Recomendado para você

F1 AO VIVO: Acompanhe o GP de São Paulo em Tempo Real

F1 AO VIVO: Acompanhe o GP de São Paulo em Tempo Real

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1 AO VIVO: Acompanhe o GP de São Paulo em Tempo Real
F1: Leclerc abandona GP de São Paulo após incidente com Antonelli e Piastri

F1: Leclerc abandona GP de São Paulo após incidente com Antonelli e Piastri

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Leclerc abandona GP de São Paulo após incidente com Antonelli e Piastri
F1: Bortoleto bate na primeira volta do GP de São Paulo e abandona corrida

F1: Bortoleto bate na primeira volta do GP de São Paulo e abandona corrida

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Bortoleto bate na primeira volta do GP de São Paulo e abandona corrida
GP de São Paulo de F1 registra recorde de público em 2025

GP de São Paulo de F1 registra recorde de público em 2025

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
GP de São Paulo de F1 registra recorde de público em 2025
F1: Sérgio Maurício manda recado à Globo antes de último GP de São Paulo na Band

F1: Sérgio Maurício manda recado à Globo antes de último GP de São Paulo na Band

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Sérgio Maurício manda recado à Globo antes de último GP de São Paulo na Band
"Tenho que fazer em Valência como fiz agora", diz Moreira sobre decisão da Moto2

"Tenho que fazer em Valência como fiz agora", diz Moreira sobre decisão da Moto2

Moto2
Moto2
Algarve
"Tenho que fazer em Valência como fiz agora", diz Moreira sobre decisão da Moto2
F1: Entenda quantos pit stops as equipes devem fazer no GP de São Paulo

F1: Entenda quantos pit stops as equipes devem fazer no GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de São Paulo
F1: Entenda quantos pit stops as equipes devem fazer no GP de São Paulo
Porsche Cup: Paludo é campeão da Carrera Cup em Interlagos após final polêmico com toque em Hahn

Porsche Cup: Paludo é campeão da Carrera Cup em Interlagos após final polêmico com toque em Hahn

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Paludo é campeão da Carrera Cup em Interlagos após final polêmico com toque em Hahn
Entrevista

Mirando Indy Lights, gaúcho Kohl espera consistência em 2019

Depois de três anos na USF2000, piloto de 20 anos vê bom momento para dar passo à frente nos EUA

Lucas Kohl

Destaque brasileiro no primeiro degrau das categorias de acesso à Indy, Lucas Kohl testou um carro da Indy Lights pela primeira vez em setembro em Indianápolis. O piloto gaúcho teve dois dias de treinos no traçado misto do circuito com o carro da equipe Belardi e mostrou o desejo de realizar a temporada completa na categoria em 2019.

Ele atuou nos últimos três anos na categoria USF2000, degrau abaixo no chamado Road to Indy. Neste ano, ele foi o terceiro colocado, ajudando seu time a levar o título de equipes desta temporada.

“O ano foi bem bom. Foi meu terceiro ano nos EUA”, disse Kohl ao Motorsport.com.

“Continuei com o mesmo time que estava em 2017. Estava com os mesmos mecânicos, engenheiro e carro. Isso me ajudou a ter consistência. Testei o carro da Indy Lights no misto de Indianápolis e estamos tentando viabilizar isso para o próximo ano.”

Falando das diferenças entre os dois campeonatos, ele disse: “o carro é bem maior. Já é bem diferente em termos de espaço guiando. São 450 cv, a USF tem 170 cv. Isso foi um desafio nas primeiras saídas. Dosar a potência. Aprender também os pneus, também tem muita aerodinâmica. A equipe me ajudou bastante também.”

Mesmo pensando na Indy, ele não descarta no futuro atuar em outras categorias no EUA, impulsionado pelo sucesso de Felipe Nasr – campeão em seu primeiro ano no IMSA.

“No momento meu foco é a Indy”, falou.  

“Acho cedo para eu mudar de objetivo, tenho 20 anos ainda e tempo para chegar na Indy. Estou trabalhando muito para isso e queremos chegar lá. Mas, claro, é bom saber que tenho opções caso seja necessário.”

“O fato de a Indy não estar tendo muita renovação, não vejo como bloqueio. Isso é uma oportunidade. Esses pilotos um dia vão sair de lá, e é bom você estar próximo para conseguir entrar.”

“Estamos chegando na hora certa. Vai ter uma hora que nós vamos ter que trocar. Então, se tivermos os resultados que precisamos, se a gente bater na porta, assento não vai faltar.”

Kohl reafirmou que seu objetivo é garantir um contrato na Indy Lights.

“Eu fiz um treino só, foram dois dias de muito aprendizado. Não estava muito preocupado com a performance. Apenas me adaptei.”

“Acho que depois que conseguirmos assinar o contrato, vamos tentar fazer os testes de pré-temporada. Obviamente você precisa se acostumar com o carro e os pneus, mas brigar pelo pódio talvez possa ser realidade.”

Vida nos EUA

Kohl também falou de sua rotina nos EUA e que a falta de um automobilismo de base para fórmulas acessível no Brasil o fez chegar longe da maturidade nos EUA.

Não tive base no Brasil. Eu corria de kart e fui para os EUA. Tudo o que aprendi foi lá.”

“Este foi o desafio. No primeiro ano foi aprendizado. No segundo eu entre na minha equipe atual, e eles fizeram muito para me ajudar. Foram uma família. Praticamente não andei aqui, só conheço pistas do Rio Grande do Sul. Cheguei sem base, e estamos evoluindo até chegarmos em terceiro no campeonato.”

“Eu moro em Miami, Flórida. E moro lá pela preparação física mesmo. Trabalho com pessoas que fazem preparação física de atletas do UFC e de outros pilotos, como o Tony Kanaan, o Oswaldo Negri, o Matheus Leist. Faço bastante ciclismo e sempre academia à tarde. O nível é alto mesmo para uma categoria de base. É muito disputada.”

Lucas Kohl

Lucas Kohl

Artigo anterior Mazda encerra apoio ao programa Road to Indy
Próximo artigo Lucas Kohl garante vaga na Indy Lights para temporada 2019

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros