WEC e IMSA anunciam convergência de carros para 2022 e criam classe LMDh
Presidentes do Automobile Club de l'Ouest (ACO) e IMSA revelaram uma nova classe, a LMDh que será comum ao Campeonato Mundial de Endurance da FIA e ao WeatherTech SportsCar Series
2019 Le Mans 24 Hours contenders
JEP / Motorsport Images
Esta sexta-feira (24) é um dia histórico para o endurance mundial. Foi anunciado a convergência de regras entre os carros de elite do Mundial de Endurance da FIA (WEC) e do WeatherTech SportsCar Series (IMSA), criando assim a classe LMDh.
A decisão significa que os protótipos que competem nos carros dos EUA em Daytona e Sebring também serão elegíveis para competir em Le Mans.
Leia também:
A declaração oficial diz:
O ACO e o IMSA estabeleceram juntos a base para regulamentos conjuntos para governar a nova classe de LMDh.
O objetivo é que, a partir de setembro de 2021 no FIA WEC e de janeiro de 2022 no campeonato WeatherTech, os fabricantes possam entrar na categoria superior e competir nos dois principais campeonatos em corridas de endurance com este novo modelo de carro, a LMDh.
Os dois órgãos sancionadores foram inspirados por elementos de cada um de seus respectivos regulamentos, a saber, do Hypercar de Le Mans, da ACO, e aqueles em preparação pelo IMSA o DPi 2.0.
O resultado dessa convergência, o carro LMDh será:
Baseado em um novo chassi comum para ACO e IMSA, usando elementos do chassi de Le Mans Hypercar e LMP2, e construído pelos quatro fabricantes atuais de LMP2: Dallara, Ligier, Multimatic e Oreca. Este chassi também será usado para a nova geração LMP2.
O carro usará um sistema KERS híbrido comum, no eixo traseiro.
Sua silhueta e design serão modificáveis, desenvolvidos de acordo com a marca ou estilo do fabricante, que fornecerá a potência do motor para o carro
Mais detalhes técnicos do carro serão revelados em março, em Sebring, em uma apresentação dos departamentos técnicos do ACO e IMSA.
O presidente do ACO, Pierre Fillon, declarou: “Este anúncio hoje é o ponto de partida crucial para um futuro conjunto de corridas de endurance, apoiado pelo ACO e IMSA. A plataforma representa a convergência alcançada pelas duas organizações, o que é uma grande história de sucesso para corridas de resistência.”
“Em breve, um fabricante poderá competir na categoria principal dos dois campeonatos, o FIA WEC e o WeatherTech Championship. Não podemos estar mais felizes, por ser excepcional, quantas oportunidades essa visão esportiva e de marketing a longo prazo abrirá."
Jim France, CEO do IMSA, também comentou: “Quando meu pai, Bill France Sr., trouxe a primeira corrida de carros esportivos da Daytona Continental aqui para o Daytona International Speedway em 1962, ele queria reunir pilotos, equipes e fabricantes de carros esportivos de todo o mundo. Com o ACO, IMSA e fabricantes alinhados, o anúncio de hoje eleva orgulhosamente a visão de meu pai para o próximo nível."
Gérard Neveu, CEO do WEC comentou: “O grande vencedor de hoje é o endurance, pois a porta está aberta a muitos pilotos para competir no mais alto nível nos dois lados do Atlântico com o mesmo carro.”
"Os dois órgãos devem ser parabenizados por sua visão e espírito de colaboração. Os Hypercars de Le Mans e os novos carros LMDh competindo juntos em Le Mans ou Daytona serão uma perspectiva incrivelmente empolgante para os fãs de endurance em todo o mundo.”
Relembre todos os vencedores das 24 Horas de Le Mans
1923: Chenard & Walcker Sport
Foto de: Budget Direct
1924: Bentley Sport
Foto de: Budget Direct
1925: Lorraine-Dietrich B3-6
Foto de: Budget Direct
1926: Lorraine-Dietrich B3-6
Foto de: Budget Direct
1927: Bentley Sport
Foto de: Budget Direct
1928: Bentley 4.5 Litre
Foto de: Budget Direct
1929: Bentley Speed 6
Foto de: Budget Direct
1930: Bentley Speed 6
Foto de: Budget Direct
1931: Alfa Romeo 8C 2300
Foto de: Budget Direct
1932: Alfa Romeo 8C 2300
Foto de: Budget Direct
1933: Alfa Romeo 8C 2300
Foto de: Budget Direct
1934: Alfa Romeo 8C 2300
Foto de: Budget Direct
1935: Lagonda M45R Rapide
Foto de: Budget Direct
1937: Bugatti Type 57G (1936 kein Rennen: Arbeiterstreik)
Foto de: Budget Direct
1938: Delahaye 135CS
Foto de: Budget Direct
1939: Bugatti Type 57S
Foto de: Budget Direct
1949: Ferrari 166 MM (1940 - 1948 kein Rennen: Krieg/Wiederaufbau)
Foto de: Budget Direct
1950: Talbot Lago T26
Foto de: Budget Direct
1951: Jaguar XK 120C
Foto de: Budget Direct
1952: Mercedes-Benz 300SL
Foto de: Budget Direct
1953: Jaguar C-Type
Foto de: Budget Direct
1954: Ferrari 375 Plus
Foto de: Budget Direct
1955: Jaguar D-Type
Foto de: Budget Direct
1956: Jaguar D-Type
Foto de: Budget Direct
1957: Jaguar D-Type
Foto de: Budget Direct
1958: Ferrari 250 TR58
Foto de: Budget Direct
1959: Aston Martin DBR1
Foto de: Budget Direct
1960: Ferrari TR59/60
Foto de: Budget Direct
1961: Ferrari TR61
Foto de: Budget Direct
1962: Ferrari 330TR1/LM Spyder
Foto de: Budget Direct
1963: Ferrari 250 P
Foto de: Budget Direct
1964: Ferrari 275 P
Foto de: Budget Direct
1965: Ferrari 250 LM
Foto de: Budget Direct
1966: Ford GT40 Mk II
Foto de: Budget Direct
1967: Ford GT40 Mk IV
Foto de: Budget Direct
1968: Ford GT40
Foto de: Budget Direct
1969: Ford GT40
Foto de: Budget Direct
1970: Porsche 917K
Foto de: Budget Direct
1971: Porsche 917K
Foto de: Budget Direct
1972: Matra Simca MS670
Foto de: Budget Direct
1973: Matra Simca 670B
Foto de: Budget Direct
1974: Matra Simca 670B
Foto de: Budget Direct
1975: Gulf Mirage GR8 Ford Cosworth DFV
Foto de: Budget Direct
1976: Porsche 936
Foto de: Budget Direct
1977: Porsche 936
Foto de: Budget Direct
1978: Renault Alpine A442B
Foto de: Budget Direct
1979: Porsche 935 K3
Foto de: Budget Direct
1980: Rondeau M 379 B Ford Cosworth
Foto de: Budget Direct
1981: Porsche 936/81
Foto de: Budget Direct
1982: Porsche 956
Foto de: Budget Direct
1983: Porsche 956
Foto de: Budget Direct
1984: Porsche 956
Foto de: Budget Direct
1985: Porsche 956
Foto de: Budget Direct
1986: Porsche 962C
Foto de: Budget Direct
1987: Porsche 962C
Foto de: Budget Direct
1988: Jaguar XJR-9 LM
Foto de: Budget Direct
1989: Sauber C9 Mercedes-Benz
Foto de: Budget Direct
1990: Jaguar XJR-12 LM
Foto de: Budget Direct
1991: Mazda 787B
Foto de: Budget Direct
1992: Peugeot 905
Foto de: Budget Direct
1993: Peugeot 905 Evo 1B
Foto de: Budget Direct
1994: Dauer-Porsche 962 LM
Foto de: Budget Direct
1995: McLaren F1 GTR
Foto de: Budget Direct
1996: TWR-Porsche WSC-95
Foto de: Budget Direct
1997: TWR-Porsche WSC-95
Foto de: Budget Direct
1998: Porsche 911 GT1-98
Foto de: Budget Direct
1999: BMW V12 LMR
Foto de: Budget Direct
2000: Audi R8
Foto de: Budget Direct
2001: Audi R8
Foto de: Budget Direct
2002: Audi R8
Foto de: Budget Direct
2003: Bentley Speed 8
Foto de: Budget Direct
2004: Audi R8
Foto de: Budget Direct
2005: Audi R8
Foto de: Budget Direct
2006: Audi R10
Foto de: Budget Direct
2007: Audi R10
Foto de: Budget Direct
2008: Audi R10
Foto de: Budget Direct
2009: Peugeot 908 HDI-FAP
Foto de: Budget Direct
2010: Audi R15 Plus
Foto de: Budget Direct
2011: Audi R18 TDI Ultra
Foto de: Budget Direct
2012: Audi R18 e-tron quattro
Foto de: Budget Direct
2013: Audi R18 e-tron quattro
Foto de: Budget Direct
2014: Audi R18 e-tron quattro
Foto de: Budget Direct
2015: Porsche 919 Hybrid
Foto de: Budget Direct
2016: Porsche 919 Hybrid
Foto de: Budget Direct
2017: Porsche 919 Hybrid
Foto de: Budget Direct
2018: Toyota TS050 Hybrid
Foto de: Budget Direct
2019: Toyota TS050 Hybrid
Foto de: Joe Portlock / Motorsport Images
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
Indy: Grosjean conquista segunda pole do ano no Alabama
Indy: Rosenqvist conquista pole no Texas pela segunda vez
Kanaan encerrará carreira na Indy após 500 Milhas deste ano
Últimas notícias
Brasileiro Isaac Canto abre temporada como "estrela em ascensão" na Fórmula Ford da Irlanda do Norte
F1: Williams atualiza situação do reparo do chassi de Albon para o GP do Japão
F1: Horner já conversa com Alonso por vaga de 2025 na Red Bull, diz jornal
Briatore revela cirurgia para retirada de tumor cardíaco
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments