Williams adota novo design de asa dianteira

A Williams adotou um novo design de asa dianteira para o GP da Alemanha como parte de um pacote de atualização que espera tornar seu carro mais previsível

Williams FW41 detail front wing

Foto de: Giorgio Piola

Apenas quinze dias depois de um desastroso GP da Inglaterra, onde ambos seus carros tiveram que largar do pitlane após uma queda de assoalho que destruiu a classificação, a equipe espera conseguir um avanço com seu novo conceito de asa dianteira.

Em vez de a asa trazer mais força descendente, a ideia por trás da mudança de conceito é que ela tornará o carro mais equilibrado - de modo que os pilotos Sergey Sirotkin e Lance Stroll se sintam mais confiantes nele.

Falando sobre as mudanças na asa, Sirotkin disse: "Isso não nos dá mais tempo de volta no papel. Mas o que realmente esperamos no final do dia é nos dar uma plataforma estável.”

"Como consequência, isso dará aos pilotos mais confiança, mas tudo começa com a estabilização do fluxo de ar para qualquer outra situação externa."

Sirotkin acreditava que o potencial para um avanço na Williams significava que o fim de semana de Hockenheim era crucial para a temporada do time.

"É muito importante, porque estamos trabalhando nessas peças há um bom tempo", disse.

"Realmente esperamos que isso [seja mais previsível] e, caso contrário, significará que temos um problema de correlação mais profundo que levará mais tempo para ser resolvido - e que obviamente é mais doloroso para a equipe."

Mudanças chave na asa

By Matt Somerfield and Giorgio Piola

Williams FW41 detail front wing
Williams FW41 detail front wing

Photo by: Giorgio Piola

A nova asa da Williams vê várias facetas de design alteradas para mudar o comportamento do fluxo de ar através dela e sobre o resto do carro.

A esperança é que isso resulte em um melhor equilíbrio e desempenho - o que deve melhorar o tempo de volta.

Como pode ser visto na fotografia exclusiva de Giorgio Piola, a borda de ataque principal foi significativamente alterada (destacada em verde), pois a superfície é virada para cima, a fim de incentivar mais fluxo de ar para viajar sob a asa.

Esse ajuste também mudará a sensibilidade do tom da asa, que é sua relação com o solo à medida que o carro freia e acelera. Isso deve ajudar a torná-lo mais previsível que a versão mais antiga.

Aliado a essa alteração está o ponto de conexão com a seção central neutra da asa (seta azul). Isso também tem um impacto na geração e vorticidade do vórtice Y250 que se forma aqui.

A forma e as características do primeiro retalho acima também foram reformuladas para se coordenarem com as alterações mencionadas anteriormente.

A cascata em forma de R (seta vermelha) agora apresenta uma borda superior com rolagem, a fim de moldar o vórtice que é inevitavelmente derramado a partir de sua borda de fuga.

A geometria da aba externa também mudou, com um arco mais pronunciado aparecendo para controlar como o fluxo de ar é distribuído à frente do pneu dianteiro, melhorando o efeito de lavagem.

Reportagem adicional de Erwin Jaeggi

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