F-E: Rowland é confirmado na Mahindra como substituto de Lynn
Britânico se juntará a Sims na equipe indiana em um retorno ao mesmo time onde começou carreira na categoria
Oliver Rowland, Dilbagh Gill, Mahindra Racing CEO and Team Principal
Mahindra Racing
Oliver Rowland se juntará à Mahindra para a temporada de 2022 da Fórmula E após sua saída da Nissan e.dams, substituindo Alex Lynn. O britânico fará parceria com Alexander Sims em uma dupla de pilotos do Reino Unido, com o último tendo sido contratado pela equipe depois de deixar a BMW Andretti em 2021.
O anúncio significa que o piloto de 29 anos retornará ao time com o qual fez sua estreia na categoria em 2015, em Punta del Este, onde substituiu o lesionado Nick Heidfeld ao lado de Bruno Senna.
Após sua aparição única na Fórmula E, Rowland teve sucesso na escada da Fórmula 1, terminando em terceiro, atrás de Charles Leclerc e Artem Markelov na temporada da Fórmula 2 de 2017. Foi só no final de 2018 que ele voltou ao grid da F-E, quando uma chamada tardia de Alex Albon para a F1 abriu uma vaga na Nissan ao lado do titular Sebastien Buemi.
Durante suas três temporadas com o fabricante japonês, o britânico se estabeleceu como um dos melhores em qualificação, marcando quatro pole positions naquele período. Ele também conquistou cinco pódios pela equipe, incluindo a primeira vitória em Berlim no ano passado.
A decisão de ingressar na Mahindra segue a queda da Nissan da segunda para a décima posição no campeonato nesta temporada, com a introdução tardia de um novo trem de força em Mônaco, e falhando em entregar os ganhos que esperava.
O lugar vago de Rowland será assumido por Maximilian Günther, que obteve três vitórias durante sua passagem pela BMW Andretti.
"Estou muito animado por me juntar à Mahindra Racing", disse Rowland. " Ao mudar para uma nova equipe haverá uma transição, é claro, mas acho que, com a combinação de minha experiência na Fórmula E e os resultados do time na temporada passada, temos potencial para alcançar grandes feitos juntos."
"Estou muito feliz por ter Alexander como meu companheiro e estou ansioso para trabalhar com ele para extrair o máximo do carro e obter bons resultados", acrescentou.
Alexander Sims, Mahindra Racing, M7Electro
Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images
Sims conquistou o primeiro pódio da Nissan na temporada em Roma e estava a caminho de mais um resultado no pódio em Valência, antes que uma aparição tardia de safety car trouxesse um final decepcionante para a corrida. Ele terminou a temporada em 19º no mundial, sete posições atrás de Lynn.
"Gostei de trabalhar com todos na equipe nesta temporada. Aprendemos muito com o passar do ano e garantimos alguns resultados sólidos”, disse o piloto. "Há potencial para alcançar mais na próxima e vamos trabalhar duro para aplicar os aprendizados. Estou realmente ansioso para a chegada de Oliver, que é claramente muito rápido e um grande profissional."
Lynn encerrou uma seca de vitórias de dois anos para a Mahindra em 2021, com um triunfo impressionante no segundo E-Prix de Londres. Isso elevou a escuderia à nona posição na classificação final, apenas cinco pontos atrás da Porsche.
"Estamos muito felizes em receber Oliver de volta à família", disse o chefe da equipe Dilbagh Gill. "Depois de iniciar sua carreira na Fórmula E conosco em 2015, ele tem um histórico comprovado na série como um forte qualificador e um forte piloto. Acredito que temos uma das formações mais fortes do grid e estou muito contente por Alexander correr com o time por mais um ano."
"Gostaríamos de agradecer a Alex Lynn por sua contribuição na última temporada e meia - nós tivemos algumas memórias inesquecíveis juntos e ele sempre terá um lugar especial nos livros de história da Mahindra Racing", concluiu.
OFICIAL: RUSSELL é da MERCEDES! Veja o que MUDA na equipe com o NOVO companheiro de HAMILTON
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST: GP da Bélgica foi o maior fiasco da história da F1?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Top Comments