Últimas notícias

Symonds prevê aumento de até 25% no som da F1 em 2016

Mudanças no escapamento e no sistema dos turbos permitirão que carros sejam mais ‘barulhentos’

Pat Symonds, Williams Chief Technical Officer in the FIA Press Conference

Pat Symonds, Williams Chief Technical Officer in the FIA Press Conference

XPB Images

Uma das principais reclamações dos fãs da Fórmula 1 desde a volta dos motores turbo foi o som emitido pelos novos propulsores de 1,6 litro e seis cilindros em ‘V’, significativamente diferentes e mais baixos quando comparados aos antecessores – motores V8 aspirados, de 2,4 litros.

A categoria resolveu fazer alterações relacionadas ao tema para esta temporada, o que teoricamente deve ‘aumentar o volume’ dos carros em 2016.

Pat Symonds, diretor técnico da Williams, falou sobre o tema durante o Autosport Show e explicou as modificações aprovadas na última reunião do Conselho Mundial da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

Segundo Symonds, além da válvula de escape adicional que será introduzida, o aumento do som passará também pela válvula de alívio (wastegate, em inglês), que exercerá papel importante no sistema.

"No passado, a válvula de alívio era instalada diretamente no cano de escape principal. Em motores modernos, essa válvula não abre muito, pois há meios mais eficientes de controlar o excesso de energia”, disse.

“Na classificação, ela fica um pouco aberta; na corrida, praticamente fechada. Na nova configuração de escape, o som deve aumentar em 14% com a válvula fechada, com ela aberta, o aumento deve ser de 20% a 25% em relação ao que temos hoje” afirmou.  

Symonds ainda não sabe ao certo como e em que intensidade o som dos caros da F1 em 2016 será, mas ele espera mudanças que tragam um pouco da era turbo que vigorou na categoria entre 1977 e 1988.

“Ainda não ouvimos a nova configuração na pista, mas acredito que teremos alguns dos antigos sons característicos dos motores turbo – os assobios e estouros. Mas vamos aguardar e ver o que a pista nos mostra”, completou.

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Perez encara Haas como ameaça à Force India na F1
Próximo artigo Todt diz que solução para motores da F1 está "muito próxima"

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil