Indy: Entenda como Castroneves, Fittipaldi e Jones se tornaram estrelas da classificação para as 500 Milhas

Os resultados dos três pilotos na classificatória do sábado foram alguns dos destaques do dia em Indianápolis

Pietro Fittipaldi, Dale Coyne Racing with RWR Honda

Pietro Fittipaldi, Dale Coyne Racing with RWR Honda

Geoffrey M. Miller / Motorsport Images

Como manda a tradição, o penúltimo final de semana de maio é reservado à definição do grid de largada para as 500 Milhas de Indianápolis, prova do calendário da Indy e um dos eventos mais importantes do mundo do esporte a motor. E ao longo dos últimos dias, três pilotos, Hélio Castroneves, Pietro Fittipaldi e Ed Jones se provaram algumas das principais estrelas da prova.

Apesar de Castroneves ser quatro vezes pole e três vezes vencedor das 500 Milhas, com mais de 20 participações na carreira, essa é a primeira vez que ele participa em uma equipe além da Penske. O atual campeão de protótipos da IMSA está no Indianápolis Motor Speedway com a Meyer Shank Racing - Honda, substituindo Jack Harvey.

Leia também:

No sábado, Castroneves usou seu tempo na pista para produzir uma de suas especiais sequências de quatro voltas para entregar o que acabou como o sexto melhor tempo. Isso o garantiu no Fast Nine, que vale a pole position e será disputada neste domingo. Com isso, o brasileiro pode buscar sua quinta pole, um número que apenas seu antigo mentor na Penske, Rick Mears, conseguiu (com seis).

"O carro AutoNation / SiriusXM estava muito sólido", disse Castroneves. "A classificação foi exatamente como o treino ontem e, na verdade, estávamos até um pouco mais rápidos, o que é perfeito".

"Nosso objetivo era terminar no top nove para termos uma chance de brigar pela pole amanhã e fizemos isso. Mas amanhã será um dia diferente e vamos trabalhar a noite buscando mais velocidade".

Enquanto isso, o sobe e desce da performance da Dale Coyne Racing - Honda ao longo dos treinos aumentam o significado dos resultados produzidos por Ed Jones e Pietro Fittipaldi na classificação.

Pietro Fittipaldi, Dale Coyne Racing with Rick Ware Racing Honda

Pietro Fittipaldi, Dale Coyne Racing with Rick Ware Racing Honda

Photo by: Michael L. Levitt / Motorsport Images

Pietro foi o 15º piloto a fazer sua sequência de voltas rápidas, indo à pista em um momento em que a temperatura aumentava rapidamente. Mesmo assim, o neto de Emerson, que venceu a prova em 1989 e 1993 fez um tempo suficiente para garantir a 13ª posição no grid de largada, sendo o melhor entre os novatos.

"Sabíamos ontem que o carro estava bom", disse Fittipaldi, que também é piloto de testes e reserva da Haas. O brasileiro descreveu ainda a experiência como "super intensa". Ele continuou: "Você precisa sair, se comprometer e ir com tudo, pé embaixo por quatro voltas. E fizemos isso".

"O carro estava maravilhoso, a equipe Dale Coyne Racing with RWR fez um ótimo trabalho. Estou muito feliz por estar aqui e muito animado".

"Estávamos pensando em voltar no fim para buscar uma vaga no Fast Nine, acho que era possível com o carro mas, no fim do dia, estamos felizes com a classificação e preferimos não arriscar".

Seu companheiro de equipe, Ed Jones, pilotando com o carro da DCR com Vasser Sullivan, impressionou por ser um dos poucos pilotos a melhorar na segunda saída, no calor do dia, após inicialmente um tempo que o deixou em 19º.

Ao longo das três primeiras voltas da classiifcação, Jones conseguiu chegar ao Fast Nine, mas enquanto sua quarta volta pôs um fim ao sonho, ele conseguiu a 11ª posição.

"Foi um dia de altos e baixos. Na primeira saída da classificação, fomos muito conservadores. Porém, a equipe SealMaster fez um trabalho ótimo na preparação do carro para a segunda tentativa. Tive uma saída sólida, avançando oito posições para 11º".

"Agora, é hora de concentrar na preparação da corrida".

Para aqueles fora da disputa do Fast Nine (que vale a pole) e o Last Chance (cinco pilotos disputando as três vagas da última fila), que acontecerão na tarde deste domingo, os demais terão uma chance de ir à pista hoje, com uma sessão de treinos livres.

Ed Jones, Dale Coyne Racing with Vasser Sullivan Honda

Ed Jones, Dale Coyne Racing with Vasser Sullivan Honda

Photo by: Michael L. Levitt / Motorsport Images

F1 AO VIVO: Assista ao DEBATE sobre tudo da CLASSIFICAÇÃO para o GP de MÔNACO, em Monte Carlo | Q4

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #106 - TELEMETRIA: Rico Penteado decifra o que deve acontecer no GP de Mônaco

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Indy: Dixon lidera primeira classificação da 500 Milhas; Kanaan e Castroneves disputam a pole e Fittipaldi é 13º
Próximo artigo Morre André Ribeiro, vencedor da Indy, aos 55 anos após luta contra câncer no intestino

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil