PLACAR F1: 'Na sorte', Hamilton amplia vantagem sobre Bottas

Pentacampeão mundial se beneficiou de problemas da Ferrari para rumar à pole position do GP da Alemanha de Fórmula 1

Pole Sitter Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 receives the Pirelli Pole Position Award

Andy Hone / Motorsport Images

Como diz o ditado: a sorte é uma mistura de oportunidade e competência. E Lewis Hamilton fez jus à máxima neste sábado, quando conquistou a pole position para o GP da Alemanha de Fórmula 1 (veja curiosidades históricas sobre a prova, incluindo briga de Nelson Piquet, em galeria especial no fim desta matéria).

O piloto da Mercedes voou baixo em Hockenheim, mas não teve a concorrência de seus dois principais rivais em solo germânico: Sebastian Vettel e Charles Leclerc. A dupla da Ferrari teve problemas no motor e não pôde fazer frente ao dominante pentacampeão, que dá mais um passo rumo ao hexa.

Leia também:

Piloto da casa, Vettel teve defeitos no turbo e sequer registrou volta, de modo que largará em último neste domingo. Já o monegasco Leclerc teve problemas no sistema de combustível e não conseguiu ir à pista no Q3, o que o deixa no décimo posto do grid de largada.

Em meio a tudo isso, Valtteri Bottas saiu derrotado mais uma vez. Sem a concorrência dos pilotos do time de Maranello, o finlandês poderia ter batido o companheiro Hamilton na Alemanha, mas acabou apenas em terceiro, atrás do holandês Max Verstappen, da Red Bull.

No fim das contas, os principais pilotos das três equipes da elite se saíram melhor, exceto Vettel, que vê Leclerc cada vez mais próximo nas disputas internas da temporada 2019. Veja como está o placar na tabela abaixo:

Lewis Hamilton 7 4 Valtteri Bottas
Sebastian Vettel  6 5 Charles Leclerc
Max Verstappen 10 1 Pierre Gasly
Daniel Ricciardo 8 3 Nico Hulkenberg
Kevin Magnussen 6 5 Romain Grosjean
Carlos Sainz 5 6 Lando Norris
Sergio Pérez 11 0 Lance Stroll
Kimi Raikkonen 8 3 Antonio Giovinazzi
Daniil Kvyat 6 5 Alex Albon
Robert Kubica 1 10 George Russell

Inferno verde, briga de Piquet e redenção brasileira: GP da Alemanha de F1

Um dos mais tradicionais do calendário da F1, o GP da Alemanha deixou de ser realizado em 1950, 1955, 1960, 2007, 2015 e 2017.
As edições de 1950, vencida por Alberto Ascari, e 1960, ganhada por Joakim Bonnier, não valeram pelo campeonato.
Hockenheim, Nurburgring e Avus (foto) foram os palcos que já receberam o GP da Alemanha.
O recordista de vitórias do GP da Alemanha nunca triunfou em uma corrida válida pelo campeonato da F1. Rudolf Caracciola subiu ao lugar mais alto do pódio em seis oportunidades: 1926, 1928, 1931, 1932, 1937 e 1939.
Contando provas pela F1, Michael Schumacher e Lewis Hamilton são os recordistas, com quatro triunfos cada um.
Nelson Piquet e Ayrton Senna têm três vitórias cada. O Brasil esteve na frente em uma sequência que foi de 1986 a 1990, com ambos os pilotos.
A sequência também valeu para a Honda, que esteve com Piquet na Williams nas vitórias de 1986 e 1987, e nas de Senna de 1988, 1989 e 1990. O outro triunfo de Piquet foi em 1981, mas ele utilizava o motor Ford, da Brabham.
A última vez que um brasileiro venceu na Alemanha também foi especial. Em 2000, Rubens Barrichello encerrava um jejum de sete anos sem vitórias brasileiras na F1.
A Ferrari é a equipe com maior número de vitórias na Alemanha: 21.
O traçado antigo de Nurburgring chegou a ser o segundo maior em comprimento, com 22.8 km. Após a adequação em 1984, o traçado passou a ter 5.14 km. A última vez que a F1 esteve por lá foi em 2013.
Foi durante um GP da Alemanha, em Nurburgring, que Niki Lauda sofreu o maior acidente de sua carreira, quando teve parte de seu corpo queimado, deixando marcas pelo resto da vida. O episódio foi bem retratado no filme “Rush, no limite da emoção”.
Foi no GP da Alemanha de 1982 que aconteceu o famoso episódio da briga entre Nelson Piquet e Eliseo Salazar. O brasileiro liderava a prova quando chegou no chileno para colocar uma volta. Ele não deu espaço e Piquet se chocou com o piloto da ATS e foi parar nos pneus. Ao sair do carro, Nelson foi de encontro a Salazar, empurrando seu capacete e tentando chutá-lo. Memorável.
12

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Fórmula 1: Norris lamenta eliminação no Q1 do GP da Alemanha
Próximo artigo Verstappen lamenta perda de potência que arruinou sua estratégia

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil