Conteúdo especial

Leclerc/Verstappen 'salvam' F1 e audiência bomba ao redor do mundo

Sensações da temporada 2019 da Fórmula 1, jovens pilotos de Red Bull e Ferrari animam os fãs da categoria máxima

Charles Leclerc, Ferrari and Race winner Max Verstappen, Red Bull Racing on the podium

Foto de: motosport.com

Depois de um começo de temporada monótono, a emoção voltou a reinar na Fórmula 1. Grande parte do 'ressurgimento' da categoria máxima do automobilismo mundial se deve a dois jovens pilotos: Max Verstappen, da Red Bull, e Charles Leclerc, da Ferrari. E isso fica claro no nível da audiência mundial da F1, com números recorde nos principais países do calendário. Confira os dados apurados pelo Motorsport.com.

Leia também:

França

Charles Leclerc, Didier Drogba e Jean Todt, presidente da FIA
Charles Leclerc, Ferrari
Charles Leclerc, Ferrari
Charles Leclerc, Ferrari
Charles Leclerc, Ferrari
5

O caso do país, que adotou o monegasco do time de Maranello como novo ídolo, é bem representativo. Uma média de 1,17 milhão de espectadores franceses assistiram à vitória de Leclerc no GP da Itália pelo CANAL+, de TV fechada. No final da corrida 'de casa' da escuderia vermelha, houve um pico de 1,33 milhão. Foi a segunda maior audiência de uma prova da F1 na emissora francesa, perdendo apenas para o GP da Itália de 2017, que teve média de 1,2 milhão.

Alemanha

Sebastian Vettel, Ferrari
Sebastian Vettel, Ferrari
Sebastian Vettel, Ferrari
Sebastian Vettel, Ferrari
Sebastian Vettel, Ferrari
5

Para os fãs germânicos, a má fase de Sebastian Vettel na Ferrari tem sido um pouco frustrante. Ainda mais contrastada com o sucesso de seu novo companheiro. Entretanto, no GP da Áustria, país que fala alemão, a audiência também foi impressionante na RTL. Uma média de 4,36 milhões de espectadores assistiram ao show de Verstappen. Aumento grande frente aos 3,91 milhões da temporada passada. O mesmo ocorreu no GP da Itália: 5,26 milhões contra 5,02 milhões de 2018.

Áustria

Max Verstappen, Red Bull Racing, Charles Leclerc, Ferrari SF90
Max Verstappen, Red Bull Racing
Mark Webber, Helmut Marko e Patrick Dempsey
Masashi Yamamoto, Honda Motorsport, e Toyoharu Tanabe, Honda
Max Verstappen, Red Bull Racing RB15, Valtteri Bottas, Mercedes AMG W10
5

Na casa da Red Bull, os números também são impactantes. Tomado pelos fãs holandeses de Verstappen, o Red Bull Ring sediou etapa vista por mais de 672 mil espectadores na ORF, frente aos 580 mil do ano passado. Além disso, 47% das TVs austríacas estavam sintonizadas na prova, quase metade da audiência nacional. Já os GPs de Grã-Bretanha e Itália tiveram percentual de 37% e 39%, com médias de 573 mil e 652 mil respectivamente, contra 542 mil e 648 mil em 2018.

Brasil

Pódio do GP da Itália
Festa do pódio
Pilotos da Mercedes cumprimentam Leclerc
Festa do pódio em Monza
Público vai ao delírio
5

No nosso País, as últimas etapas também têm sido animadoras para o público. Tanto que a TV Globo registrou recordes desde a Alemanha, quando a etapa teve a melhor média para o horário. Já o GP da Bélgica teve os melhores índices desde a prova de 2011. Na última corrida, na Itália, nova marca impressionante. Tanto no Rio de Janeiro quanto em São Paulo, a média de audiência superou os últimos quatro fins de semana na faixa do horário, com participação na casa de 30%.

Estados Unidos

Haas F1 Team VF-19
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-19, Kevin Magnussen, Haas F1 Team VF-19
Romain Grosjean, Haas F1
Kevin Magnussen, Haas F1
Kevin Magnussen, Haas F1
5

Na terra da Liberty Media, grupo que detém os direitos da F1, a medição da audiência foi feita com dados de toda a temporada. E os números são significativos: comparativamente ao campeonato do ano passado, primeiro em que a ESPN foi a detentora dos direitos de transmissão, o crescimento percentual de espectadores foi de 20%. Mesmo com a má fase da Haas e sem ter nenhum piloto norte-americano na categoria máxima.

Reino Unido

Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1
Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1 W10
5

Até mesmo na casa de Lewis Hamilton, o crescimento dos rivais foi sentido. Quando há adversários, o impacto é maior. "No Reino Unido, os dados de audiência são misteriosos, mas BBC e Sky vêm celebrando os números recentes. Houve crescimento [mas os dados ainda não foram divulgados]. Lewis é incontestável, mas os ingleses admiram bons pilotos. Por isso, Verstappen e Leclerc são celebrados também", disse Jonathan Noble, editor do Motorsport.com na inglaterra.

Holanda

Max Verstappen, Red Bull Racing
Max Verstappen, Red Bull Racing RB15
Max Verstappen, Red Bull Racing
Max Verstappen, Red Bull Racing
Max Verstappen, Red Bull Racing
5

Os dados de audiência ainda não foram divulgados, mas Verstappen fez a F1 ofuscar o futebol. É o que explica Erwin Jaeggi, editor do Motorsport.com na Holanda: "Max tem muitos fãs aqui. Há pessoas que o amam, não importa o que aconteça. Usam camisas da Red Bull todos os dias e até fazem tatuagens do Max em seus corpos. Com ele, a F1 também se tornou um esporte para o público em geral e atualmente todos são 'especialistas'".

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Briatore diz que críticas da Red Bull a Alonso são "inaceitáveis"
Próximo artigo Haas anuncia dupla de equipe sem mudanças para 2020

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil