Últimas notícias

Raikkonen: Pilotos têm visão distorcida sobre carros antigos da F1

Campeão mundial de 2007, finlandês estreou na categoria em 2001 e pilotou diferentes tipos de monopostos ao longo dos anos

Kimi Raikkonen, Sauber Petronas C20

Kimi Raikkonen, Sauber Petronas C20

Steve Etherington / Motorsport Images

Refletindo sobre as mudanças que devem acontecer na Fórmula 1 em 2021, Kimi Raikkonen disse que o debate é distorcido pela memória que os pilotos da atualidade têm sobre os carros antigos da categoria.

A declaração vem na esteira de uma polêmica sobre o desafio físico imposto pelos monopostos atuais, cujos regulamentos técnicos serão alterados em 2021. Alguns pilotos acham que o carro de hoje em dia não é suficientemente desafiador: é o caso de Lewis Hamilton e Romain Grosjean. Já Max Verstappen discorda veementemente.

Leia também:

Piloto mais velho do grid, Raikkonen ponderou: "É mais ou menos difícil agora? Impossível dizer. Quando você começa a pensar sobre como era há 10 anos, a memória é perigosa e não dá para lembrar com exatidão. Se você me perguntasse sobre isso 10 anos atrás, eu diria 'está tudo bem', porque é tudo uma questão de costume. Mas quando você pilota depois das férias, seu pescoço fica basicamente destruído depois de 20 voltas”.

"Mas, no segundo teste, você sente um pouco de dor aqui e ali e então se acostuma. É como qualquer esporte, você se acostuma com o que faz e não fica mais tão difícil”, ponderou o experiente piloto, que estreou na F1 em 2001 e triunfou 21 vezes (relembre todas as vitórias do finlandês em galeria especial no fim desta matéria).

O finlandês pilotou carros com diferentes configurações desde então. O ‘Homem de Gelo’ passou por máquinas com motores V10, V8 e agora os V6 turbo-híbridos. Raikkonen também pegou épocas com reabastecimento e nenhuma troca de pneus durante uma corrida. Campeão mundial em 2007, o piloto de 39 anos tem autoridade para falar sobre o assunto.

"Algumas corridas são mais difíceis do que outras, mas vai ser sempre difícil ir rápido e estar no limite. E é claro que às vezes pode parecer mais fácil: quando você tem um carro muito bom, tudo é absolutamente perfeito e não parece nada difícil”.

"Você pilota facilmente e o tempo de volta é ótimo. Tudo é ótimo e parece fácil demais. Mas pode ser experiência dolorosa quando você tem que lutar contra um carro ruim", ponderou Raikkonen.

Uma sugestão para tornar os carros atuais mais desafiadores é reduzir a assistência da direção hidráulica, embora isso ainda não tenha sido debatido em grau mais sério. No entanto, Raikkonen disse que se acostumou com isso em 2001, quando não tinha "nenhum poder comparado ao que eu tenho agora".

"A primeira Sauber que eu pilotei em testes em Mugello tinha zero direção hidráulica. Em 2001, nós instalamos a direção hidráulica só em Monza, na metade da temporada. Você tem que fazer o que tem que fazer”, disse o piloto da Alfa Romeo.

GALERIA: Relembre todas as 21 vitórias de Kimi Raikkonen na Fórmula 1

GP da Malásia 2003

GP da Malásia 2003

Foto de: LAT Images

GP da Bélgica 2004

GP da Bélgica 2004

Foto de: Brousseau Photo

GP da Espanha 2005

GP da Espanha 2005

Foto de: Toyota Racing

GP de Mônaco 2005

GP de Mônaco 2005

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

GP do Canadá 2005

GP do Canadá 2005

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Hungria 2005

GP da Hungria 2005

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Turquia 2005

GP da Turquia 2005

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Bélgica 2005

GP da Bélgica 2005

Foto de: McLaren

GP do Japão 2005

GP do Japão 2005

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Austrália 2007

GP da Austrália 2007

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da França 2007

GP da França 2007

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Grã-Bretanha 2007

GP da Grã-Bretanha 2007

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Bélgica 2007

GP da Bélgica 2007

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da China 2007

GP da China 2007

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP do Brasil 2007

GP do Brasil 2007

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Malásia 2008

GP da Malásia 2008

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

GP da Espanha 2008

GP da Espanha 2008

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Bélgica 2009

GP da Bélgica 2009

Foto de: XPB Images

GP de Abu Dhabi 2012

GP de Abu Dhabi 2012

Foto de: XPB Images

GP da Austrália 2013

GP da Austrália 2013

Foto de: XPB Images

GP dos Estados Unidos 2018

GP dos Estados Unidos 2018

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

21

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior "Chocado" com Senna, Hill revela "pressão" após morte do brasileiro
Próximo artigo Honda se diz interessada na Fórmula E, mas foco está na F1

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil