Últimas notícias

Corda com laço de enforcamento é encontrada na garagem de Bubba Wallace e NASCAR abre investigação

A NASCAR confirmou que abriu uma investigação para descobrir quem deixou o objeto na garagem do piloto

Darrell Wallace Jr., Richard Petty Motorsports, Chevrolet Camaro

Darrell Wallace Jr., Richard Petty Motorsports, Chevrolet Camaro

motosport.com

Neste domingo, a NASCAR Cup realizaria sua etapa em Talladega, mas a prova precisou ser adiada por causa da chuva. Mesmo assim, o evento foi marcado por protestos envolvendo a bandeira confederada e até uma ameaça a Bubba Wallace, que teve em sua garagem uma corda de enforcamento, o que levou a NASCAR a abrir uma investigação imediata para descobrir quem deixou o objeto no local.

A carreata, que aconteceu do lado de fora do autódromo, teve uma presença reduzida de carros que conduziam a bandeira, símbolo dos estados do sul dos Estados Unidos que eram a favor da manutenção da escravidão, um dos motivos que levaram à Guerra Civil no século XVIII. A bandeira foi banida dos autódromos pela NASCAR há duas semanas.

Leia também:

Mas a manifestação que mais chamou a atenção certamente foi a que envolveu Wallace, único negro do grid da Cup Series. Foi encontrado em sua garagem uma corda com laço comumente usado em enforcamentos. A NASCAR confirmou que abriu uma investigação para descobrir quem deixou o objeto na garagem do piloto.

A categoria divulgou um comunicado na noite do domingo.

"Estamos bravos e indignados, e não conseguimos colocar em palavras o quão sério levaremos esse ato hediondo. Lançamos imediatamente uma investigação e vamos fazer tudo em nosso poder para identificar a(s) pessoa(s) responsáveis, e eliminá-los do esporte".

"Como já dissemos anteriormente, não há lugar para o racismo na NASCAR, e atos como esse apenas reforçam nossa vontade de tornar o esporte aberto e receptivo para todos".

Devido à restrições de acesso por causa da pandemia, as únicas pessoas com acesso às garagens da Cup são membros das equipes da Cup, funcionários da NASCAR e fiscais da pista.

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos, FBI, também entrou no caso para investigar o responsável pela corda com laço na garagem da Richard Petty Motorsport, equipe de Wallace, por meio do promotor de justiça Jay E. Town.

Wallace também se manifestou sobre o acontecimento:

"O ato deplorável de racismo e ódio desta noite me deixa muito triste, e serve como um doloroso lembrete do quanto ainda precisamos andar como sociedade, e o quão persistente precisamos ser na luta contra o racismo", disse.

"Nas últimas semanas, eu recebi muito apoio positivo de pessoas de diversas áreas da NASCAR, incluindo outros pilotos e membros de equipes".

"Juntos, nosso esporte se comprometeu a realizar mudanças reais e liderar uma comunidade que é aberta e receptiva a todos. Nada é mais importante e não serei parado por ações repreensíveis daqueles que buscam espalhar o ódio. Como minha mãe me disse hoje, 'eles apenas estão tentando te assustar'. Isso não vai me quebrar, eu não vou desistir. Eu vou continuar defendendo o que acredito com muito orgulho".

No dia 10 de junho, a NASCAR confirmou que estava banindo a presença da bandeira dos estados confederados em qualquer área de seus eventos.

Durante o sábado e domingo, um grupo de pessoas em motos e caminhonetes circularam ao redor do autódromo com bandeiras confederadas. O protesto foi pacífico e não houve confrontos, sendo que o único problema causado foi o tráfego criado devido à baixa velocidade de circulação.

Além disso, duas horas antes do horário marcado para o início da corrida no domingo, um pequeno avião sobrevoou o autódromo de Talladega carregando um banner com a bandeira confederada e a frase Defund NASCAR (Cortem o financiamento da NASCAR).

Na manhã desta segunda, Kay Ivey, política do Partido Republicano e governadora do estado do Alabama, divulgou uma nota pedindo desculpas a Wallace, onde reforçou que não existe espaço no estado para o racismo, especialmente para uma pessoa nativa (Wallace é da cidade de Mobile, no sul do Alabama).

"Fiquei chocada e horrorizada ao saber do ato vil de ontem contra Bubba Wallace em Talladega - não há lugar para essa exibição nojenta de ódio em nosso estado. O racismo e ameaças dessa natureza não serão toleradas, e eu me comprometo a ajudar no que for possível para garantir que o responsável seja encontrado e punido", disse.

Apoio antes de corrida

Pouco antes da largada da etapa de Talladega nesta segunda-feira, pilotos e membros de equipes rivais mostraram seu apoio a Wallace. O carro #43 foi levado para a frente do grid, com o acompanhamento de todos os presentes antes das cerimônias de abertura do evento.

O relato de como Zanardi surpreendeu a todos na UTI e a inspiração de amar a vida

PODCAST Motorsport.com discute notas polêmicas do game F1 2020; ouça o bate-papo

 

.

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior NASCAR: Dois membros da Stewart-Haas testam positivo para Covid-19
Próximo artigo NASCAR: Governadora do Alabama divulga pedido de perdão a Bubba Wallace após ameaça encontrada em sua garagem

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil