Conteúdo especial

Paris 1900: O ano em que o automobilismo fez parte das Olimpíadas

Provas na segunda edição das Olimpíadas da era Moderna contaram inclusive com um dos fundadores da Renault entre os vencedores

Automobilismo nas Olimpíadas de 1900

Foto de: Reprodução

Nesta sexta-feira (22), acompanhamos a Cerimônia de Abertura da 32ª Olimpíadas de Verão da Era Moderna, em Tóquio, no Japão. E a cada quatro anos, sempre nos deparamos com o mesmo debate, em que alguns defendem que o automobilismo não pode ser considerado um esporte devido à influência dos veículos na performance. Mas você sabia que o esporte a motor já integrou o programa olímpico em seus primórdios?

Em 1900, o mundo aguardava com expectativa a segunda edição dos Jogos Olímpicos, após Atenas-1896. Paris foi escolhida como a sede do evento, para que as Olimpíadas fossem realizadas em conjunto com a Exposição Universal, que também seria realizada na capital francesa.

Leia também:

A ideia do Barão de Coubertin era de popularizar as Olimpíadas usando a Exposição, mas a organização do evento foi veementemente contra à ideia, e os Jogos acabaram acontecendo sob muitos protestos, e com uma cobertura que, por muitas vezes, escondiam o nome real do evento, chamando-o de “Concurso Internacional de Exercícios Físicos e Esporte”, “Jogos Internacionais”, “Grande Prêmio da Exposição de Paris” e mais.

Com uma duração de mais de cinco meses, entre 14 de maio e 28 de outubro, as Olimpíadas de Paris não contaram com Cerimônias de Abertura e Encerramento, e o programa daquele ano teve 20 modalidades esportivas, como atletismo, pólo aquático, futebol e outras inusitadas como cabo de guerra e pelota basca.

Olimpíadas 1900

Olimpíadas 1900

Photo by: Reprodução

Mas nas primeiras edições das Olimpíadas, o programa não era tão fechado quanto o de hoje em dia, e era comum que houvessem programações paralelas, com categorias não-oficiais, em eventos de demonstração. E nos Jogos de 1900, o esporte a motor esteve presente, em duas e quatro rodas, ao lado de outras modalidades como salvamento de vidas, combate a incêndio e até mesmo corrida de pombos.

O automobilismo esteve presente em 14 provas feitas durante os Jogos de 1900. Doze delas foram realizadas em Paris, com provas de curta duração e duas de longa, com o trajeto Paris – Toulouse – Paris.

Enquanto o tradicional nas Olimpíadas é termos atletas competindo por si e / ou por seus países, no caso do automobilismo, as entradas tinham os nomes das montadoras. Apenas as provas Paris – Toulouse – Paris consideravam os pilotos.

Das 14 provas, três eram para carros de dois lugares, com peso abaixo de 400kg e acima de 400kg, uma para veículos de quatro lugares, outra para modelos de seis e, finalmente de sete lugares. Além destes, as outras cinco categorias chamam a atenção pela diversidade: táxi (movido a gasolina e elétrico), van de entrega (movido a gasolina e elétrico), caminhão, caminhão de pequeno porte e até mesmo caminhão de bombeiros!

Já as duas provas Paris – Toulouse – Paris tiveram categorias mais simplificadas: carros pequenos e grandes.

Por ser uma modalidade não-oficial, os registros sobre as provas são bastante escassos e, na maioria delas, não temos todas as informações sobre os vencedores, contendo no máximo a montadora e, em certos casos, nem mesmo isso.

Louis Renault com seu primeiro carro

Louis Renault com seu primeiro carro

Photo by: Reprodução

No geral, conhecemos apenas sete nomes de participantes, como do americano Gilbert Brown, medalha de ouro na prova de caminhão de bombeiros. Mas, entre estes, um se destaca: Louis Renault.

Um dos fundadores da montadora que leva seu sobrenome, Renault foi o vencedor da prova para carros pequenos da corrida Paris – Toulouse – Paris, em um pódio formado totalmente por carros de sua marca.

Mas ao longo das 14 modalidades, temos a presença de outras marcas dos primórdios do automóvel, como a Panhard-Levassor, Mors, De Dion-Bouton, Delahaye, Hurtu e mais. E, entre elas, uma outra que segue firme e forte até os dias atuais: Peugeot.

Já sobre as corridas de motovelocidade, há poucas informações disponíveis. Foram realizadas duas corridas, cada uma com uma milha de duração, e ambas foram vencidas por pilotos americanos: A. Jordan e E. Holloway.

Esta foi a única vez em que o esporte a motor esteve oficialmente presente em uma edição das Olimpíadas mas, ao longo dos anos, houve tentativas em juntá-los novamente.

Stirling Moss, Maserati 250F

Stirling Moss, Maserati 250F

Photo by: Motorsport Images

Durante os Jogos de Melbourne, em 1956, a Fórmula 1 organizou a realização do GP da Austrália durante as Olimpíadas, aproveitando um domingo sem atividades do evento. A prova contou com a participação de alguns nomes do grid da categoria e a vitória ficou com Stirling Mossa, a bordo da Maserati 250F.

Já em 1992, a organização do GP da Espanha quis aproveitar o embalo dos Jogos de Barcelona para tornar a prova em Montmeló um verdadeiro “GP Olímpico”, mas sem relação alguma com os Jogos. Na ocasião, Nigel Mansell venceu com folga, tendo Michael Schumacher e Jean Alesi completando o pódio, enquanto Ayrton Senna foi o nono colocado.

Apesar de estar longe de fazer parte do programa olímpico, o esporte a motor tem uma certa ligação com o Comitê Olímpico Internacional. Tanto a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) quanto a de Motociclismo (FIM) são reconhecidas oficialmente pelo COI e integram uma organização formada por outras modalidades que não são olímpicas, como futebol americano, boliche, bilhar, xadrez e mais.

Olympic Virtual Series Motorsport 2021

Olympic Virtual Series Motorsport 2021

Em 2021, o COI deu mais um aceno ao mundo do esporte a motor, mas em outra área: no virtual. Em maio e junho deste ano foi realizado o primeiro Olympic Virtual Series, com eventos de eSports de diversas modalidades, incluindo o automobilismo, representado pelo game Gran Turismo.

Igor Fraga foi o representante do Brasil e terminou na nona colocação na classificação geral, com a vitória ficando com o italiano Valerio Gallo.

Em busca de uma Olimpíadas para chamar de sua, a FIA fez o movimento contrário em 2019, criando o Motorsport Games, uma série de eventos de automobilismo realizados da mesma forma dos Jogos.

A primeira edição foi realizada naquele mesmo ano, usando o circuito de Vallelunga na Itália, enquanto a segunda acontecerá em outubro, em Paul Ricard, na França. Nos Jogos deste ano, será realizadas provas em 18 modalidades, que contam com GT, Fórmula 4, Rally, Kart, LMP3 e mais. Após participar apenas na F4 em 2019, a expectativa é de que os pilotos brasileiros participem em maior número neste ano.

Motorsport Games Logo

Motorsport Games Logo

Red Bull antecipa AÇÃO DRÁSTICA pós-BATIDA com Hamilton e clã Verstappen escancara REVOLTA com Wolff

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Como fica o campeonato após guerra declarada entre Verstappen e Hamilton?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Festival de Goodwood é adiado devido ao coronavírus

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil