Relato da corrida

Carl Edwards vence as 600 milhas de Charlotte na base da economia do combustível

Piloto da Joe Gibbs Racing adota estratégia arriscada e consegue primeira vitória na nova equipe. Martin Truex Jr. perde no final novamente e Denny Hamlin tem desidratação

Vencedor Carl Edwards, Joe Gibbs Racing celebra

Vencedor Carl Edwards, Joe Gibbs Racing celebra

NASCAR Media

Carl Edwards, Joe Gibbs Racing Toyota crossed the finish line
Carl Edwards, Joe Gibbs Racing Toyota
Carl Edwards, Joe Gibbs Racing Toyota
Denny Hamlin, Joe Gibbs Racing Toyota

Após 31 provas de jejum, Carl Edwards volta a dar cambalhota ao vencer as 600 milhas de Charlotte. Tudo encaminhava para a primeira vitória do ano de Martin Truex junior, até a última bandeira amarela na volta 336. O ritmo do carro #78 era o melhor até então, já que havia liderado 131, das 400 voltas. A previsão de janela de combustível era de 50 a 55 voltas, mas no final, Edwards liderou um grupo de quatro pilotos que arriscaram ao economizar e conseguiu chegar ao fim da prova sem a necessidade de mais um pit stop. Com o êxito, o piloto do carro #19 se garante no Chase e ocupa agora a 16° colocação com 312 pontos. O líder do campeonato ainda é Kevin Harvick, com 473 pontos e duas vitórias.

As 600 milhas de Charlotte teve maior movimentação entre pilotos na liderança no primeiro quarto das 400 voltas, com nove líderes diferentes nas primeiras 100. Logo na primeira volta, os companheiros de equipe Matt Kenseth - que largou na pole - e Carl Edwards se tocaram, mas sem nenhum tipo de dano aos dois. Jimmie Johnson brigava com o carro para mantê-lo na pista, mas na volta 90 o hexacampeão rodou, sem chegar a tocar no muro. Apenas um pit stop para a troca de pneus e ele voltou à pista para remar tudo novamente. A seguir, a prova ganha tranquilidade até que Justin Algaier vai para o muro na volta 136. Martin Truex Junior assume a liderança pela primeira vez na volta 192, de onde ele se manteria até a parte final.

Jimmie Johnson, que vinha numa ótima recuperação e já estava no Top 5, acabou rodando novamente na curva 4, mas dessa vez não conseguiu evitar o choque no muro interno, próximo à área de pits. Fim de qualquer tipo de pretensão de bom resultado para JJ, que terminou na 40° posição, numa pista que ele já venceu sete vezes. "O carro não conseguia render quando tinha tráfego à nossa frente. Quando estávamos livres, éramos rápidos, mas não conseguíamos fazer muita coisa com carros à nossa frente", lamentou Johnson.

O novato Ryan Blaney, correndo com o carro #21, teve o azar de ter seu motor estourado na volta 282 e deixou um longo caminho de fluído de seu carro no asfalto, fazendo com que a bandeira amarela se alongasse. Enquanto isso, o estreante da noite - pelo menos desta temporada - Kyle Busch, avançava e chegava à segunda posição, faltando cem voltas para o fim. Após a rodada de Michael Annett, na volta 327, Denny Hamlin conseguia a liderança graças ao trabalho de sua equipe nos pits. A partir daí o piloto do carro número #11 começou a ter problemas. Pelo rádio, Hamlin reportava que estava se sentindo mal, com enxaqueca, devido ao cansaço.

Na volta 335 um dos lances que começou a definir a prova. Ricky Stenhouse Junior bate de leve no muro e ocasiona a oitava bandeira amarela. Todos os pilotos vão para as trocas de pneu e reabastecimento. A maioria está certa de que ainda precisariam voltar aos pits para nova parada. Nem todos. Faltando 38 voltas, Denny Hamlin deixa a liderança para trocar pneus, pois acreditara que estava com problemas numa das rodas. Faltando 22 voltas, começa o ciclo de paradas em bandeira verde e Martin Truex Junior faz sua parada assim como a grande maioria. Quatro pilotos arriscaram ficar na pista: Carl Edwards, Greg Biffle, Dale Junior e Matt Kenseth. Não por acaso, essa foi a classificação final dos quatro primeiros colocados. Truex voou na pista para tentar alcançá-los, mas não deu tempo. A vitória era mesmo de Carl Edwards, que voltou a celebrar com o salto mortal partindo da janela de seu carro. " A Joe Gibbs está de volta. Eu era o carro mais lento da nossa equipe, mas eu tinha os melhores caras no pitbox e vencemos a corrida. Acho que foi um presente divino", declara Edwards ainda no Victory Lane.

Após o término da prova, Denny Hamlin foi levado ao centro hospitalar de dentro do autódromo. Os médicos o avaliaram e informaram ao dono da equipe, Joe Gibbs, que se tratava de uma desidratação. Gibbs perdeu toda a festa de seu piloto vencedor para acompanhar o que estava acontecendo com Hamlin.

Greg Biffle, que terminou em segundo lugar, afirmou que sentiu que estava ficando sem combustível quando faltavam apenas duas voltas para o fim e que de alguma forma, ele conseguiu levar o carro adiante e conquistar a segunda colocação.

Kyle Busch, que voltou a correr numa prova oficial, terminou na 11° posição e marca seus primeiros pontos da temporada. Chase Elliott, que teve a sua terceira experiência num carro da Sprint Cup, ficou apenas na 18° colocação.

A próxima etapa da Nascar Sprint Cup será em Dover, no próximo domingo, dia 31 de maio, às 14h (Brasília).

 

 

 

Confira o resultado oficial da prova:

 

Posição Número Piloto Pontos Ganhos (em US)
1 19 Carl Edwards 47 363,390
2 16 Greg Biffle 42 277,263
3 88 Dale Earnhardt Jr 41 217,255
4 20 Matt Kenseth 41 258,316
5 78 Martin Truex Jr 41 187,35
6 31 Ryan Newman 38 166,57
7 2 Brad Keselowski 38 172,911
8 11 Denny Hamlin 37 143,72
9 4 Kevin Harvick 36 174,045
10 41 Kurt Busch 35 140,045
11 18 Kyle Busch 33 157,301
12 5 Kasey Kahne 32 128,685
13 22 Joey Logano 32 161,793
14 27 Paul Menard 30 120,735
15 24 Jeff Gordon 29 156,371
16 3 Austin Dillon 28 147,271
17 43 Aric Almirola 27 146,046
18 25 Chase Elliott 0 103,91
19 1 Jamie McMurray 25 136,826
20 15 Clint Bowyer 24 140,368
21 14 Tony Stewart 23 132,399
22 10 Danica Patrick 22 111,76
23 13 Casey Mears 21 128,993
24 9 Sam Hornish Jr 20 128,305
25 42 Kyle Larson 19 129,468
26 7 Alex Bowman 18 116,518
27 6 Trevor Bayne 17 141,21
28 35 Cole Whitt 16 113,343
29 47 AJ Allmendinger 15 125,618
30 95 Michael McDowell 14 97,335
31 34 Brett Moffitt # 13 97,185
32 46 Michael Annett 12 95,56
33 38 David Gilliland 12 115,957
34 83 Matt DiBenedetto # 10 95,285
35 98 Josh Wise 9 98,135
36 33 Alex Kennedy # 8 97,535
37 17 Ricky Stenhouse Jr 7 102,761
38 23 J.J. Yeley 0 89,413
39 40 Landon Cassill 0 85,35
40 48 Jimmie Johnson 4 129,286
41 55 David Ragan 3 105,164
42 21 Ryan Blaney 0 73,35
43 51 Justin Allgaier 1 77,85
 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Pilotos da Sprint Cup serão "rebatizados" nas 600 milhas de Charlotte
Próximo artigo Denny Hamlin conquista a pole na "milha monstro"

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil