Últimas notícias

Renault: mudanças de 2019 terão mais impacto do que o halo

O diretor técnico da Renault, Nick Chester, considera que as mudanças no regulamento técnico da F1 para 2019 afetarão mais o trabalho das equipes do que aconteceu no ano passado, com a introdução do halo nos carros.

Artem Markelov, Renault Sport F1 Team R.S. 18

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Para a próxima temporada, a F1 modificou as dimensões das asas, simplificando-as, além de alterar a configuração de duto de freio.

De acordo com Chester, isso irá exigir uma abordagem consideravelmente diferente das equipes no desenvolvimento dos novos carros, o que não aconteceu de 2017 para 2018 – quando houve, além da introdução do halo, o banimento das barbatanas de tubarão e das chamadas “asas T”.

“Aquela [de 2018] não foi uma mudança tão grande, na verdade”, disse ao site RaceFans. “As mudanças em termos de como desenvolvemos o carro foram relativamente pequenas.”

“Ainda assim tivemos que mudar bastante coisa, porque aprendemos muito em 2017 e queríamos colocar no carro de 2018. Mas os conceitos principais foram bem similares.”

“Foi, de certa forma, um golpe em termo de carenagem de motor, barbatana de tubarão, mas não foi algo tão severo.”

“Foi mais questão das nossas próprias metas, daquilo que queríamos mudar, onde queríamos obter ganhos, do que das regras em si. A maior mudança estrutural foi o halo – ali afetou o desenho do monocoque. Mas as mudanças de 2018 para 2019 serão muito maiores”, acrescentou.

A Renault apresentará seu novo carro no dia 12 de fevereiro, seis dias antes do início dos testes de pré-temporada.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Gasly: não chego à Red Bull para ser segundo piloto
Próximo artigo Villeneuve: “É irreal para uma criança hoje querer ser piloto”

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil