MotoGP faz teste com sistema de comunicação via rádio para pilotos em Jerez

Mas protótipo não segue o mesmo modelo adotado hoje nas principais categorias de automobilismo

Fabio Quartararo, Yamaha Factory Racing

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

A MotoGP segue em Jerez de la Frontera nesta segunda-feira para o primeiro dia de testes da temporada 2023. E a sessão na pista espanhola trouxe consigo um importante teste para um sistema de comunicação via rádio, que permitirá à direção de prova falar diretamente com os pilotos.

O projeto, que ainda está em um estágio embrionário, tem como objetivo melhorar a segurança, podendo ter ainda outras aplicações práticas, dependendo do futuro desses testes. A ideia é que a direção de prova se comunique diretamente com os pilotos através de mensagens previamente gravadas quando eles se aproximarem de uma área do circuito onde houve um incidente.

Leia também:

Segundo apurado, há um acordo sobre quais áreas poderão ser utilizadas para esta comunicação, evitando perturbar os pilotos.

Três pilotos testaram o sistema nesta segunda-feira (1º): Fabio Quartararo (Yamaha), Aleix Espargaró (Aprilia) e Jonas Fogler (Tech3 GasGas), que substituiu Pol Espargaró neste fim de semana.

Segundo apurado pelo Motorsport.com, a Dorna Sports e as fornecedoras de capacetes e macacões dos pilotos e os próprios pilotos trabalharam em conjunto para incorporar um pequeno receptor no macacão e um auto falante dentro do capacete.

Aparentemente, esse ponto não ficará dentro do ouvido do piloto para não ser invasivo, mas deve ficar em contato com a superfície do local.

Brad Binder, Red Bull KTM Factory Racing

Brad Binder, Red Bull KTM Factory Racing

Photo by: Gold and Goose / Motorsport Images

O teste foi acompanhado pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento da Dorna, que foram equipados com máquinas para medir os decibéis emitidos pelo protótipo.

Esse modelo segue um caminho explorado no passado e que, até agora, não obteve o sucesso desejado. Na última tentativa, um teste foi feito com Stefan Bradl, da Honda, em Misano há três anos, após discussões na comissão de segurança.

Naquela época, os pilotos pediam uma melhora na sinalização das bandeiras. A partir dali, a categoria passou a adotar painéis de LED na lateral da pista.

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #227 - Quem tem mais a ganhar e a perder após 'miniférias' da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior FIM anuncia a criação do primeiro Campeonato Mundial Feminino de Moto para 2024
Próximo artigo MotoGP: Pol Espargaró dá a primeira atualização sobre recuperação após grave acidente em Portimão

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil