Rafa Câmara volta a impressionar em novo teste coletivo da F4 Italiana

Em Vallelunga, piloto ORT acelera pela primeira vez o carro da equipe CRAM em circuito homologado pela FIA

Rafa Câmara em teste de F4

Rafa Câmara em teste de F4

Ferrari Promo

Principal nome no kartismo mundial neste primeiro semestre, o pernambucano Rafael Câmara segue em alta nas pistas europeias. Com uma rara semana de folga no seu calendário de competição com a equipe Kart Republic, o piloto da Oak Racing Team (ORT) aproveitou a oportunidade para acelerar de fórmula pela primeira vez na vida em uma pista homologada pela FIA.

Leia também:

O piloto de 16 anos de idade assumiu um dos carros da equipe CRAM na sessão de testes coletivos da F4 Italiana no circuito romano de Vallelunga. E mostrou que as conquistas do WSK Masters Cup, WSK Super Masters Series e a liderança no Campeonato Europeu de Kart não vieram por acaso.

Com nada menos que 525 km percorridos nos dois dias, Rafa iniciou os treinos a 0.7s do líder e terminou a sessão desta manhã a apenas 0.323. Participaram dos testes inúmeros competidores regulares da F4, alguns com múltiplas temporadas acelerando com o equipamento da categoria que normalmente é a primeira na escalada do kart para o automobilismo.

Líder na terça-feira, o paraguaio Joshua Durksen, por exemplo, acumula 96 corridas de F4 desde 2019, nos campeonatos Alemão, Italiano e dos Emirados Árabes.

Rafa Câmara havia guiado esse carro apenas em uma sessão de três dias de testes privados da equipe CRAM em Varano.

Depois de dedicar a manhã de terça-feira a entender o traçado de 4.085m de Vallelunga e terminar a 0.7s do melhor tempo, o competidor da ORT mostrou boa adaptação na sessão da tarde, terminando a 0.3 do líder. No acumulado do dia, ele completou 85 voltas e acabou em 15º, a 0.641 da marca registrada por Durksen.

Na manhã desta quarta-feira o pernambucano logo foi para o topo da tabela de tempos. Até que na fase final da sessão outros pilotos recorreram a pneus zero e conseguiram baixar as marcas. Câmara novamente ficou a 0.3s do melhor tempo.

Na sessão da tarde ele não foi para pista, mas acompanhou a dinâmica da equipe CRAM de dentro do box, acumulando valiosa experiência e entrosamento com os mecânicos e engenheiros. No resultado consolidado no fim do dia, o pernambucano terminou em 13º, 0.540s acima da marca estabelecida pelo piloto Prema Charlie Wurz, que é filho do ex-F1 e vencedor das 24 Horas de Le Mans, Alex Wurz.

A próxima competição no calendário do piloto ORT é a terceira e penúltima etapa do Europeu de Kart, na pista espanhola de Zuera nos dias 10 e 11 de julho.

Vice-campeão mundial de kart em 2019 e em seu terceiro ano completamente dedicado às pistas na Europa, Rafa tem como prioridade na temporada o Campeonato Mundial, que pela primeira vez na história está designado para um kartódromo brasileiro. A pista de Birigui, no interior de São Paulo, recebe o evento no último fim de semana em outubro. É o mesmo palco do Campeonato Brasileiro do ano passado, evento vencido por Rafa Câmara em sua estreia como membro da ORT.

“Estou muito contente com a experiência aqui em Vallelunga”, disse rafa. “Fiquei contente com o desempenho e percebi também o quanto esses carros são exigentes em termos de preparação física para os pilotos. Conseguimos evoluir a cada saída para pista e sei que tenho ainda muito a aprender. O ano no kart tem sido incrível e poder desenvolver minha pilotagem nos carros de fórmula é um privilégio. Fico muito grato à equipe CRAM, ao apoio da ORT e ao trabalho de meu agente Dudu Massa em viabilizar essa oportunidade”

Rafa Câmara em teste de F4

Rafa Câmara em teste de F4

Foto de: Ferrari Promo

Rafa Câmara em teste de F4

Rafa Câmara em teste de F4

Foto de: Ferrari Promo

Rafa Câmara em teste de F4

Rafa Câmara em teste de F4

Foto de: Ferrari Promo

3

F1 2021: Renovação de Ocon e volta a circuito ‘normal’ na França com Rico Penteado | TELEMETRIA

 

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F4 EUA: Gabriel Fonseca termina no top-10 nas primeiras provas da rodada em Road America
Próximo artigo Rafa Câmara encerra intensivo de F4 a menos de 0s5 do melhor tempo em teste coletivo em Vallelunga

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil