Últimas notícias

FIA discute comportamento de pilotos da F-E durante paralisação em Berna

Entidade discutirá comportamento de vários pilotos da Fórmula E durante paralisação em bandeira vermelha do ePrix de Berna antes do final da temporada em Nova York

Yellow flag for the pile up of Robin Frijns, Envision Virgin Racing, Audi e-tron FE05 Gary Paffett, HWA Racelab, VFE-05, Oliver Rowland, Nissan e.Dams, Nissan IMO1, Andre Lotterer, DS TECHEETAH, DS E-Tense FE19

Yellow flag for the pile up of Robin Frijns, Envision Virgin Racing, Audi e-tron FE05 Gary Paffett, HWA Racelab, VFE-05, Oliver Rowland, Nissan e.Dams, Nissan IMO1, Andre Lotterer, DS TECHEETAH, DS E-Tense FE19

Andrew Ferraro / Motorsport Images

O ePrix da Suíça foi interrompido depois que uma grande confusão aconteceu na primeira curva, bloqueando a pista de Berna, mas vários pilotos conseguiram passar, cortando a chicane. Eles, portanto, pularam a ordem para chegar aos líderes Jean-Eric Vergne, Mitch Evans e Sebastien Buemi, mas a ordem foi redefinida para as posições iniciais do grid de largada, antes da corrida ser reiniciada.

Isso levou vários pilotos - incluindo Lucas di Grassi, Antonio Felix da Costa e Felipe Massa - a serem flagrados pela TV, protestando contra um comissário da FIA sobre a decisão durante a paralisação. O Motorsport.com apurou que a FIA analisou o incidente após a corrida em Berna e o diretor de corridas, Scot Elkins, agora confirmou que isso será discutido novamente em Nova York.

Leia também:

Elkins disse que isso não se trata de "uma investigação formal, mas será discutido no próximo evento".

As regras esportivas da F-E estabelecem que "a ordem será retomada a partir do último ponto em que foi possível determinar a posição de todos os carros", mas parece que alguns pilotos sentiram que uma ordem foi estabelecida durante o tempo que levou para a bandeira vermelha ser acionada.

A FIA agora esclareceu ao Motorsport.com que, como tinha que determinar a posição de todos os carros para o reinício, havia encontrado um ponto antes do acidente acontecer, já que vários ficaram presos no local.

“No caso de Berna, a única linha que tínhamos antes da curva 12 [a primeira curva da corrida devido às linhas de largada/chegada serem diferentes] era uma linha de tempo da TV, que estava muito perto do começo”, explicou Elkins. “Analisamos a ordem pela linha de tempo da TV e não pudemos determinar a posição de todos os carros com base nesses dados, portanto, com base nisso e no fato de não termos completado a primeira volta, determinamos a usarem a ordem de largada.”

Di Grassi e Massa disseram depois da corrida que a decisão permaneceu "muito injusta" e "totalmente inaceitável", respectivamente. Eles ficaram frustrados porque os pilotos que fizeram com que a pista fosse bloqueada puderam recuperar suas posições.

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Lucas di Grassi questiona viabilidade de levar F1 ao Rio
Próximo artigo Honda se diz interessada na Fórmula E, mas foco está na F1

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil