Fórmula Regional Europeia: Gabriel Bortoleto quer “provar talento” em nova categoria

Em rodada conjunta com a F1, piloto competirá na equipe de Fernando Alonso

Gabriel Bortoleto

Gabriel Bortoleto

Divulgacao

Neste fim de semana, entre os dias 16 e 18 de abril, o autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, recebe a rodada de abertura da Fórmula Regional Europeia by Alpine. A competição, chancelada pela FIA, reúne as equipes da antiga Fórmula Renault e da F3 Europeia se tornando assim um supercampeonato de preparação para quem sonha em chegar à F1.

Leia também:

Um dos brasileiros nessa trajetória que acumula grande vivência na Europa é o paulista Gabriel Bortoleto. Com apenas 16 anos de idade, o garoto faz parte do programa de desenvolvimento de pilotos da brasileira KTF Sports e vive na Europa desde os 11 anos.

Em 2020 Bortoleto disputou a Fórmula 4 Italiana em seu ano de estreia nos monopostos. Diante de um grid de quase 40 carros, ele concluiu o campeonato em quinto lugar, tendo acumulado uma vitória, uma pole position e outras quatro presenças no pódio.

Gabriel encara o ano com suporte técnico da equipe FA Racing. O time que conta com expressivos resultados é comandado por ninguém menos que Fernando Alonso. Junto à Bortoleto a FA Racing terá em seu box ainda os pilotos Alexandre Bardinon (FRA) e Andrea Rosso (ITA).

Os carros da categoria são montados com chassi Tatuus e motores da divisão de competições da Renault – a Alpine. O campeonato terá a duração de 10 etapas com início neste fim de semana e seguirá até a final entre 29 e 31 de outubro.

“Estou muito animado para começar a minha segunda temporada de fórmula”, disse Bortoleto. “No ano passado consegui aprender muito competindo em uma equipe grande, num campeonato extremamente competitivo. Fui procurado pela FA Racing que me convidou para fazer parte da equipe e tentarmos buscar os melhores resultados numa categoria acima do que disputei no ano passado.”

“O carro é bem mais veloz, com mais downforce e que nos proporciona uma quantidade muito grande de acertos. É uma oportunidade maravilhosa e emocionante fazer parte de uma equipe comandada por Fernando Alonso. Correrei contra os jovens pilotos mais talentosos da minha geração, exatamente o lugar para eu provar meu talento.”

“Acredito que teremos uma temporada de crescimento e, tudo encaixando bem, poderemos num futuro próximo estar na luta direta por pódios e até mesmo vitórias”, comentou o brasileiro de 16 anos.

F1 2021: RIVALIDADES de Hamilton, 'MEDO' de Bottas e tudo sobre a F1 em Ímola | DIRETO DO PADDOCK

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: TELEMETRIA: a verdade sobre motor Honda e tudo sobre o GP da F1 em Ímola

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Dudu Barrichello completa mais dois dias de testes em Paul Ricard
Próximo artigo Fórmula Regional: Dudu Barrichello estreia na Europa no fim de semana

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil