Recomendado para você

Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup apresenta nova patrocinadora para final de 2025 e temporada 2026
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
NASCAR Brasil anuncia calendário de 2026 e introdução de sistema de playoffs
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Álex Márquez testa pacote aerodinâmico da GP25 no fim de semana do GP de Valência
F1 deixa de lado polêmico projeto de dois pit stops obrigatórios - por enquanto

F1 deixa de lado polêmico projeto de dois pit stops obrigatórios - por enquanto

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 deixa de lado polêmico projeto de dois pit stops obrigatórios - por enquanto
MotoGP - "Se me lesionar novamente, meu corpo não suportará", diz Martín sobre retorno em Valência

MotoGP - "Se me lesionar novamente, meu corpo não suportará", diz Martín sobre retorno em Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP - "Se me lesionar novamente, meu corpo não suportará", diz Martín sobre retorno em Valência
Dakar apresenta rota de 2026 pela Arábia Saudita com duas maratonas

Dakar apresenta rota de 2026 pela Arábia Saudita com duas maratonas

Dakar
Dakar
Dakar apresenta rota de 2026 pela Arábia Saudita com duas maratonas
MotoGP: Yamaha terá moto V4 com novo chassi em Valência

MotoGP: Yamaha terá moto V4 com novo chassi em Valência

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
MotoGP: Yamaha terá moto V4 com novo chassi em Valência
F1: Emissora se desculpa após ex-chefe da RB chamar mãe de Bortoleto de "tola"

F1: Emissora se desculpa após ex-chefe da RB chamar mãe de Bortoleto de "tola"

Fórmula 1
Fórmula 1
Audi F1 Team Presentation
F1: Emissora se desculpa após ex-chefe da RB chamar mãe de Bortoleto de "tola"

GT Sprint Race Special Edition 2021 distribuirá R$ 90 mil em prêmios

Primeira das três etapas do torneio será no Autódromo de Goiânia no próximo final de semana. Formato das provas segue padrão australiano. Classificação e pontuação são diferenciadas em relação ao campeonato regular

GT Sprint Race no Velocitta

O Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), já está na expectativa para a realização da primeira das três etapas da GT Sprint Race Special Edition 2021. O grande encontro, que promete aos pilotos e aos fãs da categoria muita adrenalina e velocidade, acontece neste final de semana, de 21 a 23 de maio. As atividades de pista terão início nesta sexta-feira e as três corridas programadas largam no sábado e no domingo. A categoria dividirá o autódromo com a Copa Truck e a Copa HB20.

O torneio, que corre simultâneo ao campeonato principal da categoria, tem formato e regras diferenciados. De início, cada etapa seguirá o estilo australiano, com um único treino classificatório, que definirá o grid das duas primeiras corridas e a soma de resultados destas provas consolida a ordem de largada da corrida final. Nessas etapas especiais, cada carro poderá ser pilotado por até três pilotos inscritos (um por corrida) e, no final de cada evento, estes pontuam e se classificarão em suas respectivas classes (PRO, PROAM e AM).

O editor recomenda:

Em celebração às 10 temporadas da GT Sprint Race, além do título, cada piloto concorrerá ao prêmio R$ 10 mil, destinado ao vencedor geral de cada corrida. Ao todo, em 2021, o minitorneio Special Edition distribuirá R$90 mil como prêmio aos campeões. Os valores serão em crédito para serem utilizados na próxima temporada da GT Sprint Race.

Sistema de classificação e pontuação

O treino classificatório terá duas voltas lançadas, que formará os grids para as corridas 1 e 2. Definido o grid, o pole position poderá trocar seu lugar de largada na primeira corrida, levando em consideração que na segunda terá a posição escolhida invertida. Por exemplo, se o vencedor escolheu se mantiver na pole na Corrida 1, largará na décima posição no certame seguinte; por outro lado, se optar pela terceira posição na primeira, partirá da oitava posição na segunda corrida. Essa escolha só poderá afetar até a 10ª posição. As classificações entre a 11ª e a última do grid não entram nessa regra, permanecendo cada carro na localização definida no treino, seguindo as regras do regulamento do torneio.

A terceira corrida terá sua ordem de largada definida conforme a somatória de pontos conquistados nas duas primeiras. Quem tiver mais pontos sairá na pole e, consequentemente, quem pontuar menos sairá da última posição. A regra do pole e esta somatória de pontos, só serão aplicadas após a devida divulgação dos resultados de cada prova pelos Comissários Desportivos.

Os pontos conquistados no treino classificatório e nas três corridas de cada etapa da GT Sprint Race Special Edition serão considerados no resultado geral de todo o torneio, mas cada prova seguirá um sistema diferente de pontuação. Para o treino classificatório e a última corrida seguem esta ordem conforme a classificação: 1º lugar, 25 pontos; 2º, 20; 3º, 16; 4º 14; 5º, 12; 6º, 10; 7º, 08; 8º, 06; 9º, 04; 10º, 03; 11º, 02 e 12º, 01. Já para a primeira e segunda corridas, a pontuação será a seguinte: 1º, 18 pontos; 2º, 17; 3º, 16; 4º, 15; 5º, 14; 6º, 13; 7º, 12; 8º, 11; 9º, 10; 10º, 09; 11º, 08; 12º, 07; 13º, 06; 14º, 05; 15º, 04; 16º, 03; 17º, 02 e 18º, 01.

As nove etapas que compõe o calendário da competição estão divididas em duas séries: o campeonato principal propriamente dito, com seis etapas (duas corridas em cada), – Velocitta (SP), Interlagos (SP), Cascavel (PR), Palmeira (PR) e duas em Curitiba (PR) –, e as três etapas da “Special Edition” – Goiânia (GO), Tarumã (RS) e Potenza (MG) –, com três corridas cada. Da somatória dessas séries sairá o campeão do Overall nas suas respectivas classes: PRO, AM e PROAM.

A segunda etapa do Special Edition marcará o retorno da categoria ao circuito de Tarumã, em Viamão (RS), no dia 15 de agosto. E o último encontro do torneio marcará a inauguração do Autódromo de Potenza, em Lima Duarte (próximo a Juiz de Fora), na Zona da Mata Mineira, programada para o dia 03 de outubro.

Todas as corridas da GT Sprint Race têm transmissão ao vivo no Motorsport.com, e, pela TV, no BandSports. Durante a semana, após cada etapa, também terão exibição no programa Acelerados (SBT), no Programa Na Faixa com National Sports Channel (COM Brasil TV). A  narração de Luc Monteiro e comentários de Eduardo Serratto. A GT Sprint Race é patrocinada pela Pirelli e Militec1, têm apoio da TecPads, Fremax, Tekbond e Gold Springs.

Confira o cronograma 1ª Etapa da GT Special Edition 2021:

Sexta-feira, 21 de maio

08h00 às 09h30 – Shakedown 1 (organização)

11h30 às 12h00 – Shakedown 2 (organização)

14h55 às 15h40 – Treino oficial 1

Sábado, 22 de maio

10h20 às 11h05 – Treino oficial 2

13h40 às 14h10 – Treino classificatório

16h20 – CORRIDA 1 – Placa de 5 minutos

16h27 – Largada (20min + 1 volta)

16h52 – Pódio

Domingo, 23 de maio

08h00 às 08h15 – Warmup

09h10 – CORRIDA 2 – Placa de 5 minutos

09h17 – Largada (20 minutos + 1 volta)

09h40 – Pódio

12h30 – CORRIDA 3

12h48 – Largada (23 minutos + 1 volta)

13h20 – Pódio

-

Confira os locais e datas da GT Sprint Race 2021:

Etapa 1 –  02 de Maio – Velocitta - Mogi Guaçu/SP (#GrandOpening)

Etapa 2 – 23 de Maio – Goiânia/GO (#SpecialEdition)

Etapa 3 – 27 de Junho – Interlagos/SP (#SuperPole)

Etapa 4 – 18 de Julho – Cascavel/PR (#TripleX)

Etapa 5 – 15 de Agosto – Tarumã/RS (#SpecialEdition)

Etapa 6 – 05 de Setembro – Curitiba/PR (#InverseRace)

Etapa 7 – 03 de Outubro – Juiz de Fora/MG (#SpecialEdition)

Etapa 8 – 31 de Outubro – Palmeira/PR (#AirportTrack)

Etapa 9 – 05 de Dezembro – Curitiba/PR (#MatchPoint)

SENNA vs SCHUMACHER: Game F1 2021 gera POLÊMICA envolvendo LENDAS da categoria; entenda

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST #105 – O GP de Mônaco ainda é o ponto alto da F1?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Valdeno e filho Nathan exaltam GT Sprint Race e falam de ansiedade para corrida juntos
Próximo artigo Vencedor no Velocitta, Ramalho ressalta competitividade da Sprint: "Não foi fácil e nunca vai ser"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros