Ronnie Peterson. A Lotus só não venceu todas as etapas do mundial porque seu carro tinha problema de confiabilidade, algo comum na antiga F1.
Colin Chapman: o criador, mas nem tanto

Colin Chapman: o criador, mas nem tanto

Foto de: Sutton Motorsport Images

Colin Chapman, o projetista chefe e proprietário da Lotus, colhe até hoje os louros pelo sucesso do efeito solo na F1. No entanto, apesar de ser o idealizador do carro vencedor, os responsáveis por trazer o efeito solo para a equipe foram Tony Rudd e Peter Wright, que já tinham tentado algo similar na BRM no final dos anos 60.
1978 - Brabham BT46B Alfa Romeo

1978 - Brabham BT46B Alfa Romeo

Foto de: LAT Images

Além da Lotus, outras equipes de várias categorias já estavam perseguindo ideias semelhantes desde o começo da década de 70. A Brabham foi quem mais se aproximou de bater a Lotus em 1978.
1978 - Brabham BT46B

1978 - Brabham BT46B

Foto de: Sutton Motorsport Images

Niki Lauda venceu a etapa da Suécia da F1 com um carro que usava um ventilador para "chupar" o ar debaixo do carro e forçar o efeito solo. No entanto, a tecnologia do time foi banida antes do fim da temporada.
1978 - Jody Scheckter, Ferrari 312T4

1978 - Jody Scheckter, Ferrari 312T4

Foto de: LAT Images

Apesar de não usar o efeito solo em 1978, a equipe italiana foi vice-campeã em 1978, graças à confiabilidade do carro que venceu todas as vezes que a Lotus teve problemas. Em 1979, a Ferrari reuniu o que tinha de melhor do carro do ano anterior com uma versão própria do efeito solo, e com isso dominou o campeonato. Jody Scheckter venceu e Gilles Villeneuve foi vice.
1980 - Williams FW07B Ford Cosworth

1980 - Williams FW07B Ford Cosworth

Foto de: LAT Images

A Williams resolveu dois problemas do efeito solo e faturou a temporada de 1980 com Alan Jones. A equipe conseguiu reduzir os custos da solução e fazer com que as peças se ajustassem às curvas, evitando a perda do efeito fora das retas.
1980 - Nelson Piquet, Brabham BT49-Ford Cosworth

1980 - Nelson Piquet, Brabham BT49-Ford Cosworth

Foto de: LAT Images

Nelson Piquet venceu suas primeiras corridas a bordo de uma Brabham naquele mesmo ano e fez frente à Alan Jones no campeonato mundial.
1980 - Brabham BT49

1980 - Brabham BT49

Foto de: Sutton Motorsport Images

O brasileiro triunfou três vezes na temporada e chegou a liderar o campeonato.
1980 - Nelson Piquet (Brabham) e Alan Jones (Williams)

1980 - Nelson Piquet (Brabham) e Alan Jones (Williams)

Foto de: Jean-Philippe Legrand

No entanto, a falta de confiabilidade do carro acabou impedindo Piquet de pontuar nas duas últimas etapas, enquanto Jones vencia as provas e superava o brasileiro, sagrando-se campeão mundial.
1981 - Nelson Piquet, Brabham BT49C

1981 - Nelson Piquet, Brabham BT49C

Foto de: LAT Images

O ano foi um dos mais disputados da história da categoria, com sete pilotos de seis equipes diferentes vencendo corridas.
1981 - Nelson Piquet, Brabham

1981 - Nelson Piquet, Brabham

Foto de: Sutton Motorsport Images

Nelson Piquet brilhou no carro da Brabham, que era capaz de se ajustar às curvas para manter o efeito solo e vencer a concorrência. O brasileiro conquistava ali o primeiro título mundial de sua galeria.
1982 - Keke Rosberg, Williams FW08

1982 - Keke Rosberg, Williams FW08

Foto de: Sutton Motorsport Images

No último ano do efeito solo na categoria, Rosberg se valeu da regularidade para ser campeão mundial.
1982 - Keke Rosberg, Williams

1982 - Keke Rosberg, Williams

Foto de: Williams F1

Naquele ano, 11 pilotos diferentes venceram corridas, mas o finlandês, que venceu apenas uma, chegou mais vezes nos pontos do que todos os rivais e levou o caneco.
1982 - Excesso de acidentes pôs fim ao efeito solo

1982 - Excesso de acidentes pôs fim ao efeito solo

Foto de: LAT Images

Os acidentes se tornaram frequentes com o avanço do efeito solo, pois bastava o carro tocar no chão para o efeito ser totalmente cancelado, fazendo com que os pilotos perdessem o controle do carro. Dois dos acidentes foram fatais. Na imagem acima, o acidente que tirou a vida de Gilles Villeneuve.
1982 - Excesso de acidentes pôs fim ao efeito solo

1982 - Excesso de acidentes pôs fim ao efeito solo

Foto de: LAT Images

O último acidente fatal daquele ano foi o de Riccardo Paletti, no Canadá. Logo em seguida, a FIA decidiu eliminar totalmente o efeito solo. Depois do acidente de Paletti, as próximas mortes durante em um fim de semana de GP foram as de Ratzenberger e Senna em Imola, 12 anos depois.
2021 - O retorno do efeito solo

2021 - O retorno do efeito solo

Foto de: Giorgio Piola

Em 2019, a F1 está decidindo os rumos que tomará no futuro. Buscando aumentar as ultrapassagens e o espetáculo, a categoria decidiu reintroduzir a tecnologia a partir de 2021.
18

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior VÍDEO: Veja pancada de Gasly no fim do 2º treino livre para o GP da Alemanha
Próximo artigo Kubica diz que carro da Williams estava "perdendo peças" nos treinos para o GP da Alemanha

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil