Relato da corrida

Indy: Pato O'Ward "arranca" vitória no fim da corrida em Detroit

Mexicano tomou a liderança de Josef Newgarden na 68ª volta e subiu ao primeiro lugar também no mundial de pilotos

Race winner Pato O’Ward, winner, Arrow McLaren SP Chevrolet

Foto de: Michael L. Levitt LAT Photo USA

O que parecia ser uma corrida perfeita para Josef Newgarden em Detroit terminou com um piloto roubando a cena nos últimos momentos. Pato O'Ward venceu a segunda prova do fim de semana da IndyCar, disputada neste domingo (13), ao ultrapassar o piloto da Penske na 68ª volta.

A vitória o colocou na liderança do campeonato e ainda o fez ser o primeiro da temporada a ganhar mais de uma vez. Álex Palou completou o pódio ao tomar o terceiro lugar de Colton Herta no final.

Leia também:

A corrida

Na largada, o pole Newgarden manteve a liderança, enquanto Herta tentava segurar o ataque de Rinus Veekay pela segunda colocação. O holandês chegou a ameaçar nas primeiras curvas, mas o americano conseguiu manter a posição. Scott Dixon, Romain Grosjean e Alexander Rossi protagonizavam uma boa disputa no meio do bolo.

Pouco depois, um toque entre os carros do pelotão de trás. Sebastien Bordauis passou por cima da zebra, perdeu velocidade e James Hinchcliffe, que vinha o seguindo, reduziu drasticamente. Sobrou para Max Chilton, que bateu no carro do canadense e perdeu a asa dianteira.

Com bandeira amarela sinalizada e safety car na pista, oito carros aproveitaram para trocar os pneus, enquanto o britânico colocava uma nova peça.

 

A corrida foi retomada na volta 5, Newgarden e Herta não foram ao pit stop e se mantiveram nas primeiras posições. Já Veekay fez a parada e caiu para o fim da fila. O piloto da Penske não sofria ameaça na liderança e estava mais de dois segundos à frente. Fechavam o top 5 Alex Palou, Graham Rahal e Alexander Rossi, que apresentava problemas no carro após leve toque em Grosjean.

Na 14ª volta, Dixon aproveitou o baixo rendimento do americano e o ultrapassou pela quinta colocação. Logo atrás, vinham Santino Ferrucci e Pato O'Ward escalando o pelotão. Não demorou muito para eles passarem por Rossi.

Enquanto isso, os dois primeiros da corrida de sábado Marcus Ericsson e Rinus Veekay disputavam posições no fim do grid. O holandês fechou a porta e tocou no sueco, que quase foi para a parede. Resultado: problemas no pneu de Veekay e pit stop forçado para ele. O piloto da Chip Ganassi continuou na pista.

 

O top 5, formado por Newgarden, Herta, Palou, Rahal e O'Ward foi aos boxes na volta 20 e retornou na mesma ordem, com apenas alguns pilotos que estenderam a janela no meio deles. O único que voltou na mesma colocação de fato foi o líder, que não precisou enfrentar problemas com o tráfego.

O que parecia um deja-vu de sábado se formava na 23ª volta, Takuma Sato e Ericsson se aproximavam da ponta graças aos seus pit stops durante o safety car, o japonês ocupava o quarto lugar e o sueco era sexto. No entanto, a ameaça não durou muito tempo, Sato rapidamente perdeu rendimento com os pneus de faixa vermelha e foi aos boxes na volta 27, enquanto Ericsson fez a troca na 29.

Com isso, os cinco primeiros voltaram a ocupar as posições reais, com exceção de O'Ward, que foi ultrapassado por Dixon e perdeu a quinta colocação. Newgarden seguia na ponta sem ameaça desde o começo. Ainda restava mais uma rodada de pit stops e os próximos pneus do americano seriam os de faixa vermelha.

O segundo colocado Herta foi para os boxes na volta 45 e o líder fez sua parada logo na seguinte. O piloto da Andretti, com pneus de faixa preta, tinha melhor ritmo e conseguiu tirar boa diferença antes da janela. Eles voltaram a três segundos um do outro.

Apenas seis giros depois, os dois estavam colados e a única coisa que o americano da Penske podia fazer era tentar se segurar na ponta até o fim da corrida. 

Na 53ª volta, um respiro para Newgarden. Jimmie Johnson rodou na Curva 2 e não conseguiu voltar. O safety car foi acionado e agora Herta não poderia apenas pensar em atacar pela primeira posição, mas também lidar com Palou, Rahal, Dixon e O'Ward que completavam, muito próximos, o top 6.

 

Bandeira verde na volta 58 e Pato O'Ward tomou o quinto lugar do hexacampeão, enquanto Newgarden conseguiu manter a liderança e abrir vantagem. Já Colton Herta foi ameaçado por Álex Palou até outro incidente interromper a corrida. Falha mecânica no carro de Grosjean e mais uma vez o safety car entrava em cena.

 

Pista liberada com sete voltas restantes e O'Ward seguia escalando posições ao ganhar a quarta colocação de Graham Rahal e a terceira de Álex Palou. O mexicano logo alcançou Herta e, com isso, Newgarden abria diferença. 

O piloto da Arrow McLaren deixou o americano da Andretti para trás e se tornou a maior ameaça ao líder. No entanto, Herta seguia na cola e os três primeiros faziam uma grande disputa pela vitória.

Na 68ª volta, O'Ward conseguiu a ultrapassagem e assumiu a liderança para vencer a corrida de forma heróica. Newgarden não conseguiu disputar e teve que se preocupar em segurar o pódio, pois o mexicano abriu mais de cinco segundos rapidamente. Palou ainda ganhou a posição de Herta e arrancou um terceiro lugar.

 

Classificação final

Cla # Piloto Equipe Voltas Tempo Diferença Intervalo Mph
1 5 Mexico Patricio O'Ward Arrow McLaren SP 70 1:41'30.881     97.227
2 2 United States Josef Newgarden United States Team Penske 70 1:41'37.640 6.759 6.759 97.120
3 10 Spain Alex Palou United States Chip Ganassi Racing 70 1:41'37.820 6.939 0.179 97.117
4 26 United States Colton Herta Andretti Autosport with Curb-Agajanian 70 1:41'37.937 7.055 0.116 97.115
5 15 United States Graham Rahal United States Rahal Letterman Lanigan Racing 70 1:41'38.576 7.695 0.639 97.105
6 12 Australia Will Power United States Team Penske 70 1:41'39.323 8.441 0.746 97.093
7 9 New Zealand Scott Dixon United States Chip Ganassi Racing 70 1:41'39.713 8.832 0.390 97.087
8 22 France Simon Pagenaud United States Team Penske 70 1:41'39.945 9.064 0.231 97.083
9 8 Sweden Marcus Ericsson United States Chip Ganassi Racing 70 1:41'40.406 9.524 0.460 97.076
10 45 United States Santino Ferrucci United States Rahal Letterman Lanigan Racing 70 1:41'41.567 10.686 1.161 97.057
11 28 United States Ryan Hunter-Reay United States Andretti Autosport 70 1:41'41.866 10.985 0.299 97.052
12 30 Japan Takuma Sato United States Rahal Letterman Lanigan Racing 70 1:41'42.457 11.576 0.590 97.043
13 27 United States Alexander Rossi United States Andretti Autosport 70 1:41'45.091 14.209 2.633 97.001
14 29 Canada James Hinchcliffe Andretti Steinbrenner Autosport 70 1:41'45.878 14.996 0.787 96.989
15 20 United States Conor Daly United States Ed Carpenter Racing 70 1:41'46.034 15.152 0.156 96.986
16 14 France Sébastien Bourdais United States A.J. Foyt Enterprises 70 1:41'46.154 15.272 0.119 96.984
17 18 United Arab Emirates Ed Jones Dale Coyne Racing with Vasser Sullivan 70 1:41'46.999 16.118 0.845 96.971
18 21 Netherlands Rinus Kalmthout United States Ed Carpenter Racing 70 1:41'47.735 16.854 0.736 96.959
19 60 United Kingdom Jack Harvey United States Michael Shank Racing 69 1:41'48.661 1 Lap 1 Lap 95.559
20 3 New Zealand Scott McLaughlin United States Team Penske 69 1:41'55.731 1 Lap 7.070 95.449
21 48 United States Jimmie Johnson United States Chip Ganassi Racing 69 1:42'04.650 1 Lap 8.919 95.310
22 59 United Kingdom Max Chilton United Kingdom Carlin 68 1:41'50.633 2 Laps 1 Lap 94.144
23 4 Canada Dalton Kellett United States A.J. Foyt Enterprises 61 1:41'53.513 9 Laps 7 Laps 84.413
24 51 France Romain Grosjean Dale Coyne Racing with RWR 57 1:22'40.171 13 Laps 4 Laps 97.218
25 7 United States Oliver Askew Arrow McLaren SP 46 1:04'47.910 24 Laps 11 Laps 100.095

HÉLIO CASTRONEVES revela BASTIDORES da Indy 500

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Erro de Hamilton mostra um campeão sob pressão?

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Indy: Newgarden conquista pole position da segunda corrida de Detroit
Próximo artigo McLaren anuncia estreia de Magnussen na Indy neste fim de semana

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil