Stock Car: Suzuki recupera vitória de etapa de Curitiba

Piloto havia sido punido por irregularidades no combustível e conseguiu reviravolta por unanimidade

Rafael Suzuki

Foto de: Victor Eleutério

O piloto Rafael Suzuki recuperou na noite desta quinta-feira (9) a vitória que havia obtido durante a corrida 1 da sétima etapa da Stock Car Pro Series, disputada no anel externo do Autódromo de Curitiba, no dia 8 de agosto.

O piloto da Full Time Sports havia sido punido com desclassificação por suposta irregularidade de combustível utilizado na prova. A decisão foi tomada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após recurso impetrado pela equipe.

Leia também:

Ainda cabe recurso por parte da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), órgão que fiscaliza as provas do esporte a motor nacional, que tem até três dias para se manifestar após a publicação do acórdão da decisão do STJD. A entidade deve decidir se entra ou não com o recurso nos próximos dias. No momento, Suzuki volta a ser o vencedor da prova, com Daniel Serra voltando a ocupar o segundo lugar.

“O combustível de todos os carros passa por um teste específico realizado na pista antes e depois das corridas. Após a prova, o combustível do carro do Rafael Suzuki apresentou uma micro variação, o que acarretou a desclassificação. Por isso, amostras foram levadas para um laboratório independente contratado pela VICAR, com o objetivo de realizar a análise definitiva”, explicou Fernando Julianelli, CEO da Stock Car.

“O resultado deste último teste indicou aos membros do Tribunal que não houve dolo por parte da equipe e do piloto, já que aconteceu apenas uma micro alteração circunstancial do combustível em níveis bastante residuais. Então, pelo menos nesta primeira instância, a decisão foi favorável ao apelo da equipe. É algo que nós esperávamos também, uma vez que a alteração residual é um fenômeno natural que pode ocorrer sob determinadas condições. Além disso, sabemos da qualidade do combustível oferecido pelo nosso parceiro e fornecedor”, frisou Julianelli.

“Estou muito feliz. Finalmente podemos comemorar em voz alta a nossa vitória conquistada de forma justa em Curitiba. Sempre soubemos da honestidade e integridade desta conquista. Mas poder dar essa notícia a todos, e enfim comemorar o que já era nosso por direito, é uma alegria e um alívio. Agradeço novamente a equipe, patrocinadores e parceiros por sempre confiarem no meu trabalho”, comemorou finalmente o piloto do carro #8.

Maurício Ferreira, chefe da equipe Full Time Sports comentou sobre o processo e o motivo para acatarem o recurso. “A corrida 1 da sétima em Curitiba foi vencida, na pista, de forma brilhante pelo Rafael Suzuki. Fomos surpreendidos pela desclassificação. Eu sabia que era impossível termos adulterado o padrão do combustível. Foi um processo demorado e difícil, mas no julgamento da comissão disciplinar, em primeira instância, o recurso foi acatado de forma unânime, ou seja, a vitória está clara que é merecida”, declarou.

"A própria Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e a Vicar (promotora do evento) pegaram por conta própria uma amostra que ficou retida e enviaram a um laboratório, para que fosse feita a cromatografia, um laudo molecular do combustível, onde mostra todas as propriedades dele. E foi constatado que não tinha nenhuma adulteração. Inclusive, o próprio procurador alterou seu parecer com base nos fatos, então acreditamos que não haverá recursos de nenhuma parte. Ficaram, sim, alguns danos, pois nesse tempo todo fomos taxados de adulteradores, culpados. Mas felizmente podemos agora mostrar que não é nada disso. Fica também o aprendizado, que espero que seja para todos”, completou o chefe da equipe.

Com a decisão, Rafael Suzuki recuperou a vitória e os pontos referentes, além do 5º lugar na corrida 2 e os dois pontos extras pela pole position, encerrando a sétima etapa com a soma de 48 pontos. Agora Suzuki se aproxima do Top-10 com 135 pontos. O piloto enfrentará novos desafios pela Stock Car nos dias 18 e 19 de setembro, em Goiânia, onde acontecem a oitava e nona etapas.

A Stock Car realizará a oitava e nona etapas já na semana que vem, nos dias 18 e 19 de setembro, em Goiânia.

F1 2021: A POLÊMICA em torno do motor Mercedes, Red Bull PREOCUPADA e porta fechada para de Vries

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST - Bottas: piloto que deixou a desejar ou talento 'sacrificado'?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Cacá Bueno revela que gostaria de colocar Le Mans no currículo e fazer mais ralis
Próximo artigo Stock Car: Nelsinho Piquet anuncia saída imediata da MX Piquet Sports e encerra participação na temporada 2021

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil