Relato do treino livre

Primeiro treino da F1 em Baku é suspenso por problema com bueiro

George Russell passou com sua Williams por cima de um bueiro solto e danificou o assoalho do FW42 no Azerbaijão

The damaged car of George Russell, Williams Racing FW42

The damaged car of George Russell, Williams Racing FW42

motosport.com

Um fato inusitado fez com que o primeiro treino livre para o GP do Azerbaijão fosse suspenso nesta sexta-feira, em Baku: um bueiro solto causou a interrupção da sessão prática da quarta prova da temporada 2019 da Fórmula 1 após aproximadamente 15 minutos. Isso porque George Russell danificou o assoalho de sua Williams ao passar sobre o bueiro, localizado entre as curvas 2 e 3, com o FW42.

 

"Eu acertei o bueiro e tive um grande dano no corpo do carro", explicou Russell à Sky Sports. "Eu estava apenas seguindo em frente na minha linha normal". Já Claire Williams descreveu a situação como "inaceitável": "Não é o que você esperaria de um circuito de Fórmula 1, as tampas de drenagem devem ser soldadas. Vamos discutir com a direção de prova".

Leia também:


Os danos no monoposto da tradicional equipe inglesa fizeram com que o novato tivesse que parar na pista, levando à interrupção temporária do TL1. Quando o carro era retirado, a haste do guincho bateu numa passarela do circuito de rua, estragando a parte hidráulica do veículo de resgate. O FW42 de Russell teve que ser içado por um outro guincho, numa cena inusitada para a Fórmula 1, marcada por seu profissionalismo.

 

Em imagens recuperadas, foi identificado que Charles Leclerc passou sobre o mesmo trecho da pista com a roda dianteira esquerda de sua Ferrari, fazendo com que o bueiro saísse do chão por alguns instantes. Logo em seguida, em traçado um pouco diferente do monegasco, Russell acabou levando a pior, danificando boa parte do assoalho de sua Williams. Após uma interrupção temporária num primeiro momento, a sessão foi dada como suspensa para que o circuito, que tem cerca de 300 tampas de bueiro, fosse revisado.

 

Todas as equipes, exceto Mercedes, completaram pelo menos uma volta de instalação nos primeiros 10 minutos do TL1, enquanto os dois pilotos da Ferrari foram os únicos a marcar voltas cronometradas. Charles Leclerc registrou o tempo mais rápido no pneu médio, com 1min47s597, dois segundos mais rápido que o companheiro de equipe Sebastian Vettel.

Man hole cover

Man hole cover

Photo by: Simon Galloway / Sutton Images

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Coluna do Esteban Gutiérrez: O trabalho que resultou em três dobradinhas da Mercedes
Próximo artigo Russell perderá segundo treino em Baku após acidente com bueiro

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil