Buemi vence quinta em seis; Di Grassi sai de Paris zerado
Piloto da e.dams dispara na ponta e não é incomodado por ninguém em dia péssimo para os brasileiros
Sebastien Buemi aumentou sua vantagem no campeonato após uma prova soberana no ePrix de Paris neste sábado (20). Depois de anotar a pole position mais cedo, o piloto da e.dams só foi incomodado na largada, quando Jean-Eric Vergne tentou lhe roubar o primeiro lugar.
No entanto, o atual campeão se defendeu bem e partiu para um passeio nas ruas da capital francesa. Apesar de um Full Course Yellow e de duas entradas do Safety Car, o piloto garantiu a 11ª vitória na F-E.
O dia foi difícil para Lucas di Grassi, que viu sua desvantagem para Buemi no campeonato aumentar de 18 pontos para 43. O piloto da Audi Abt ocupava a 15ª posição no início da prova quando foi acertado por Antonio Felix da Costa. Isso trouxe o FCY à pista.
Di Grassi e a maioria dos pilotos foram aos boxes trocar de carro, porém o brasileiro e Adam Carroll acabaram saindo antes do minuto regulamentar e foram punidos com drive-through. O brasileiro era sétimo quando foi obrigado a entrar nos pits. Após a entrada no Safety Car pelo acidente de Vergne, que era segundo, Di Grassi foi para a pista sem tráfego, usou o Fan Boost e tentou garantir o ponto da volta mais rápida da prova. No entanto, nas últimas voltas ele foi superado por Sam Bird.
Di Grassi bateu a três voltas do fim enquanto tentava a melhor volta e trouxe o segundo SC à corrida até a quadriculada.
Estiveram ao lado de Buemi no pódio após o acidente de Vergne, José Maria Lopez e Nick Heidfeld.
Nelsinho Piquet fez prova opaca e terminou em sétimo.
A corrida
Na largada, Buemi manteve a ponta apesar da pressão de Vergne antes da primeira curva. Os brasileiros largaram mal, com Nelsinho em 13º e Di Grassi em 15º. Na primeira volta o top-5 era Buemi, Vergne, Lopez, Heidfeld e Gutierrez.
Antes da volta dez, o suíço da e.dams abria mais de dois segundos para o piloto da casa Vergne.
Os brasileiros sofreram voltas depois, com Di Grassi sendo ultrapassado por Félix da Costa e Nelsinho caindo para 16º após um erro.
Di Grassi tentou devolver a ultrapassagem no português voltas depois e foi acertado pelo piloto da Andretti. O acidente trouxe o Full Course Yellow pouco após o primeiro terço da prova. Apesar de rodar, o brasileiro ganhou posições. Ele foi para os boxes e voltou no nono posto após fazer a parada em menos de um minuto – algo que fere o regulamento.
Após o fim do FCY, o piloto passou por Prost e foi para oitavo. O top-5 era Buemi, Vergne, Lopez, Heidfeld e Rosenqvist.
Porém, Di Grassi foi punido pela infração. Ele já era o sétimo e voltou à pista em 16º.
Vergne acabou batendo em segundo lugar e trouxe o Safety Car à pista. Após isso, Buemi continuou na diferente, com Lopez, Heidfeld, Rosenqvist e Frijns no top-5. Nelsinho assumiu o sétimo lugar no fim da prova.
Di Grassi tentava a volta mais rápida quando bateu e trouxe o Sc à pista até a bandeirada. Foi a 11ª vitória de Buemi.
Confira o resultado
| Pos. | # | Piloto | Equipe | Dif. | Pts. |
|---|---|---|---|---|---|
| 1 | 9 | Sébastien Buemi |
DAMS |
29 | |
| 2 | 37 | Jose Maria Lopez |
Virgin Racing |
0.707 | 18 |
| 3 | 23 | Nick Heidfeld |
Mahindra Racing |
2.043 | 15 |
| 4 | 19 | Felix Rosenqvist |
Mahindra Racing |
2.621 | 12 |
| 5 | 27 | Robin Frijns |
Andretti Autosport |
2.999 | 10 |
| 6 | 8 | Nicolas Prost |
DAMS |
3.521 | 8 |
| *11 | 33 | Esteban Gutierrez |
Techeetah |
31.197 | |
| 7 | 3 | Nelson Piquet Jr. |
NEXTEV TCR Formula E Team |
32.420 | 6 |
| 8 | 5 | Tom Dillmann |
Venturi |
32.929 | 4 |
| 9 | 20 | Mitch Evans |
Jaguar Racing |
33.369 | 2 |
| 10 | 4 | Stéphane Sarrazin |
Venturi |
34.051 | 1 |
| 12 | 88 | Oliver Turvey |
NEXTEV TCR Formula E Team |
35.082 | |
| 13 | 66 | Daniel Abt |
Team Abt |
1 volta | |
| 14 | 6 | Mike Conway |
Dragon Racing |
1 volta | |
| 15 | 47 | Adam Carroll |
Jaguar Racing |
1 volta | |
| 16 | 2 | Sam Bird |
Virgin Racing |
2 voltas | |
| 11 | Lucas di Grassi |
Team Abt |
11 voltas | ||
| 7 | Jérôme d'Ambrosio |
Dragon Racing |
14 voltas | ||
| 25 | Jean-Eric Vergne |
Techeetah |
16 voltas | ||
| 28 | Antonio Felix da Costa |
Andretti Autosport |
31 voltas |
*punido
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.