Últimas notícias

Chefão da Stock Car diz que rodadas duplas “tendem” a permanecer em 2020

Carlos Col enumera aspectos positivos de atual formato, mas admite fazer pequenos ajustes para a próxima temporada

Largada da corrida 1 de Goiânia

Foto de: Duda Bairros

A Stock Car aderiu ao formato de rodadas duplas a partir de 2014. Na atual temporada, das 12 etapas, apenas três são compostas por apenas uma corrida: a abertura do campeonato, a Corrida do Milhão e a final em Interlagos, com direito a pontuação dobrada.

E se depender do CEO da Vicar, empresa que organiza a Stock, o formato deve se manter para a temporada 2020, pelo sétimo ano consecutivo. Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, Carlos Col cita os motivos da decisão.

Leia também:

“Posso te garantir que a maciça maioria dos pilotos gostam do atual formato”, disse Col. “Ele tende a continuar, com aperfeiçoamentos. Sempre tentamos detectar o que pode ser melhorado. É um formato que, além das questões esportivas, leva em conta o negócio como um todo. As corridas têm sido ótimas, bem disputadas, excelentes.”

“Vamos lembrar que nosso esporte, para sobreviver, tem que ter uma embalagem de um produto de entretenimento. Se ele não for um bom entretenimento, ele não tem audiência nas pistas nem na TV, portanto não terá patrocinadores interessados e será inviabilizado.”

“Eventualmente algumas questões desportivas ou técnicas podem ser prejudicadas, sim. Todo remédio tem um efeito colateral, o importante é que salve o doente. Temos que lidar e minimizar os efeitos colaterais, é o que a medicina faz o tempo todo.”

O principal dirigente da Stock Car enumera os aspectos positivos do atual sistema: “O formato é muito bom porque ele traz entretenimento, boas corridas, e embaralha o grid, dá mais oportunidades a todos, fica mais democrática a visibilidade dos patrocinadores, sem alterar o resultado final do campeonato que sempre cai em mãos de quem o merece. Por isso, acho que é um formato de sucesso. Ele precisa sempre de retoques e aperfeiçoamentos.”

Outras categorias, como o DTM, também têm como formato a rodada dupla em um fim de semana, mas com uma corrida em cada dia. Col não considera esta opção, que vai contra o “hábito do brasileiro”.

“Fazer uma corrida no sábado e outra no domingo gera conforto para a equipe, ao piloto, mas não resolve os problemas que falei sobre entretenimento. Não há o hábito do brasileiro frequentar os autódromos no sábado e no domingo, coisa que acontece na Alemanha, nos Estados Unidos. No sábado, você tem 40% do público do que tem no domingo, o que já é bom, mas no Brasil não acontece isso, então não é um formato viável.”

“Depois, eu preciso pensar no formato televisivo, que é importantíssimo para dar essa visibilidade. Então, entendo que o modelo que temos agora, por enquanto, tende a continuar. Um grid não se sustenta só com os primeiros, ou os 10 primeiros, precisa do último também. Todos são igualmente importantes no processo todo e eu preciso cuidar de todos na medida do possível.”

Temporada histórica

A Stock Car comemora 40 anos de existência em 2019, fazendo com que a atual temporada seja especial. Confira todos os campeões – e seus respectivos carros – desde 1979

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala
1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala
1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala
1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala
1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala
1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala
1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala
1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala
1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala
1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala
1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala
1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala
1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala
1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala
1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala
1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega
1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega
1996 - Ingo Hoffmann (9)  - Chevrolet Omega
1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega
1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega
1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega
2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra
2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra
2002 - Ingo Hoffmann (12)  - Chevrolet Vectra
2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra
2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra
2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra
2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer
2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer
2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307
2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307
2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra
2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408
2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic
2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic
2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic
2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408
2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408
2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze
2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze
40

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Di Grassi volta a criticar autódromo no RJ e fala sobre posicionamento político: “Eu sou pró-Brasil”
Próximo artigo Podcast #009 - Leclerc campeão da F1 antes de Verstappen?

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil