O futuro da Fórmula E na América do Sul deve mudar. O Motorsport.com apurou que o Chile não deverá figurar no calendário 2020-2021 da categoria de carros elétricos, mas o campeonato deseja manter uma presença na América do Sul, com o Rio de Janeiro – em um evento que Nelsinho Piquet está focado na organização – sendo o principal candidato para uma nova corrida no continente.
A América do Sul é um território essencial para a Fórmula E, devido ao seu grande mercado automotivo, sua herança do esporte a motor e às oportunidades que se oferece para promover os benefícios da mobilidade elétrica nas cidades congestionadas.
Segundo fontes, o ePrix de Santiago de 2020 será a corrida final que a F-E realizará como parte de seu atual contrato com a cidade, que está no calendário desde 2017. As eleições - dominadas por protestos pelo aumento do preço do metrô - devem ocorrer após anúncio do novo calendário.
GALERIA: Veja os carros e pilotos da temporada da Fórmula E
Audi - Lucas Di Grassi
Foto de: Alastair Staley / Motorsport Images
Audi - Daniel Abt
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Lucas Di Grassi, Audi Sport ABT Schaeffler, Audi e-tron FE06
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Porsche - Neel Jani
Foto de: Porsche
Porsche - Andre Lotterer
Foto de: motosport.com
Neel Jani, Tag Heuer Porsche, Porsche 99x Electric
Foto de: Dan Bathie / Motorsport Images
Techeetah - Jean-Eric Vergne
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Techeetah - Antonio Felix da Costa
Foto de: Techeetah
Antonio Felix da Costa, DS Techeetah, DS E-Tense FE20
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Virgin - Robin Frijns
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Virgin - Sam Bird
Foto de: Dan Bathie / Motorsport Images
Robin Frijns, Envision Virgin Racing, Audi e-tron FE06
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Venturi - Felipe Massa
Foto de: Malcolm Griffiths / Motorsport Images
Venturi - Edoardo Mortara
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Venturi Racing
Foto de: FIA Formula E
Nissan - Sébastien Buemi
Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images
Nissan - Oliver Rowland
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Nissan e.Dams, Nissan IMO2
Foto de: Nissan Motorsports
Mahindra - Jerome d'Ambrosio
Foto de: XPB Images
Mahindra - Pascal Wehrlein
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
Pascal Wehrlein, Mahindra Racing, M6Electro
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Mercedes - Nyck de Vries
Foto de: Mercedes-Benz
Mercedes - Stoffel Vandoorne
Foto de: Mercedes-Benz
Stoffel Vandoorne, Mercedes Benz EQ Formula, EQ Silver Arrow 01
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
BMW - Maximilian Günther
Foto de: BMW
BMW - Alexander Sims
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
Maximilian Günther, BMW I Andretti Motorsports, BMW iFE.20
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Dragon - Brendon Hartley
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
Dragon - Nico Müller
Foto de: Dragon Racing
Nico Müller, Dragon Racing, Penske EV-4 exits the pit lane
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Jaguar - Mitch Evans
Foto de: Steven Tee / Motorsport Images
James Calado, Jaguar Racing, Jaguar I-Type 4 in the pit lane
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
NIO - Oliver Turvey
Foto de: Dan Bathie
NIO - Ma Qinghua
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Oliver Turvey, NIO 333, NIO FE-005
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Mesmo que um novo acordo de Santiago possa ser feito com o futuro governo, isso não acontecerá a tempo de uma quarta corrida em 2021. Mas a F-E está ansiosa para ter duas corridas na América Latina, com uma rodada sul-americana em parceria com o evento na Cidade do México.
O Motorport.com entende que Rio e São Paulo estão na disputa para substituir Santiago no calendário 2020-2021, com o primeiro sendo a opção mais provável para a próxima temporada.
Ambas as cidades já apareceram nos calendários anteriores da F-E - Rio em 2014-2015 e São Paulo em 2017-18 - antes de sair da lista.
Quer ver Fórmula 2, Fórmula 3, Indy e Superbike de graça? Inscreva-se no DAZN e tenha acesso grátis por 30 dias a uma série de eventos esportivos. Cadastre-se agora clicando aqui.
A saga brasileira na Fórmula E
O Brasil não faz parte do calendário da Fórmula E na temporada 2019/2020. O Chile é o único representante sul-americano no atual campeonato. Já tentamos receber a categoria em algumas oportunidades, mas as tratativas não foram adiante. Relembre o histórico:
Depois do Rio, na temporada inaugural, o Anhembi chegou a ser confirmado pela FIA há dois anos, em um traçado semelhante ao da Indy, mas sem sucesso
Foto de: IndyCar Series
Buenos Aires é uma das cidades sul-americanas que já receberam provas da Fórmula E
Assim como Punta del Este e...
Foto de: Fabian Lujan/ASN Media
Santiago, no Chile
Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images
Outra opção em São Paulo seria a região do Parque do Ibirapuera
Apesar de nunca ter recebido uma prova sequer da Fórmula E, o Brasil tem dois campeões na categoria. Nelsinho Piquet, logo na temporada inaugural...
Foto de: FIA Formula E
E Lucas di Grassi, na terceira temporada da história
Foto de: Molly Darlington / Motorsport Images
Felipe Massa é um dos astros que estão no grid da categoria atualmente
Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images
Felipe Nasr disputou parte da última temporada
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
E Bruno Senna foi um dos brasileiros pioneiros
Foto de: FIA Formula E
Um dos dois representantes brasileiros da atualidade, di Grassi pilota pela Audi
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
Massa é piloto da Venturi
Foto de: Dan Bathie / Motorsport Images
O atual bicampeão da F-E é Jean-Éric Vergne
Foto de: Sam Bagnall / Motorsport Images
Como os brasileiros, Vergne passou pela F1, na Toro Rosso
Foto de: XPB Images
E foi piloto de testes da Ferrari
Foto de: Ferrari
Top Comments