Volante ‘adaptado’ de Kubica demora meia temporada para chegar
Com a maioria dos comandos do lado esquerdo, peça estava prevista para chegar a piloto polonês no início da temporada, mas só esteve disponível após férias de verão
Robert Kubica, Williams FW42, in the garage
Glenn Dunbar / Motorsport Images
A Williams acredita que a chegada atrasada de um novo volante para Robert Kubica tenha atrapalhado a vida do polonês, estando disponível apenas após as férias de verão da F1.
Desde o início do ano, Kubica pressionava para que mais controles do volante fossem deslocados do lado esquerdo, porque sua mão direita não tem tanta flexibilidade para usar botões.
Mas em meio às dificuldades da equipe em ter desempenho, seu foco tem sido tentar melhorar o chassi e a aerodinâmica, em vez de resolver esse tipo de problema.
Leia também:
Falando sobre a mudança, Kubica disse: “Isso ajuda. Era para ser o volante que eu deveria ter começado o ano, mas veio um pouco depois do início do ano.”
"A diferença é que dois botões, invés de estarem do lado direito, estão no lado esquerdo, e há um acionador adicional no lado esquerdo."
O engenheiro sênior de corridas da Williams, Dave Robson, disse que a equipe sempre planejou trazer um novo volante para Kubica, mas teve que equilibrar as prioridades no início do ano, o que atrasou sua introdução.
"É uma daquelas coisas que fica muito difícil de justificar nas atualizações, de algo que serve apenas um piloto", disse ele ao Motorsport.com.
"Esse é o nível de coisas que tivemos que enfrentar. Se nos deparamos com um novo volante ou uma nova asa dianteira, como definirmos isso? E isso não é fácil. Claramente, não ajudou Robert, mas é apenas um dos negócios que tivemos que fazer, infelizmente."
Robson disse que a mudança para o novo volante não geraria um tempo de volta tão mais rápido, mas houve um benefício em ajudar a aliviar algumas das dificuldades que Kubica teve com o layout antigo.
“Isso facilita um pouco o acesso a todas as funções. Você vê particularmente que George [Russell] era mais ágil em algumas mudanças, o que o ajuda. E esse novo volante também é mais acessível e fácil para Robert.”
"Acho que o efeito do tempo de volta é a cereja no topo do bolo, que acho que em termos de tempo de volta final é pequeno, mas acho que é mais frustrante para ele do que a perda real do tempo de volta."
Das glórias ao fundo do poço
Neste ano, a Williams somou apenas um ponto e faz sua pior temporada da história. Em quase quatro décadas, o time de Frank Williams teve grandes momentos, diferentemente do atual estágio. Confira a história da escuderia britânica na galeria especial abaixo:
Patrick Nève, 1977
Foto de: Sutton Motorsport Images
Alan Jones, Williams Ford-Cosworth FW06, 1978
Foto de: Sutton Motorsport Images
Clay Regazzoni, Williams Ford-Cosworth FW07, 1979
Foto de: Sutton Motorsport Images
Carlos Reutemann, Williams Ford-Cosworth FW07B, 1980
Foto de: Sutton Motorsport Images
Carlos Reutemann, Williams Ford-Cosworth FW07C, 1981
Foto de: Sutton Motorsport Images
Keke Rosberg, Williams Ford-Cosworth FW08, 1982
Foto de: Sutton Motorsport Images
Keke Rosberg, Williams Ford-Cosworth FW08C, 1983
Foto de: Sutton Motorsport Images
Keke Rosberg, Williams-Honda FW09, 1984
Foto de: Sutton Motorsport Images
Keke Rosberg, Williams-Honda FW10, 1985
Foto de: Sutton Motorsport Images
Nelson Piquet, Williams-Honda FW11, 1986
Foto de: Sutton Motorsport Images
Nelson Piquet, Williams-Honda FW11B, 1987
Foto de: Sutton Motorsport Images
Nigel Mansell, Williams-Judd FW12, 1988
Foto de: Sutton Motorsport Images
Thierry Boutsen, Williams-Renault FW13, 1989
Foto de: Sutton Motorsport Images
Thierry Boutsen, Williams-Renault FW13B, 1990
Foto de: Sutton Motorsport Images
Nigel Mansell, Williams-Renault FW14, 1991
Foto de: Sutton Motorsport Images
Nigel Mansell, Williams-Renault FW14B, 1992
Foto de: Sutton Motorsport Images
Alain Prost, Williams-Renault FW15C, 1993
Foto de: Sutton Motorsport Images
Ayrton Senna, Williams-Renault FW16, 1994
Foto de: Sutton Motorsport Images
Damon Hill, Williams-Renault FW17, 1995
Foto de: Sutton Motorsport Images
Damon Hill, Williams-Renault FW18, 1996
Foto de: Sutton Motorsport Images
Jacques Villeneuve, Williams-Renault FW19, 1997
Foto de: LAT Images
Heinz-Harald Frentzen, Williams-Mecachrome FW20, 1998
Foto de: LAT Images
Ralf Schumacher, Williams-Supertec FW21, 1999
Foto de: LAT Images
Jenson Button, Williams-BMW FW22, 2000
Foto de: Sutton Motorsport Images
Ralf Schumacher, Williams-BMW FW23, 2001
Foto de: BMW AG
Juan Pablo Montoya, Williams-BMW FW24, 2002
Foto de: BMW AG
Ralf Schumacher, Williams-BMW FW25, 2003
Foto de: Sutton Motorsport Images
Juan Pablo Montoya, Williams-BMW FW26, 2004
Foto de: BMW AG
Mark Webber, Williams-BMW FW27, 2005
Foto de: Sutton Motorsport Images
Nico Rosberg, Williams-Cosworth FW28, 2006
Foto de: Alessio Morgese
Nico Rosberg, Williams-Toyota FW29, 2007
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Kazuki Nakajima, Williams-Toyota FW30, 2008
Foto de: Sutton Motorsport Images
Nico Rosberg, Williams-Toyota FW31, 2009
Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
Nico Hulkenberg, Williams-Cosworth FW32, 2010
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
Rubens Barrichello, Williams-Cosworth FW33, 2011
Foto de: XPB Images
Pastor Maldonado, Williams-Renault FW34, 2012
Foto de: Sutton Motorsport Images
Pastor Maldonado, Williams-Renault FW35, 2013
Foto de: Sutton Motorsport Images
Valtteri Bottas, Williams-Mercedes FW36, 2014
Foto de: Sutton Motorsport Images
Valtteri Bottas, Williams-Mercedes FW37, 2015
Foto de: Sutton Motorsport Images
Valtteri Bottas, Williams-Mercedes FW38, 2016
Foto de: Sutton Motorsport Images
Lance Stroll, Williams-Mercedes FW40, 2017
Foto de: Sutton Motorsport Images
Lance Stroll, Williams-Mercedes FW41, 2018
Foto de: Williams
George Russell, Williams-Mercedes FW42, 2019
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
F1 - Leclerc: Ferrari tem "a melhor chance" de vencer a Red Bull em 2024
F1: Vowles defende o fato de Albon ter assumido o carro de Sargeant
F1: Marko critica Tsunoda e Ricciardo por serem "muito lentos" nas corridas
Últimas notícias
Lola e Yamaha se unem em projeto para Fórmula E em 2025
Fórmula 1, música e sorvete: Leclerc investe em nova atividade extra-pista
Vettel ainda não tem certeza sobre possível retorno às corridas; confira
F1: Calmaria na Red Bull? Jornais apontam momento sólido de Horner na equipe austríaca
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments