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Schumacher fala sobre oportunidade de testar Ferrari no Bahrein

Alemão agradece chance a time italiano, mas tenta focar em estreia na Fórmula 2 antes de treino na próxima semana

Mick Schumacher, PREMA RACING

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Mick Schumacher disse que tentará não pensar em sua estreia em um teste oficial da Fórmula 1 neste fim de semana para se concentrar em suas primeiras corridas de Fórmula 2.

O filho do heptacampeão mundial, Michael Schumacher, vai dirigir pela Ferrari – equipe onde seu pai conseguiu a maior parte de seu sucesso – no primeiro dia do teste no Bahrein, antes de passar para o Alfa Romeo pelo segundo dia, quarta-feira.

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Fontes do Motorsport.com revelaram o plano para o primeiro treino de Schumacher em um carro de F1 contemporâneo na segunda-feira.

Neste fim de semana, o campeão europeu de Fórmula 3, Schumacher, disputará suas primeiras corridas de F2 com a equipe Prema, que levou Pierre Gasly e Charles Leclerc aos títulos de 2016 e 2017 da categoria.

"Estou realmente ansioso pelo que tenho certeza que será uma ótima experiência", disse Schumacher, de 20 anos, sobre seus testes na F1.

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"Mas, por enquanto, estou conscientemente colocando todos os pensamentos do teste de lado, porque também estou ansioso para competir na minha primeira corrida de F2 e gostaria de focar 100% no fim de semana que está por vir".

Schumacher foi trazido para o programa da Academia de Pilotos da Ferrari durante o inverno.

Mattia Binotto, diretor da equipe, disse que os testes de F1 para Schumacher e seu protegido, Callum Ilott, são mais uma prova do foco da Ferrari em jovens talentos, após a promoção de Leclerc ao time principal da temporada 2019, após sua campanha com a Sauber.

"Acreditamos firmemente no valor do Ferrari Driver Academy como um programa de treinamento de alto nível para jovens talentosos e a decisão de dar a Charles Leclerc um lugar em nossa equipe é a prova disso", disse Binotto.

"Estamos, portanto, muito satisfeitos por poder dar a Mick e Callum a oportunidade de experimentar pilotar um carro de Fórmula 1."

"Mick, que se juntou à FDA em janeiro, e Callum, que está conosco desde 2017, são definitivamente pilotos em ascensão e acredito que dirigir o SF90 em um ambiente oficial, como os testes no Bahrein e Barcelona, ​​pode ser muito útil nesta fase de suas carreiras."

Relembre as 10 maiores atuações de Michael Schumacher na Fórmula 1:

10. GP do Canadá, 2011
Sejamos sinceros: os anos de Schumacher na Mercedes não foram aquilo que todos esperavam. Depois de três temporadas sem correr, tendo sofrido um acidente de moto e já com mais de 40 anos, o alemão decepcionou. Mas no Canadá em 2011 Schumi lembrou bastante sua melhor fase. Na chuva, ele chegou a ocupar uma convincente segunda posição após uma bela ultrapassagem dupla sobre Massa e Kobayashi, e só caiu para quarto no fim da prova pelos carros superiores e uso do DRS por parte de Button e Webber. Schumi ficou com um amargo e injusto quarto naquele dia.
9. GP da Espanha, 1994
Depois de vencer as quatro primeiras provas da temporada, Michael Schumacher não venceu a quinta seguida por um problema de câmbio que o fez ficar preso na quinta marcha durante boa parte da corrida. Ainda assim, ele conseguiu fazer um pit stop sem deixar o carro morrer e chegar em segundo, a apenas 24s de Damon Hill - vencedor da corrida. Após o GP, Schumi disse que o problema o fez mudar os traçados e tangências das curvas, e que utilizou sua experiência prévia nos protótipos para evitar que seu motor apagasse.
8. GP da França, 2004
2004 foi a temporada mais dominadora de Schumacher na F1. O alemão conquistou 13 vitórias em 18 provas, e o triunfo mais insano veio em Magny-Cours. Derrotado na disputa pela pole position por Fernando Alonso, o alemão e a Ferrari apostaram em uma estratégia de quatro paradas para superar o inspirado espanhol naquele dia ao final da prova de 70 voltas.
7. GP do Japão, 2000
Para tirar a Ferrari de uma fila de 21 anos sem títulos, Schumi mais uma vez se utilizou de um bom trabalho em equipe e de sua conhecida perícia no molhado para derrotar Mika Hakkinen. Após uma batalha épica na classificação, o finlandês largou melhor que o alemão e lhe roubou a liderança, mas Schumacher sempre se manteve logo atrás do rival. Quando uma pequena garoa começou a cair em Suzuka na segunda metade da prova, ele acelerou tudo, adiou sua parada no box e retornou à frente de Mika para celebrar seu tricampeonato e quebrar o jejum ferrarista após quatro anos de tentativas frustradas.
6. GP dos EUA, 2003
Saindo de sétimo, Schumacher não parecia ter ritmo para lutar pela vitória em Indy. Mas com uma ótima largada e uma forte chuva no meio da prova, ele não desperdiçou a chance de se aproximar do hexacampeonato enquanto seu maior rival na luta pelo título, Kimi Raikkonen, tinha problemas de ritmo com o pneu de chuva da Michelin. A vitória se provou crucial para a conquista do título do alemão, que saiu dos EUA com nove pontos de frente e foi campeão ao fim do GP seguinte com apenas dois pontos de vantagem sobre Kimi.
5. GP de Mônaco, 1997
Esta foi uma das corridas que definiram Schumacher como o ‘Rei da Chuva’ de sua época. Vendo as duas Williams na primeira fila saindo de pneus slicks no molhado, Schumi já na largada assumiu o primeiro posto e na primeira volta abriu 4s frente para o resto na traiçoeira pista monegasca. Na quinta volta ele já tinha 22 segundos de vantagem. A folga só aumentou durante o GP, e apesar de uma saída de pista na Sainte Devote no meio da prova, ele finalizou a corrida 53s306 à frente do segundo - Rubens Barrichello andando com a Stewart.
4. GP da Malásia, 1999
“Este cara é deprimente. Além de ser o melhor nº 1, também é o melhor nº 2”. A frase foi dita por Eddie Irvine, logo após sua vitória na Malásia em 1999. Pole position, Schumacher deixou seu parceiro passar logo no início da prova e segurou as McLarens para que Eddie abrisse na frente. No entanto, sem ser suficientemente veloz, Irvine saiu após sua última parada atrás de Schumacher. Schumi o deixou passar de novo, para que Eddie voltasse à liderança do mundial antes da última prova no Japão, onde perdeu o título para Mika Hakkinen (exausto na foto após não ter conseguido passar o alemão durante toda a prova).
3. GP da Espanha, 1996
A primeira vitória de Schumacher na Ferrari mostrou o que estava por vir. Sob chuva torrencial, ele largou mal, mas – como em um vídeo game – foi passando seus adversários facilmente até chegar à liderança apenas na volta 13. Tranquilo, ele abriu mais 45s nas 42 voltas restantes, mesmo com dois dos dez cilindros de seu motor Ferrari quebrando durante a prova.
2. GP da Bélgica, 1995
Saindo de 16º no grid de largada, a chuva veio mais uma vez para ajudar Schumacher a se destacar frente aos rivais. Se recuperando nas primeiras voltas, ele esperou uma garoa iniciar e Damon Hill ir aos boxes para liderar já na volta 16. Com pneus de chuva, Hill passou Schumacher após uma briga intensa que durou uma volta. Mas a chuva, amiga do alemão, foi embora. Ele passou Hill de novo, que teve que trocar mais uma vez para slicks. Voltas depois, a chuva voltou de vez, e todos tiveram que ir aos pits novamente pelos pneus de chuva, confirmando assim o triunfo de Schumacher.
1. GP da Hungria, 1998
Que Schumacher sobrava na chuva, nós já vimos. Mas e com um carro aquém, sem chuva e com uma estratégia de uma parada a mais era possível brilhar? Sim, era. E aconteceu em Budapeste em 1998. Em uma pista difícil de passar, sua única chance para bater as velozes McLarens era sendo perfeito e ousando na estratégia. Ele fez três paradas frente às duas de Hakkinen e David Coulthard, fez um terceiro stint visceral (no qual chegou a sair da pista) e retornou de seu último pit stop à frente de ambos. O dia ainda melhorou para o alemão quando Hakkinen sofreu com problemas de estabilidade e caiu para sexto, com sua diferença no mundial diminuindo de 16 para sete pontos.
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