Relato da corrida

Gianluca Petecof vence corrida de abertura da temporada 2019 da F4 Italiana

Piloto brasileiro da Prema largou na pole e liderou de ponta à ponta a prova marcada por chuva, acidentes e interrupções em Vallelunga

Pódio da corrida 1 da F4 Italiana em Vallelunga

Pódio da corrida 1 da F4 Italiana em Vallelunga

Vicente Sfeir

O brasileiro Gianluca Petecof venceu neste sábado a corrida de abertura da temporada 2019 da Fórmula 4 Italiana, no circuito de Vallelunga. A exemplo do que fizera na primeira prova do Alemão da categoria, o piloto da Academia Shell Racing liderou todas as voltas da corrida, marcada por intervenções do safety car e chuva.

O piloto comemorou: "Foi um excelente começo de campeonato. Abrimos com vitória como na Alemanha, agora é foco amanhã para terminar o trabalho. Foi o melhor começo possível, a corrida foi curta, com apenas duas voltas sob bandeira verde. Começou a chover no meio, e depois da segunda relargada foi muito difícil de guiar, com metade da pista molhada e a outra, seca. Mas conseguimos nos manter na ponta e trazer a vitória para casa".

Leia também:


Gianluca manteve a liderança após a largada apesar do forte ataque de Michael Belov, que pegou o vácuo e tentou a ultrapassagem, muito bem neutralizada pelo brasileiro na segunda curva. Atrás deles, duas confusões em curvas distintas fizeram a direção de prova acionar o safety car.

Durante o regime de bandeira amarela em toda a pista, começou a chover numa parte do autódromo. Com isso, metade do circuito ficou com o asfalto bem molhado entre as curvas 1 e 4, mas nas demais a pista seguiu seca. Alguns pilotos que estavam no fundo do pelotão arriscaram a troca de pneus.

O safety car ficou na pista até faltarem 12 minutos para a bandeirada final. Na relargada, Petecof partiu com perfeição e começou a abrir distância para Belov, que começou a sofrer a pressão de Alessandro Famularo. No entanto, dois incidentes simultâneos, nas curvas 5 e 7, causaram nova intervenção do carro de segurança.

Durante a segunda entrada do safety car, a chuva aumentou, mas a lentidão na retirada dos dois carros fez com que os pilotos continuassem sob bandeira amarela até faltar um minuto para o fim, quando a direção de prova decidiu agitar a bandeira vermelha e encerrar a disputa.

Petecof volta à pista neste domingo para mais duas corridas, a primeira às 5h10 (de Brasília), e a segunda, às 12h15, ambas com transmissão do Motorsport.com. O brasileiro larga respectivamente na quinta e terceira colocações.

Gianluca Petecof, Prema Theodore Racing

Gianluca Petecof, Prema Theodore Racing

Photo by: acisportitalia.it

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior AO VIVO: Assista a corrida 1 da F4 Italiana em Vallelunga; Petecof é pole
Próximo artigo AO VIVO: Assista corrida da F4 Italiana; Petecof larga em terceiro

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil