Últimas notícias

Andretti: F1 perdeu chance de adotar design puro como a Indy

Para ex-piloto, campeonato errou ao modificar aerodinâmica dos carros em 2017, aumentando downforce

Will Power, Team Penske Chevrolet

Will Power, Team Penske Chevrolet

Scott R LePage / Motorsport Images

Mario Andretti
Helio Castroneves, Team Penske Chevrolet
Carlos Sainz Jr., Renault Sport F1 Team R.S. 18
Mario Andretti
Romain Grosjean, Haas F1 Team VF-18
Valtteri Bottas, Mercedes-AMG F1 W09 EQ Power+ and Esteban Ocon, Force India VJM11 battle
Mario Andretti
Marco Andretti, Herta - Andretti Autosport Honda, Mario Andretti

A Indy mudou o design de seus carros para este ano, adotando um visual mais minimalista em termos aerodinâmicos, algo que Mario Andretti crê ter faltado à Fórmula 1 em seu novo regulamento técnico, para a temporada do ano passado.

Andretti disse ao Motorsport.com que a abordagem da F1 fez com que ficasse atrás do “ótimo trabalho” que a IndyCar fez com as mudanças para 2018.

"Eu acho que a Indy fez um ótimo trabalho ajustando as coisas", disse ele.

“Eles estão fazendo a coisa certa com a aerodinâmica dos carros e voltando para um carro de corrida de aparência única e mais pura, que eu acho que é algo que todos os fãs gostariam de ver.”

“Infelizmente, os carros do ano passado estavam mais parecendo protótipos de carros esportivos, com todas aquelas aletas. Mas o que eles fizeram acho pessoalmente que é o que a Fórmula 1 perdeu.”

“Eles reduziram o downforce dos carros, mas ainda deram a eles um bom efeito solo, que não cria turbulência. Com asas menores, você pode ficar mais perto da caixa de câmbio do outro piloto e ter provas competitivas.”

“Pessoalmente, acho que é aí que a F1 errou. Eles deram a eles mais aderência mecânica com pneus mais largos, que criaram pesos maiores e mais turbulência.”

“E fazendo asas maiores, eles encurtam ainda mais os pontos de frenagem, o que elimina quase as chances de ultrapassagem.”

"Sim, você tem DRS e tudo mais, e você realmente precisa disso mais do que nunca agora. Mas, ao mesmo tempo, mesmo com o DRS, você precisa ser capaz de chegar muito perto da caixa de câmbio de alguém depois de uma curva e não pode usar o DRS até que você esteja no lugar correto.

IndyCar não deve terminar a temporada em setembro

Após elogiar, Andretti criticou a Indy por encerrar a temporada muito antes da NASCAR Cup Series e da Fórmula 1.

"O único aspecto negativo que vejo no campeonato é o fato de eles terminarem a temporada muito cedo", disse ele.

“Não há razão para isso. Eles (IndyCar) falam sobre as competições na TV e tudo isso, mas para mim é tudo besteira. Você precisa ficar na TV, porque a IndyCar está competindo com a F1 e a NASCAR.”

“A IndyCar terminar na primeira semana em setembro é um desserviço para os pilotos mais do que qualquer coisa.”

"Isso é uma coisa que eu não concordo com a gerência e nunca vou concordar, então gostaria que eles pudessem consertar isso.”

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Em teste de retorno à Indy, Castroneves admite: “senti falta”
Próximo artigo Kanaan: Foyt pode acabar com jejum de vitórias de cinco anos

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil