Relato da corrida

F3: Smolyar vence corrida 1 em Barcelona e Collet é 3º; Fittipaldi garante pole da segunda prova

Grid da primeira corrida deste sábado foi formado com a inversão dos doze primeiros colocados da classificação da sexta

Alexander Smolyar, ART Grand Prix

Alexander Smolyar, ART Grand Prix

Mark Sutton / Motorsport Images

Neste sábado, o grid da Fórmula 3 foi à pista de Barcelona para a primeira corrida da temporada 2021. E em uma prova conturbada com a entrada do safety car nas voltas finais, a vitória ficou com Aleksandr Smolyar, da ART Grand Prix, enquanto Caio Collet subiu ao pódio, com a terceira posição em sua estreia na categoria e Enzo Fittipaldi garantiu a pole da prova 2 deste sábado.

O russo, que largou em segundo, assumiu a liderança de Jonny Edgar, da Carlin, na quarta volta de 22 no circuito espanhol, garantindo a ponta ao usar o DRS na curva um após uma batalha dura nos primeiros minutos.

Leia também:

Esse foi seu primeiro pódio, garantindo a vitória e 15 pontos, com mais dois extras pela volta mais rápida.

Clément Novalak, da Trident, foi o segundo, garantindo 12 pontos, enquanto Collet, da MP Motorsport, garantiu dez com o terceiro lugar. Completando o top 5, o companheiro de Fittipaldi na Charouz, Logan Sargeant e o pole Edgar.

Smolyar havia conseguido se livrar do ataque dos rivais na oitava volta, com mais de 1s5 de vantagem para Edgar em segundo, aumentando esta diferença para mais de 2s na 12º volta.

O safety car foi acionado na volta 19 após Oliver Rasmussen, da HWA Racelab ir parar na brita. O resgate do carro foi dificultado pelo fato do trator ter ficado atolado na brita.

 

Rasmussen não foi o único a protagonizar um incidente na corrida, com a Carlin de Ido Cohen parando de funcionar durante a volta de apresentação, levando a uma largada abortada.

Apesar de uma boa largada e primeiras voltas, Edgar já havia caído para quarto na 16ª volta por conta do desgaste de seus pneus, sendo ultrapassado por Sargeant já no giro seguinte.

Já as Premas conseguiram subir pelo pelotão, mas não conseguiram ir além de um sexto para Olli Caldwell, e um oitavo para Dennis Hauger, o mais rápido na classificação da sexta, garantindo a pole do domingo.

Já Arthur Leclerc foi forçado a parar na volta 14 após um furo no traseiro esquerdo, caindo para a penúltima posição, antes de terminar em 28º.

Jack Doohan, que foi o segundo na classificação da sexta e largou em 11º hoje, também perdeu diversas posições, com o piloto da Trident terminando apenas em 17º.

Assim como nesta corrida, a segunda prova deste sábado forma seu grid de largada com a inversão dos 12 primeiros colocados. Com isso, a pole position ficou com o brasileiro Enzo Fittipaldi, da Charouz.

Ele terá ao seu lado David Schumacher, da Trident, enquanto a segunda fila será formada por Matteo Nannini, da HWA Racelab e Victor Martins, da MP Motorsport.

A segunda corrida da F3 deste sábado está marcada para 11h45, com transmissão pelo Bandsports.

Cla   # Piloto Equipe Voltas Tempo Diferença Abandono Pontos Bônus
1   8 Russian Federation Alexander Smolyar France ART Grand Prix 21 -     15 2
2   5 United Kingdom Clement Novalak Italy Trident 21 1.500 1.500   12  
3   18 Caio Collet Netherlands MP Motorsport 21 1.900 1.900   10  
4   29 United States Logan Sargeant Czech Republic Charouz Racing System 21 2.100 2.100   8  
5   25 United Kingdom Jonny Edgar United Kingdom Carlin 21 2.400 2.400   6  
6   3 United Kingdom Olli Caldwell Italy Prema Powerteam 21 2.800 2.800   4  
7   7 Denmark Frederik Vesti France ART Grand Prix 21 3.400 3.400   2  
8   1 Norway Dennis Hauger Italy Prema Powerteam 21 3.800 3.800   1  
9   17 France Victor Martins Netherlands MP Motorsport 21 4.100 4.100      
10   14 Italy Matteo Nannini Germany HWA AG 21 4.500 4.500      
11   6 Germany David Schumacher Italy Trident 21 4.900 4.900      
12   30 Brazil Enzo Fittipaldi Czech Republic Charouz Racing System 21 5.300 5.300      
13   10 Jak Crawford United Kingdom HitechGP 21 5.700 5.700      
14   11 Ayumu Iwasa United Kingdom HitechGP 21 6.200 6.200      
15   9 United States Juan Correa France ART Grand Prix 21 7.200 7.200      
16   12 Roman Staněk United Kingdom HitechGP 21 7.700 7.700      
17   4 Australia Jack Doohan Italy Trident 21 10.000 10.000      
18   26 Australia Calan Williams Switzerland Jenzer Motorsport 21 10.300 10.300      
19   16 Rafael Villagómez Germany HWA AG 21 11.200 11.200      
20   31 Reshad de Czech Republic Charouz Racing System 21 11.800 11.800      
21   19 Tijmen van Netherlands MP Motorsport 21 13.400 13.400      
22   24 Kaylen Frederick United Kingdom Carlin 21 13.900 13.900      
23   21 Lorenzo Colombo Spain Campos Racing 21 14.100 14.100      
24   27 Pierre-Louis Chovet Switzerland Jenzer Motorsport 21 18.000 18.000      
25   28 Filip Ugran Switzerland Jenzer Motorsport 21 18.300 18.300      
26   22 Amaury Cordeel Spain Campos Racing 21 20.500 20.500      
27   20 László Tóth Spain Campos Racing 21 21.000 21.000      
28   2 Arthur Leclerc Italy Prema Powerteam 21 21.400 21.400      
29   23 Ido Cohen United Kingdom Carlin 21 38.000 38.000      
30   15 Oliver Rasmussen Germany HWA AG 17 4 laps        

F1 AO VIVO: Veja os DESTAQUES dos treinos livres para o GP da Espanha, em Barcelona | SEXTA-LIVRE

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST #103: TELEMETRIA - Tudo sobre o GP da Espanha com Rico Penteado

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F3: Hauger é o mais rápido na classificação e faz pole do domingo; Collet larga em 3º no sábado
Próximo artigo F3: Caldwell vence prova caótica em Barcelona com incidentes entre os líderes; Collet é 5º

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil