MotoGP: Entenda por que a Yamaha se arrisca a se despedir de Rossi
Após troca de Rossi por Quartararo na equipe de fábrica, e agora acordo entre VR46 e Ducati, marca japonesa pode perder o italiano
Valentino Rossi and Lin Jarvis at Yamaha Factory Racing farewell event
Yamaha MotoGP
Toda a comunidade da MotoGP, desde a organização até as equipes, está observando com muita atenção uma eventual aposentadoria de Valentino Rossi, para observar qual o impacto tanto pra categoria quanto pra Yamaha.
Desde que voltou para a fabricante japonesa em 2013, após duas temporadas desastrosas na Ducati, o peso da comunicação e do marketing foi monopolizado pelo italiano. Ter Rossi é um privilégio muito importante para qualquer equipe.
Leia também:
O impacto do #46 é muito maior do que qualquer um de seus rivais. Embora isso pudesse ser percebido com mais clareza quando sua cor amarela predominando as arquibancadas da maioria do circuito, seus índices de popularidade ainda estão bem acima dos demais pilotos. Para facilitar: seu perfil no Instagram tem 10,5 milhões de seguidores, quase o dobro do de Marc Márquez (5,5 milhões), o segundo do ranking. No Twitter, mais de 5,5 pessoas seguem o italiano, para os 2,5 milhões que estão seguindo o formiga-atômica.
Além desses valores nas redes sociais, o nome Rossi é e será para sempre referência no mundo das duas rodas, basicamente porque ele é o grande responsável pela globalização de uma categoria que até sua chegada só chamava a atenção de um público muito específico.
Como é lógico, na Dorna, promotora do Mundial, existe a preocupação de ver como os fãs vão reagir à ausência daquele que há mais de duas décadas é o seu principal embaixador. Na Yamaha, mais do que expectativa, existe um misto de resignação e frustração pela possível perda de Rossi como embaixador da marca, algo que parecia impossível há poucos meses. Para entender até que ponto a fábrica de Iwata pode ter errado em sua estratégia, é necessário analisar os movimentos do mercado, tanto nas equipes de fábrica como nas equipes satélites em 2020 e 2021.
Desde o início, o heptacampeão mundial da MotoGP não sentiu nada bem como a troca envolvendo Fabio Quartararo foi tratada. A sucessão de eventos que moldou a formação inicial das duas equipes que competem com as motos da Yamaha foi detalhada a seguir.
Antes do final de 2019, foi o ”El Diablo” quem assinou sua passagem da equipe satélite para a principal, mudança essa que só se concretizou neste ano. Dias depois, foi Maverick Viñales, que usou como moeda de negociação uma oferta muito robusta da Ducati, e assim conseguiu a extensão contratual com a equipe nipônica. Nesse caso, Viñales mudou de planos e negociou diretamente com a base da empresa, no Japão, uma valiosa prorrogação do contrato, que agora expira no final de 2022. Com essas movimentações, Rossi não teve outra opção a não ser chamar a Sepang Racing Team (SRT), embora seu acordo para 2021 o vincule diretamente à Yamaha e com o melhor material disponível.
Para alguém como ele, habituado a ser sempre o dono do seu futuro, estar à mercê das decisões da Yamaha com pouco espaço de manobra não era algo que o confortasse minimamente.
Apesar do desconforto, a relação próxima entre a VR46 e a Yamaha, fornecedora das motos de teste para a academia de pilotos da Rossi, se sustenta até o fim deste ano e não parece fácil de continuar.
Nesta última quinta-feira foi anunciado o acordo entre VR46 e Ducati para a nova equipa no grid da MotoGP, no próximo ano. É uma aliança de três anos (2022-2024), que contempla uma Desmosedici 2022 para Luca Marini e, no papel, uma 2021 para Marco Bezzecchi, embora isso possa mudar após o 'convite' do patrocinador a Valentino para se manter ativo. Além disso, o objetivo da marca italiana é fechar um contrato para cobrir também as necessidades da academia VR46. No momento, apenas com modelos esportivos serão fornecidos, já que a Ducati não possui, por enquanto, motos para o Off Road. Essa coalizão pode deixar a Yamaha fora da jogada. E ainda mais importante, tirar de Rossi qualquer obrigação com a equipe japonesa no que diz respeito a seu imagem.
Percebendo as implicações comerciais que isso poderia ter, a Yamaha tentou voltar atrás em suas conversas com a SRT há alguns meses para renovar. E não só isso, mas ela tentou seduzir VR46. Rossi, no entanto, não concordou e assinou com a Ducati.
“Na Yamaha eles não estão muito confortáveis e é normal que seja assim. Por um lado, quase certamente vão perder Valentino como imagem, não conseguiram chegar a um acordo com a VR46 para o fornecimento das motos e, além disso, com todo o processo de negociação incomodaram a Petronas ”, frisou uma voz ao Motorsport.com que está ciente de todas essas conversas, porque faz parte delas.
A SRT parece usada pela Yamaha, mas após a enésima recusa da Suzuki em colocar mais duas motos no grid, os dirigentes da equipe acreditam que a opção que garante mais estabilidade e resultados é continuar com a M1. A renovação também será divulgada em breve.
O ressentimento, em qualquer caso, é evidente e mais do que justificado, principalmente se olharmos para dois fatos irrefutáveis. Em primeiro lugar, a Yamaha lidera o Mundial com Fábio Quartararo, que na sua época (2019) foi uma aposta da Petronas. E, como se não bastasse, a equipe da Malásia não teve outra escolha a não ser abrir espaço para Rossi diante das demandas do fornecedor, apesar de reconhecer publicamente que o perfil do italiano não condizia com a filosofia de seu projeto. Engolir tudo isso e depois descobrir que seu parceiro quer “levar” suas motos para oferecê-las para outra equipe (VR46) mais barata, é algo que deixaria qualquer um irritado.
Veja imagens das 89 vitórias de Valentino Rossi nas 500cc / MotoGP
1. Gran Premio de Gran Bretaña 2000
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
2. Gran Premio de Río 2000
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
3. Gran Premio de Japón 2001
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
4. Gran Premio de Sudáfrica 2001
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
5. Gran Premio de España 2001
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
6. Gran Premio de Catalunya 2001
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
7. Gran Premio de Gran Bretaña 2001
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
8. Gran Premio de la República Checa 2001
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
9. Gran Premio de Portugal 2001
Foto de: Marlboro Yamaha Team
10. Gran Premio del Pacífico 2001
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
11. Gran Premio de Australia 2001
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
12. Gran Premio de Malasia 2001
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
13. Gran Premio de Río 2001
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
14. Gran Premio de Japón 2001
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
15. Gran Premio de España 2002
Foto de: Richard Sloop
16. Gran Premio de Francia 2002
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
17. Gran Premio de Italia 2002
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
18. Gran Premio de Catalunya 2002
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
19. Gran Premio de Holanda 2002
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
20. Gran Premio de Gran Bretaña 2002
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
21. Gran Premio de Alemania 2002
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
22. Gran Premio de Portugal 2002
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
23. Gran Premio de Río 2002
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
24. Gran Premio de Australia 2002
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
25. Gran Premio de Japón 2003
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
26. Gran Premio de España 2003
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
27. Gran Premio de Italia 2003
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
28. Gran Premio de la República Checa 2003
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
29. Gran Premio de Portugal 2003
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
30. Gran Premio de Río 2003
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
31. Gran Premio de Malasia 2003
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
32. Gran Premio de Australia 2003
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
33. Gran Premio de Valencia 2003
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
34. Gran Premio de Sudáfrica 2004
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
35. Valentino Gran Premio de Italia 2004
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
36. Gran Premio de Catalunya 2004
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
37. Gran Premio de Holanda 2004
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
38. Gran Premio de Gran Bretaña 2004
Foto de: Fabrice Crosnier
39. Gran Premio de Portugal 2004
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
40. Gran Premio de Malasia 2004
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
41. Gran Premio de Australia 2004
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
42. Gran Premio de Valencia 2004
Foto de: Gauloises Fortuna Racing
43. Gran Premio de España 2005
Foto de: Gauloises Fortuna Racing
44. Gran Premio de China 2005
Foto de: Gauloises Fortuna Racing
45. Gran Premio de Francia 2005
Foto de: Gauloises Fortuna Racing
46. Gran Premio de Italia 2005
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
47. Gran Premio de Catalunya 2005
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
48. Gran Premio de Holanda 2005
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
49. Gran Premio de Gran Bretaña 2005
Foto de: Gauloises Fortuna Racing
50. Gran Premio de Alemania 2005
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
51. Gran Premio de la República Checa 2005
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
52. Gran Premio de Qatar 2005
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
53. Gran Premio de Australia 2005
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
54. Gran Premio de Qatar 2006
Foto de: Camel Media Service
55. Gran Premio de Italia 2006
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
56. Gran Premio de Catalunya 2006
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
57. Gran Premio de Alemania 2006
Foto de: Team Gresini
58. Gran Premio de Malasia 2006
Foto de: Camel Media Service
59. Gran Premio de España 2007
Foto de: Yamaha Motor Racing
60. Gran Premio de Italia 2007
Foto de: Yamaha Motor Racing
61. Gran Premio de Holanda 2007
Foto de: Yamaha Motor Racing
62. Gran Premio de Portugal 2007
Foto de: Yamaha Motor Racing
63. Gran Premio de China 2008
Foto de: Yamaha Motor Racing
64. Gran Premio de Francia 2008
Foto de: Yamaha Motor Racing
65. Gran Premio de Catalunya 2008
Foto de: Bridgestone Corporation
66. Gran Premio de Estados Unidos 2008
Foto de: Bridgestone Corporation
67. Gran Premio de la República Checa 2008
Foto de: Yamaha Motor Racing
68. Gran Premio de San Marino 2008
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
69. Gran Premio de Indianápolis 2008
Foto de: Yamaha Motor Racing
70. Gran Premio Japón 2008
Foto de: Yamaha Motor Racing
71. Gran Premio de Malasia 2008
Foto de: Yamaha Motor Racing
72. Gran Premio de España 2009
Foto de: Yamaha Motor Racing
73. Gran Premio de Catalunya 2009
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
74. Gran Premio de Holanda 2009
Foto de: Yamaha Motor Racing
75. Gran Premio de Alemania 2009
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
76. Gran Premio de la República Checa 2009
Foto de: Yamaha Motor Racing
77. Gran Premio de San Marino 2009
Foto de: Yamaha Motor Racing
78. Gran Premio de Qatar 2010
Foto de: Yamaha Motor Racing
79. Gran Premio de Malasia 2010
Foto de: Bridgestone Corporation
80. Gran Premio de Holanda 2013
Foto de: Yamaha MotoGP
81. Gran Premio de San Marino 2014
Foto de: Yamaha MotoGP
82. Gran Premio de Australia 2014
Foto de: Yamaha MotoGP
83. Gran Premio de Qatar 2015
Foto de: Yamaha MotoGP
84. Gran Premio de Argentina 2015
Foto de: Yamaha MotoGP
85. Gran Premio de Holanda 2015
Foto de: Yamaha MotoGP
86. Gran Premio de Gran Bretaña 2015
Foto de: Yamaha MotoGP
87. Gran Premio de España 2016
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
88. Gran Premio de Catalunya 2016
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
89. Gran Premio de Holanda 2017
Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images
F1 2021: Treinos agitados para GP da Estíria, com VERSTAPPEN à frente; veja análise | SEXTA-LIVRE
Assine o canal do Motorsport.com no Youtube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST: Sequência de corridas até férias da F1 será chave para campeonato?
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
MotoGP - Márquez: "Mais do que a posição, estou feliz pela confiança"
Portimão passa por melhorias de segurança antes de etapa da MotoGP
MotoGP: Ducati anuncia renovação de contrato com Bagnaia
MotoGP: Márquez, Rossi, Ducati e VR46 na pista em Portimão
Valentino Rossi revela o momento no qual decidiu se aposentar da MotoGP
Rossi teme Márquez na Ducati e manda alerta ao grid da MotoGP: "Será extremamente perigoso"
MotoGP: Quartararo passa por exames após incidente em Portimão e Yamaha tem teste encurtado pela chuva
MotoGP: Quartararo "não se preocupa" com mercado de pilotos e futuro com Yamaha
MotoGP: Quartararo aponta característica "inaceitável" da Yamaha enquanto Mir vê Honda com otimismo
Últimas notícias
Brasileiro Isaac Canto abre temporada como "estrela em ascensão" na Fórmula Ford da Irlanda do Norte
F1: Williams atualiza situação do reparo do chassi de Albon para o GP do Japão
F1: Horner já conversa com Alonso por vaga de 2025 na Red Bull, diz jornal
Briatore revela cirurgia para retirada de tumor cardíaco
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments