Brasil terá categoria nacional de Fórmula 4 em 2022, revela Reginaldo Leme na Band

Jornalista antecipou informação durante classificação para o GP dos Estados Unidos da F1; país não tem divisão grande de monopostos desde 2017

Azione in pista

Azione in pista

PhotoCiabatti

Quatro anos após o final da Fórmula 3 Brasil, o país voltará a ter uma categoria nacional de monopostos, mas uma divisão 'abaixo': a Fórmula 4, organizada pela Vicar. A informação foi antecipada pelo jornalista Reginaldo Leme na transmissão da Band da classificação para o GP dos Estados Unidos de Fórmula 1.

A série fará parte do 'guarda-chuva' da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), que já tem competições nacionais em diversos países, sendo os principais Itália, Alemanha, Grã-Bretanha, França e Espanha, além dos Estados Unidos no caminho para a Indy. A F4 brasileira também concederá pontos para a superlicença da F1 e correrá junto à Stock Car Pro Series.

Leia também:

"Notícia para o automobilismo brasileiro, a FIA deu o aval oficial para a Fórmula 4 Brasil", comunicou Leme durante a transmissão. "Serão carros idênticos ao formato de Fórmula 4 no resto do mundo, com modelos novíssimos da geração de 2022, e promovida pela Vicar. O objetivo é aquele de formar pilotos para a Fórmula 1. A idade mínima será de 15 anos e correrá junto a etapas da Stock Car."

"As regras seguirão o pacote da FIA, igual em todos os países, com preços controlados para ser uma categoria barata que permite que você já comece a pontuar para ter a superlicença. O mais importante é que essa categoria fará com que o garoto que sai do kart não precise ir imediatamente para a Europa com seus 15 anos e muitas vezes fracassar na carreira por isso."

Com a informação do jornalista, já podemos prever as datas da F4 Brasil, pois a Stock Car divulgou neste sábado (23) os dias das etapas de 2022, com começo em fevereiro e encerramento em novembro.

No momento, o único país sul-americano que recebe a categoria é a Argentina, com o campeonato nacional indo para sua última rodada no final de semana de 29 a 31 de outubro.

F1 2021: VERSTAPPEN TIRA POLE DE HAMILTON E LARGA EM PRIMEIRO NOS ESTADOS UNIDOS; assista debate | Q4

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #140 – Mercedes tem a vantagem nos EUA? Rico Penteado responde

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Gabriel Fonseca estreia no Circuito das Américas na preliminar da Fórmula 1 pela F4 US
Próximo artigo Antonella Bassani e Julia Ayoub estão entre as oito finalistas do programa FIA Girls on Track

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil