Análise

MotoGP: Veja por que a Honda vai contratar Pol Espargaró para 2021

Ida do catalão para a equipe impacta futuro de Álex Márquez, contratado pelos japoneses para 2020

Pol Espargaro, Red Bull KTM Factory Racing

Foto de: Gold and Goose / Motorsport Images

A Honda alcançou um acordo com Pol Espargaró para 2021, uma manobra que aparentemente estigmatiza Álex Márquez sem que este sequer tenha estreado na MotoGP. Além disso, a medida vai erodir o projeto da KTM na categoria.

O acordo entre Honda e Espargaró está fechado, ainda que falte a assinatura e o acordo oficial, o que não pode ser levado a cabo neste momento devido a uma cláusula que vincula o espanhol à sua atual equipe, a KTM.

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As negociações entre Pol e Honda começaram faz algumas semanas depois que a equipe japonesa chegou à conclusão de que deveria se 'rearrumar' em meio às movimentações de suas rivais no mercado de pilotos.

Ter Maverick Viñales e Fabio Quartararo como dupla de 2021, deixando Valentino Rossi de fora, foi um aviso claro da Yamaha oficial de fábrica de que sua equipe está deixando os romantismos de lado para recuperar o título que não ganha desde 2015 (com Jorge Lorenzo).

No caso da Suzuki, renovar com Álex Rins e Joan Mir significa manter uma linha de crescimento constante, uma vez que a dupla levou a equipe a duas vitórias com Rins no ano passado. Um dos triunfos foi num pega espetacular com Marc Márquez em Silverstone. O que doeu para a Honda.

As próximas a fazer seu dever de casa são Ducati, que já confirmou Jack Miller para 2021, e KTM. Na visão da Honda, a marca austríaca pode ser uma rival direta em médio prazo. Já os italianos foram os rivais diretos dos últimos três campeonatos, com Andrea Dovizioso.

Segundo apurou o Motorsport.com, a Ducati nunca esteve interessada em contratar Pol Espargaró, que recebe na KTM 1,8 milhão de euros anuais, o triplo do que a equipe da Itália paga atualmente a Danilo Petrucci.

Golpe na KTM

De qualquer forma, o compromisso entre Espargaró e a Honda impede que o espanhol vá para a Ducati como substituto de Dovizioso, que ainda está em negociações para uma renovação com a equipe italiana.

Também não se pode perder de vista a má relação entre KTM e Honda nos últimos anos, com declarações cruzadas e até insinuações de jogo sujo. Nada que se compare, porém, a contratação de Espargaró pela HRC. Ao mesmo tempo, não se acredita que a KTM queira ou possa contratar Dovizioso, circunstância que coloca a Ducati em uma posição de tranquilidade para renovar com o piloto italiano de Forlí.

Alex Marquez debutará neste ano na MotoGP com a Repsol Honda Team

Alex Marquez debutará neste ano na MotoGP com a Repsol Honda Team

Já a KTM ficou nos últimos dias sem suas principais apostas de presente e futuro. Convencidos de não estarem aptos a impedir a saída de Espargaró, a estratégia dos austríacos se baseava em achar a fórmula para ter Jorge Martín, a quem chegaram a oferecer uma moto oficial para 2021. Entretanto, a equipe chegou tarde, já que o piloto de Madri já se comprometeu com a Ducati a correr pela satélite Pramac.

Espargaró é um piloto agressivo, trabalhador e com um estilo de pilotagem que, no papel, se adapta à Honda. O piloto é do gosto de Alberto Puig, diretor esportivo da equipe e grande influenciador na dança das cadeiras. A chegada do catalão deverá servir para que todo o peso da fabricante não fique sobre os ombros de Marc Márquez, que se encarregou praticamente sozinho de ganhar a tríplice coroa para a HRC em 2019.

É a ideia que Puig tem agora e já tinha no passado, em novembro, quando Lorenzo anunciou sua aposentadoria. Naquele momento, a opção mais lógica parecia ser promover Cal Crutchlow e colocar Álex Márquez ao lado de Takaaki Nakagami na LCR.

Alex Márquez, Repsol Honda Team, Cal Crutchlow, Team LCR Honda

Alex Márquez, Repsol Honda Team, Cal Crutchlow, Team LCR Honda

Difícil situação para Álex Márquez

Entretanto, distintos compromissos comerciais 'impediram' a ida de Cal para a Honda, além de o britânico insinuar que pode se aposentar no fim de seu atual contrato (2020), uma ameaça permanente que obrigou Puig a se precaver.

"A HRC sempre pensa no futuro de sua estrutura, desde os times de Moto3 até a MotoGP. Devido às circunstâncias, a atual temporada não está se desenvolvendo normalmente, mas isso não impede que a Honda siga planejando o melhor futuro", disse Puig após o Motorsport.com publicar que Espargaró iria para a equipe japonesa.

Com a chegada de Pol à Repsol Honda, ninguém sabe neste momento o que acontecerá com Álex Márquez, jovem piloto que ainda não estreou na MotoGP com a equipe oficial e que pode ficar estigmatizado pelos fatos recentes.

A lógica nos convida a pensar que Álex poderia passar a correr pela LCR, que seguramente se encaixa mais tranquilamente ao campeão da Moto2 para que este possa ter uma progressão natural de sua carreira na categoria rainha.

GALERIA: Veja todos as motos e pilotos da Repsol Honda nas 500cc/MotoGP

1995. Mick Doohan
1995. Àlex Crivillé
1995. Shinichi Ito
1996. Mick Doohan
1996. Àlex Criville
1996. Tadayuki Okada
1996. Shinichi Ito
1997. Mick Doohan
1997. Àlex Criville
1997. Tadayuki Okada
1997. Takuma Aoki
1998. Mick Doohan
1998. Àlex Crivillé
1998. Tadayuki Okada
1998. Sete Gibernau
1999. Àlex Crivillé
1999. Mick Doohan
1999. Tadayuki Okada
1999. Sete Gibernau
2000. Àlex Crivillé
2000. Sete Gibernau
2000. Tadayuki Okada
2001. Àlex Crivillé
2001. Tohru Ukawa
2002. Valentino Rossi
2002. Tohru Ukawa
2003. Valentino Rossi
2003. Nicky Hayden
2004. Nicky Hayden
2004. Álex Barros
2005. Nicky Hayden
2005. Max Biaggi
2006. Nicky Hayden
2006. Dani Pedrosa
2007. Dani Pedrosa, Repsol Honda Team
2007. Nicky Hayden
2008. Dani Pedrosa
2008. Nicky Hayden
2008. Tadayuki Okada*
Piloto sustituto
2009. Dani Pedrosa
2009. Andrea Dovizioso
2010. Dani Pedrosa
2010. Andrea Dovizioso
2011. Casey Stoner
2011. Dani Pedrosa
2011. Andrea Dovizioso
2011. Hiroshi Aoyama*
*Piloto sustituto
2012. Casey Stoner
2012. Dani Pedrosa
2012. Jonathan Rea*
*Piloto sustituto
2013. Marc Márquez
2013. Dani Pedrosa
2014. Marc Márquez
2014. Dani Pedrosa
2015. Marc Márquez
2015. Dani Pedrosa
2015. Hiroshi Aoyama*
*Piloto sustituto
2016. Marc Márquez
2016. Dani Pedrosa
2016. Hiroshi Aoyama*
*Piloto sustituto
2016. Nicky Hayden*
*Piloto sustituto
2017. Marc Márquez
2017. Dani Pedrosa
2018. Marc Márquez
2018. Dani Pedrosa
2019. Marc Márquez
2019. Jorge Lorenzo
2019. Stefan Bradl*
*Piloto sustituto
2020. Marc Márquez
2020. Alex Márquez
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