Relato de classificação

F-E: Vandoorne faz a pole para o primeiro ePrix de Roma; di Grassi é 4º

Principal categoria de carros elétricos do mundo faz neste sábado a primeira de duas corridas nas ruas da capital italiana

Stoffel Vandoorne, Mercedes Benz EQ, EQ Silver Arrow 02

Alastair Staley / Motorsport Images

Em meio ao "milagre" da realização do ePrix de Roma, o grid da Fórmula E foi às ruas da capital italiana na manhã deste sábado (10) para a definição do primeiro grid de largada do final de semana. No final, Stoffel Vandoorne terminou com a pole position para a Mercedes após um erro na última curva custar a melhor volta para Oliver Rowland, da Nissan.

A manhã em Roma foi atribulada até aqui. No primeiro treino livre, Lucas di Grassi foi o mais rápido, marcando 01min38s785, 0s062 a frente de Stoffel Vandoorne, da Mercedes, em uma sessão em que o top 11 ficou dentro do mesmo segundo. Mas o TL1 terminou de modo conturbado, assim como aconteceu em Diriyah, no final de fevereiro.

Leia também:

Jean-Éric Vergne, Oliver Turvey e Jake Dennis se envolveram em um engavetamento na reta principal após o final da sessão, quando é comum que os pilotos façam treinamento de largada. Turvey, da NIO 333, não desacelerou a tempo, batendo na traseira de Dennis e do bicampeão, que saiu com algumas dores, mas foi liberado.

 

Enquanto isso, o TL2 mal aconteceu, com a sessão de 30 minutos sendo cancelada após apenas 10 com bandeira verde. O motivo para a paralisação foi uma zebra que se soltou na parte de dentro da chicane da curva 12 após investidas de Alex Lynn e Nico Muller. Após 40 minutos de bandeira vermelha, a direção de prova optou por cancelar o treino.

Na primeira fase da classificação, quando os pilotos são divididos em quatro grupos com seis pilotos cada, separados pela sua posição no Mundial, tivemos Sérgio Sette Câmara, da Dragon Penske, na segunda leva e Lucas di Grassi, da Audi, na terceira.

Em meio a uma pista úmida, no novo traçado do Circuito Urbano do EUR, Oliver Rowland colocou a Nissan na ponta da primeira parte da classificação, com 01min38s481, levando um ponto extra. Além de Rowland, os outros pilotos que garantiram a vaga na Super Pole foram Andre Lotterer, Stoffel Vandoorne, Lucas di Grassi, Jean-Éric Vergne e Maximilian Günther.

Sérgio Sette Câmara foi o 16º, enquanto entre os campeões, Sébastien Buemi foi o 10º e António Félix da Costa foi apenas o 18º.

A primeira parte da classificação acabou com bandeira amarela após a Virgin de Nick Cassidy ficar parada no meio da curva 14 enquanto o neozelandês tentava fazer sua volta volta rápida no último grupo. Confira a classificação final da fase de grupos da classificação, que definiu as posições de largada do 7º ao 24º.

 

Na Super Pole, Stoffel Vandoorne conquistou a pole position ao marcar 01min38s484. Oliver Rowland vinha com tudo para fazer a melhor volta, mas acabou batendo com força no muro na saída da última curva e acabou perdendo tempo e com uma suspensão traseira quebrada, dando um desafio para os mecânicos da Nissan antes da corrida.

Completaram o top 6 Andre Lotterer, Oliver Rowland, Lucas di Grassi, Jean-Éric Vergne e Maximilian Günther. Apesar de terminarem em quinto e sexto, Vergne e Günther não largarão em quinto e sexto respectivamente, já que trocaram peças e cumprirão punições no grid de largada.

A Fórmula E volta à pista de Roma ainda neste sábado para o primeiro de dois ePrix na capital italiana. A corrida tem largada marcada para 11h e você pode acompanhar a transmissão pela TV Cultura e o SporTV.

Cla # Piloto Equipe Tempo Diferença km/h
1 5 Belgium Stoffel Vandoorne Mercedes-EQ Formula E Team 1'38.484   104.910
2 36 Germany Andre Lotterer Germany Porsche Team 1'38.651 0.167 104.732
3 22 United Kingdom Oliver Rowland France DAMS 1'38.889 0.405 104.480
4 11 Brazil Lucas di Grassi Germany Audi Sport Team Abt 1'38.903 0.419 104.465
5 25 France Jean-Eric Vergne China Techeetah 1'38.947 0.463 104.419
6 28 Germany Maximilian Gunther United States Andretti Autosport 1'39.751 1.267 103.577
7 4 Netherlands Robin Frijns United Kingdom Virgin Racing 1'39.081 0.597 104.278
8 17 Netherlands Nick de Vries Mercedes-EQ Formula E Team 1'39.162 0.678 104.193
9 99 Germany Pascal Wehrlein Germany Porsche Team 1'39.241 0.757 104.110
10 23 Switzerland Sébastien Buemi France DAMS 1'39.348 0.864 103.998
11 10 United Kingdom Sam Bird Jaguar Racing 1'39.443 0.959 103.898
12 20 New Zealand Mitch Evans Jaguar Racing 1'39.654 1.170 103.678
13 94 United Kingdom Alex Lynn India Mahindra Racing 1'39.743 1.259 103.586
14 71 France Norman Nato Monaco Venturi 1'39.762 1.278 103.566
15 29 United Kingdom Alexander Sims India Mahindra Racing 1'39.829 1.345 103.496
16 7 Brazil Sergio Camara DRAGON / PENSKE AUTOSPORT 1'39.943 1.459 103.378
17 6 Switzerland Nico Müller DRAGON / PENSKE AUTOSPORT 1'40.057 1.573 103.261
18 13 Portugal Antonio Felix da Costa China Techeetah 1'40.079 1.595 103.238
19 88 United Kingdom Tom Blomqvist United Kingdom NIO Formula E Team 1'40.120 1.636 103.196
20 27 United Kingdom Jake Dennis United States Andretti Autosport 1'40.456 1.972 102.850
21 33 Germany René Rast Germany Audi Sport Team Abt 1'48.022 9.538 95.647
22 37 New Zealand Nick Cassidy United Kingdom Virgin Racing 1'51.081 12.597 93.013
23 48 Switzerland Edoardo Mortara Monaco Venturi      
24 8 United Kingdom Oliver Turvey United Kingdom NIO Formula E Team  

NELSON PIQUET e Nelsinho dão DETALHES de equipe na Stock; veja como será a 'versão Lauda' de Nelsão

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Um sorriso mesmo sem vitória? Quais são os pilotos mais carismáticos da F1, mesmo sem grandes resultados?

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F-E: Realização do ePrix de Roma é "simplesmente um milagre" em meio às restrições na Itália
Próximo artigo VÍDEO: Turvey causa acidente com múltiplos carros durante simulação de largada para o ePrix de Roma; veja

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil