Chefão da Stock Car diz que rodadas duplas “tendem” a permanecer em 2020

Carlos Col enumera aspectos positivos de atual formato, mas admite fazer pequenos ajustes para a próxima temporada

Chefão da Stock Car diz que rodadas duplas “tendem” a permanecer em 2020

A Stock Car aderiu ao formato de rodadas duplas a partir de 2014. Na atual temporada, das 12 etapas, apenas três são compostas por apenas uma corrida: a abertura do campeonato, a Corrida do Milhão e a final em Interlagos, com direito a pontuação dobrada.

E se depender do CEO da Vicar, empresa que organiza a Stock, o formato deve se manter para a temporada 2020, pelo sétimo ano consecutivo. Em entrevista exclusiva ao Motorsport.com, Carlos Col cita os motivos da decisão.

Leia também:

“Posso te garantir que a maciça maioria dos pilotos gostam do atual formato”, disse Col. “Ele tende a continuar, com aperfeiçoamentos. Sempre tentamos detectar o que pode ser melhorado. É um formato que, além das questões esportivas, leva em conta o negócio como um todo. As corridas têm sido ótimas, bem disputadas, excelentes.”

“Vamos lembrar que nosso esporte, para sobreviver, tem que ter uma embalagem de um produto de entretenimento. Se ele não for um bom entretenimento, ele não tem audiência nas pistas nem na TV, portanto não terá patrocinadores interessados e será inviabilizado.”

“Eventualmente algumas questões desportivas ou técnicas podem ser prejudicadas, sim. Todo remédio tem um efeito colateral, o importante é que salve o doente. Temos que lidar e minimizar os efeitos colaterais, é o que a medicina faz o tempo todo.”

O principal dirigente da Stock Car enumera os aspectos positivos do atual sistema: “O formato é muito bom porque ele traz entretenimento, boas corridas, e embaralha o grid, dá mais oportunidades a todos, fica mais democrática a visibilidade dos patrocinadores, sem alterar o resultado final do campeonato que sempre cai em mãos de quem o merece. Por isso, acho que é um formato de sucesso. Ele precisa sempre de retoques e aperfeiçoamentos.”

Outras categorias, como o DTM, também têm como formato a rodada dupla em um fim de semana, mas com uma corrida em cada dia. Col não considera esta opção, que vai contra o “hábito do brasileiro”.

“Fazer uma corrida no sábado e outra no domingo gera conforto para a equipe, ao piloto, mas não resolve os problemas que falei sobre entretenimento. Não há o hábito do brasileiro frequentar os autódromos no sábado e no domingo, coisa que acontece na Alemanha, nos Estados Unidos. No sábado, você tem 40% do público do que tem no domingo, o que já é bom, mas no Brasil não acontece isso, então não é um formato viável.”

“Depois, eu preciso pensar no formato televisivo, que é importantíssimo para dar essa visibilidade. Então, entendo que o modelo que temos agora, por enquanto, tende a continuar. Um grid não se sustenta só com os primeiros, ou os 10 primeiros, precisa do último também. Todos são igualmente importantes no processo todo e eu preciso cuidar de todos na medida do possível.”

Temporada histórica

A Stock Car comemora 40 anos de existência em 2019, fazendo com que a atual temporada seja especial. Confira todos os campeões – e seus respectivos carros – desde 1979

1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala
1979 - Paulo Gomes - Chevrolet Opala
1/40

Foto de: Divulgacao

1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala
1980 - Ingo Hoffmann - Chevrolet Opala
2/40
1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala
1981 - Afonso Giaffone Jr. - Chevrolet Opala
3/40
1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala
1982 - Alencar Jr. - Chevrolet Opala
4/40

Foto de: Divulgacao

1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala
1983 - Paulo Gomes (2) - Chevrolet Opala
5/40

Foto de: Divulgacao

1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala
1984 - Paulo Gomes (3) - Chevrolet Opala
6/40

Foto de: Divulgacao

1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala
1985 - Ingo Hoffmann (2) - Chevrolet Opala
7/40

Foto de: Divulgacao

1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala
1986 - Marcos Gracia - Chevrolet Opala
8/40

Foto de: Divulgacao

1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala
1987 - Zeca Giaffone - Chevrolet Opala
9/40

Foto de: Divulgacao

1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala
1988 - Fábio Sotto Mayor - Chevrolet Opala
10/40

Foto de: Divulgacao

1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala
1989 - Ingo Hoffmann (3) - Chevrolet Opala
11/40

Foto de: Divulgacao

1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala
1990 - Ingo Hoffmann (4) - Chevrolet Opala
12/40

Foto de: Divulgacao

1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala
1991 - Ingo Hoffmann (5) e Ângelo Giombelli - Chevrolet Opala
13/40

Foto de: Divulgacao

1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala
1992 - Ingo Hoffmann (6) e Ângelo Giombelli (2) - Chevrolet Opala
14/40

Foto de: Divulgacao

1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala
1993 - Ingo Hoffmann (7) e Ângelo Giombelli (3) - Chevrolet Opala
15/40

Foto de: Divulgacao

1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega
1994 - Ingo Hoffmann (8) - Chevrolet Omega
16/40

Foto de: Divulgacao

1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega
1995 - Paulo Gomes (4) - Chevrolet Omega
17/40

Foto de: Divulgacao

1996 - Ingo Hoffmann (9) - Chevrolet Omega
1996 - Ingo Hoffmann (9) - Chevrolet Omega
18/40

Foto de: Divulgacao

1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega
1997 - Ingo Hoffmann (10) - Chevrolet Omega
19/40
1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega
1998 - Ingo Hoffmann (11) - Chevrolet Omega
20/40

Foto de: Divulgacao

1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega
1999 - Chico Serra - Chevrolet Omega
21/40

Foto de: Divulgacao

2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra
2000 - Chico Serra (2) - Chevrolet Vectra
22/40

Foto de: Divulgacao

2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra
2001 - Chico Serra (3) - Chevrolet Vectra
23/40

Foto de: Divulgacao

2002 - Ingo Hoffmann (12) - Chevrolet Vectra
2002 - Ingo Hoffmann (12) - Chevrolet Vectra
24/40

Foto de: Divulgacao

2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra
2003 - David Muffato - Chevrolet Vectra
25/40

Foto de: Divulgacao

2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra
2004 - Giuliano Losacco - Chevrolet Astra
26/40

Foto de: Divulgacao

2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra
2005 - Giuliano Losacco (2) - Chevrolet Astra
27/40

Foto de: Divulgacao

2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer
2006 - Cacá Bueno - Mitsubishi Lancer
28/40

Foto de: Divulgacao

2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer
2007 - Cacá Bueno (2) - Mitsubishi Lancer
29/40

Foto de: Divulgacao

2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307
2008 - Ricardo Maurício - Peugeot 307
30/40

Foto de: Divulgacao

2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307
2009 - Cacá Bueno (3) - Peugeot 307
31/40

Foto de: Divulgacao

2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra
2010 - Max Wilson - Chevrolet Vectra
32/40

Foto de: Divulgacao

2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408
2011 - Cacá Bueno (4) - Peugeot 408
33/40

Foto de: Divulgacao

2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic
2012 - Cacá Bueno (5) - Chevrolet Sonic
34/40

Foto de: Duda Bairros

2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic
2013 - Ricardo Mauricio (2) - Chevrolet Sonic
35/40

Foto de: Chris Fabbri / CFR Media - Brazil

2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic
2014 - Rubens Barrichello - Chevrolet Sonic
36/40
2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408
2015 - Marcos Gomes - Peugeot 408
37/40
2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408
2016 - Felipe Fraga - Peugeot 408
38/40

Foto de: Fábio Davini

2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze
2017 - Daniel Serra - Chevrolet Cruze
39/40
2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze
2018 - Daniel Serra (2) - Chevrolet Cruze
40/40

Foto de: Fernanda Freixosa

compartilhar
comentários
VÍDEO: Di Grassi mostra onboard de ultrapassagem em Maurício: 'Frear não era opção'

Artigo anterior

VÍDEO: Di Grassi mostra onboard de ultrapassagem em Maurício: 'Frear não era opção'

Próximo artigo

Podcast #009 - Leclerc campeão da F1 antes de Verstappen?

Podcast #009 - Leclerc campeão da F1 antes de Verstappen?
Carregar comentários