MotoGP: Ducati promoverá Martín em caso de título. Saiba mais

Contrato do espanhol prevê ida ao time oficial da Ducati caso seja campeão. Possibilidade de promoção estaria sendo discutida pelos italianos

Jorge Martin, Pramac Racing

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Jorge Martín será piloto oficial de fábrica da Ducati em 2024 se ele for campeão mundial da MotoGP nesse domingo (26). O piloto espanhol substituiria Enea Bastianini, que seria demovido para a Pramac.

Os rumores são de que a Ducati tomou essa decisão na Malásia, pouco antes da vitória de Bastianini em 2023, temporada marcada pelo excesso de lesões dos pilotos. Após a renovação de contrato de Martín, a cláusula de promoção para o time oficial da Ducati foi incluída caso ele se torne campeão, dividindo as atenções do time com Pecco Bagnaia, justamente seu concorrente ao título.

A Autosport apurou que Martin já testaria pela Ducati nos testes pós-temporada, nesta terça-feira.

Se a fabricante italiana decidir por Martín, acontecerá algo similar ao que aconteceu com o próprio Bastianini. Com quatro vitórias e um terceiro lugar em 2022 com a Gresini, o italiano foi para a Ducati. Mas o acordo dele, dependendo dos parâmetros, poderia fazer a Ducati coloca-lo na Pramac, ao lado de Franco Morbidelli, por exemplo.

Francesco Bagnaia, Ducati Team, Jorge Martin, Pramac Racing

Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images

Francesco Bagnaia, Ducati Team, Jorge Martin, Pramac Racing

No início de novembro, uma fonte próxima a Ducati indicou ao Autosport que eles não consideravam a troca entre Martín e Bastianini, mas que o contrato do espanhol ganhou uma cláusula automática de promoção em caso de título - algo que não parecia muito realista em 2022, mas que ganha contornos possíveis neste final de 2023.

Consultadas nesse sábado em Valência, fontes da Ducati apontaram que "a possibilidade existe", mesmo que ainda não estivesse "estipulada no contrato" para o campeão da Moto3 de 2018, Martin.

Ele está atrás de Bagnaia por 14 pontos depois de vencer o sprint no sábado, mas Bagnaia só precisa terminar em quinto para garantir seu segundo título.

HAMILTON e Sainz ELIMINADOS: veja DEBATE do QUALI do GP de ABU DHABI, que encerra 2023!

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast Motorsport.com debate se GP de Las Vegas de fato teve sucesso

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior MotoGP: Viñales é punido e Bagnaia herda pole na decisão
Próximo artigo MotoGP: Martín cai e Bagnaia é bicampeão com vitória em Valência

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil