Entrevista

Jeff Gordon: rivalidade com Dale Earnhardt "mudou minha vida"

Ex-piloto que será induzido ao Hall da Fama da NASCAR ajudou a produzir documentário sobre rivalidade com outra lenda do esporte

Jeff Gordon, Henrick Motorsports and Dale Earnhardt, Richard Childress Racing

Jeff Gordon, Henrick Motorsports and Dale Earnhardt, Richard Childress Racing

Nigel Kinrade Photography

A rivalidade entre Dale Earnhardt Sr. e Jeff Gordon - e suas respectivas bases de fãs - ajudou a definir a NASCAR durante sua era de maior expansão.

Os esportes estão cheios de rivalidades e a história da NASCAR está repleta de muitas. No entanto, as batalhas entre o heptacampeão da Cup, Earnhardt, e o “new kid on the block”, Gordon, mudaram o esporte por gerações.

A Fox Sports Films, em colaboração com a NASCAR Productions e a DLP Media, desenvolveu um documentário de 60 minutos que explora o relacionamento das lendas, dentro e fora da pista.

Jeff Gordon

Jeff Gordon

Photo by: Fox Sports

Gordon vs. Earnhardt

O show foi produzido por Gordon, que agora trabalha como comentarista na cobertura da NASCAR do Fox Sports Americano. Earnhardt morreu em um acidente na última volta durante das 500 Milhas de Daytona de 2001.

O documentário “Unrivaled: Earnhardt vs. Gordon” vai ao ar no dia 14 de fevereiro, na emissora americana, após a cobertura dos Duels em Daytona, sessão que define o grid de largada para a Daytona 500.

“Meu período nas transmissões me ajudou a perceber o quão importante esses papéis ou essas rivalidades e personalidades são. Eu meio que gostaria de ter atuado um pouco mais na época”, disse Gordon ao Motorsport.com em uma entrevista recente.

“É claro que, se eu soubesse que os resultados na pista iam acabar do jeito que acabaram, eu provavelmente teria.”

“Seja qual for a razão, meu tempo de entrar no esporte e ser capaz de enfrentar um dos grandes de todos os tempos, se não o maior, e ter sua base de fãs e minha base de fãs em ascensão meio que indo de igual para igual, me colocou no mapa e mudou minha vida para sempre.”

Jeff Gordon, Henrick Motorsports and Dale Earnhardt, Richard Childress Racing

Jeff Gordon, Henrick Motorsports and Dale Earnhardt, Richard Childress Racing

Photo by: Nigel Kinrade Photography

Rivais na pista, amigos fora

Competidores ferozes atrás do volante, ambos eram amigos, ainda que improváveis, fora das pistas. De suas origens familiares aos estilos de competir, esquemas de pintura e senso de moda, os dois não poderiam ter sido mais diferentes.

O documentário também explora as bases de fãs polarizadas, com sinais ainda evidentes até hoje, com bandeiras e mercadorias comumente encontradas em todas as pistas.

"Foi muito divertido reviver esses momentos", disse Gordon. “Agora eu olho para trás, especialmente com a preparação para entrar no Hall da Fama, e percebo quão importante isso não foi apenas para a minha carreira, mas também para a NASCAR ao longo desse período.”

Enquanto amigos fora da pista, a morte de Earnhardt ainda deixou Gordon com muitas perguntas não respondidas em torno das motivações de Earnhardt.

"Aproveitando a oportunidade de voltar e analisar o seu papel, eu desejaria mais do que qualquer coisa entrar em seu cérebro e perguntar por que ele fez algumas das coisas que fez", disse Gordon.

"As coisas que ele fez na pista, ou as coisas que ele fez na mídia ou porque ele me levou sob sua asa do ponto de vista de um parceiro de negócios, eu adoraria saber algumas dessas respostas, mas nós nunca saberemos."

Além de Gordon serão entrevistados no documentário Dale Earnhardt Jr., Rick Hendrick, Ray Evernham, Richard Childress, Larry McReynolds, JR Rhodes, Don Hawk, Kyle Busch, Mike Helton e Brian Williams.

Dale Earnhardt

Dale Earnhardt

Photo by: Fox Sports

Isso poderia acontecer de novo?

Gordon acredita que a intensa competição e emoções em torno de sua rivalidade com Earnhardt é algo que ainda pode acontecer na NASCAR hoje.

"Isso não foi inventado. Isso começou por causa da nossa competitividade na pista, comigo correndo em um campeonato no início da minha carreira e ele indo para o seu oitavo campeonato”, disse Gordon.

“Na pista, eu não suportava correr roda a roda com Dale Earnhardt, porque sabia que poderia não fazer nada de errado e ele ainda poderia simplesmente me tirar do caminho.”

“Você tem que ter esse tipo de dinâmica, onde alguém tenha esse tipo de confiança de um lado e ter alguém do outro lado que não tenha medo em revidar.”

"Você precisa ter confiança suficiente sobre o que está fazendo na pista e fora dela e isso deve ser adotado por ambos."

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Johnson diz que não está acabado e pretende “vencer com frequência” novamente
Próximo artigo NASCAR anuncia pacote de mudanças para temporada 2019

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil