Últimas notícias

MotoGP: Saiba quais efeitos as mensagens de rádio teriam sobre pilotos

Categoria testou novo sistema para melhorar a comunicação entre pilotos e equipes durante a temporada de 2020, mas ainda tem existem limitações

Team Suzuki MotoGP, bike detail

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

Os pilotos da MotoGP recebem informações com uma placa à medida que passam na reta de chegada, observando as telas no painel e com bandeiras agitadas pelos fiscais de pista para receber alertas sobre perigos ou acidentes.

Este último aspecto gerou algumas críticas na última temporada, depois que o regulamento das bandeiras amarelas foi modificado. Como resultado, a direção de provas buscou uma maneira de melhorar a comunicação com os pilotos durante os treinos e corridas.

Leia também:

O piloto da Honda, Stefan Bradl, foi contratado para testar o dispositivo de rádio que permite ao piloto ser informado diretamente da garagem de qualquer acidentes ou punições.

Mas para Johann Zarco, que vai correr pela Pramac Ducati em 2021, ainda há muitos detalhes para se corrigir: "Acho que a informação de rádio pode ser muito irritante", disse o francês. “Com o painel agora é possível descobrir muitas coisas”.

Os pilotos não recebem apenas instruções da equipe para colocar ou alterar os mapas por meio do painel. Eles também são informados da presença de uma bandeira na pista ou de quaisquer penalidades.

Dashboard

Auf dem Dashboard können heutzutage viele Informationen geteilt werden

Foto: Motorsport Images

Zarco, porém, admite que não faz muito uso da comunicação de painel: "Sinceramente não uso muito, porque não é fácil ler tudo e você tem outras coisas para fazer como piloto."

O problema de obter muitas informações

"Mesmo se você puder fazer isso, se você for forte o suficiente e não tiver que pensar muito sobre estratégia para controlar a corrida, você não consegue compartilhar tudo."

O piloto de Cannes dá a temperatura dos pneus como exemplo, uma questão delicada em 2020 devido ao tempo das últimas corridas na Europa, o que fez com que alguns pilotos só pudessem usar o médio e o macio.

"Não é mostrado para nós no painel. Às vezes pode ajudar saber o quão longe você pode acelerar ou não, mas também pode causar confusão ou nervosismo", concluiu.

Nova parceria com ThePlayer.com, a melhor opção para apostas e diversão no Brasil

Registre-se gratuitamente no ThePlayer.com e acompanhe tudo sobre Fórmula 1 e outros esportes! Você confere o melhor conteúdo sobre o mundo das apostas e fica por dentro das dicas que vão te render muita diversão e também promoções exclusivas. Venha com a gente!

DEBATE: Qual ALONSO teremos na temporada de RETORNO à F1? O POLÊMICO ou o ‘PAZ E AMOR’?

PODCAST: Vettel, Alonso, Ricciardo, Pérez ou Sainz? Quem entra 2021 mais pressionado?

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Ferrari admite que planejou estreia de Valentino Rossi na F1 com a Sauber
Próximo artigo MotoGP: Equipe Petronas diz que abriu "exceção" para Rossi por conta da pandemia

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil