F3: Collet se diz "animado" e "ansioso" para abertura da temporada na Espanha

Brasileiro fará estreia em nova categoria, em etapa que acompanhará a Fórmula 1

Caio Collet

Foto de: Dutch Photo Agency

Neste final de semana Caio Collet dará mais um importante passo em sua carreira e estreia na FIA F3. O piloto de 19 anos, que integra a Alpine Academy, estará entre os 30 competidores do grid.

A primeira etapa da temporada, em rodada tripla, acontecerá no circuito de Barcelona. Os jovens pilotos farão a preliminar do GP da Espanha de Fórmula 1. As atividades no traçado de 4,655 km terão início na sexta-feira (7), com treino livre e a definição do grid para a corrida 3 (que acontecerá no domingo, às 7h05 de Brasília).

Leia também:

No sábado, as corridas 1 e 2 terão seus grids definidos da seguinte forma: na primeira valerá o resultado do classificatório com os 12 primeiros invertidos. Na segunda, o resultado da corrida 1, invertendo novamente os 12 primeiros. As provas de sábado terão suas largadas às 5h05 e 8h35 (de Brasília). As três provas terão a duração de 40 minutos cada.

Collet fará sua estreia pela equipe holandesa MP Motorsport, que dominou os dois testes da pré-temporada. O brasileiro foi o melhor nos treinos na Áustria e seu companheiro, o francês Victor Martins, liderou as sessões em Barcelona.

Nos testes na Espanha, Collet foi o oitavo no primeiro dia e terminou em 12º no segundo. Somando as voltas completadas na Áustria e Espanha, foram quase 400 voltas e muito aprendizado e coleta de dados.

“Estou bem animado para a primeira corrida, até um pouco ansioso para iniciarmos logo o campeonato”, declarou. “Acho que mostramos uma boa competitividade, tanto eu quanto a equipe, então acredito que estamos bem-preparados. Lógico, que corrida é diferente de teste, mas vamos trabalhar muito para termos um fim de semana positivo”, continuou o brasileiro, que terá de se acostumar a um novo formato de disputa, que exigirá ainda mais estratégia dos pilotos e equipes.

“Teremos só um treino livre e vamos direto para a classificação. Depois são três corridas, duas com grids invertidos. É um formato totalmente novo para mim. Então, também preciso estar bem-preparado mentalmente, para lidar com todas essas situações novas”, lembrou.

Apesar de já ter feito algumas provas junto com a Fórmula 1 no passado (em 2020, inclusive, venceu na preliminar em Ímola pela Fórmula Renault Eurocup), Collet também vê com entusiasmo o fato de dividir a pista com a principal categoria do automobilismo em todos os finais de semana.

“Já tive algumas experiências, correndo junto com a Fórmula 1 e, sem dúvida, é muito especial”, ressaltou. “Agora também teremos a transmissão das corridas no Brasil e vai ser muito legal ter a torcida de todos”, finalizou Collet, que iniciou sua carreira no kart aos sete anos e colecionou diversos títulos e conquistas na modalidade.

Nos monopostos, o piloto foi campeão da Fórmula 4 Francesa em 2018, campeão da Fórmula Renault Eurocup entre os rookies em 2019 e vice-campeão geral da categoria no ano passado.

Christian Fittipaldi REVELA detalhes DESCONHECIDOS do dia da MORTE de SENNA

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Oscar das pistas: histórias da F1 que rendem filme

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Enzo Fittipaldi disputará temporada completa da F3 com equipe Charouz
Próximo artigo Caio Collet inicia importante capítulo em sua carreira e disputa 1ª etapa da FIA F3 em Barcelona

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil