Últimas notícias

Todt promete “surpresas” com próximo carro da Fórmula E

Presidente da FIA diz que próximo modelo da categoria, que estreará na temporada 2018/2019, terá visual inovador

Spark Racing Technology Formula E rendering

Foto de: Spark Racing Technology

O presidente da FIA, Jean Todt, disse ao Motorsport.com que a próxima geração de carros da Fórmula E incluirá surpresas quando o modelo for revelado neste ano.

O desenvolvimento do carro de 2018/2019 tem sido liderado pela FIA, o que representa a primeira vez que a entidade tem influência direta no desenho e administração de um carro de uma categoria a qual sanciona.

Enquanto Todt não deu muitos detalhes sobre o carro, o Motorsport.com entende que o visual do carro poderá contar com formato diferente do que o habitual dos monopostos, especialmente na região próxima à traseira do carro.

O carro também passará por modificações consideráveis em comparação ao que foi divulgado no início do ano pela Spark Technologias (foto acima).

O efeito venturi será usado em vez de uma asa traseira tradicional, o que também deverá contar com o cockpit estilo Halo que será adotado pela F1 em 2018.

“Gostaríamos de dar boas surpresas e esse carro será uma boa surpresa considerando a tecnologia e segurança”, disse Todt ao Motorsport.com.

“A grande mudança é em ter apenas um carro [por piloto em uma corrida]. Para mim, a Fórmula E é uma categoria visionária no automobilismo.”

O carro da temporada cinco da Fórmula E deve fazer seu primeiro teste privado em outubro antes de cada equipe receber um modelo para o início dos treinos.

As equipes devem receber oito dias de testes além dos 15 habituais para a preparação para a temporada.

Fórmula E está “à frente” com banimentos de 2040

Todt também afirmou que a Fórmula E está bem posicionada após os recentes anúncios dos governos inglês e francês de que a venda de carros a combustão estará proibida a partir de 2040.

“Em 2040 o Reino Unido e a Inglaterra proibirão e os carros não serão híbridos. Eles querem encorajar a introdução dos carros elétricos, então, de certa forma, a Fórmula E está à frente”, disse Todt.

“A Fórmula E é um espetáculo e é um laboratório, e, como um espetáculo, as pessoas adoram o entretenimento. Então queremos esse tipo de sensação.”

O francês acrescentou que os recentes anúncios da entrada de Porsche, BMW, Audi e Mercedes na Fórmula E dispensaram as dúvidas acerca da popularidade da categoria com as fabricantes.

“Nós não sabíamos quem viria. É como um restaurante: você abre, faz o seu melhor, mas não sabe quem vai entrar lá e comer. Com a Fórmula E foi a mesma coisa.”

“Nós criamos um novo campeonato e tem sido ótimo com o promotor e com a FIA. Nós realmente acreditamos nisso. Sabemos agora que as fabricantes estão querendo vir, o que é exatamente o que queremos.”

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Buemi pede desculpas por discussões em Montreal
Próximo artigo F-E pode criar categoria com carros elétricos de turismo

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil