Relato da corrida

WEC: Toyota supera "susto", confirma favoritismo e vence em Monza; brasileiros sobem ao pódio

Equipe japonesa perdeu a liderança a uma hora do fim, mas conseguiu recuperar; Negrão, Farfus e Gomes chegaram em segundo em suas divisões

Podium: race winners #7 Toyota Gazoo Racing Toyota GR010 - Hybrid: Mike Conway, Kamui Kobayashi, Jose Maria Lopez, second place #36 Alpine Elf Matmut Alpine 480 Gibson: Andre Negrao, Nicolas Lapierre, Matthieu Vaxiviere, third place #22 United Autosports USA Oreca 07 - Gibson: Philip Hanson, Fabio Scherer, Filipe Albuquerque

Podium: race winners #7 Toyota Gazoo Racing Toyota GR010 - Hybrid: Mike Conway, Kamui Kobayashi, Jose Maria Lopez, second place #36 Alpine Elf Matmut Alpine 480 Gibson: Andre Negrao, Nicolas Lapierre, Matthieu Vaxiviere, third place #22 United Autosports USA Oreca 07 - Gibson: Philip Hanson, Fabio Scherer, Filipe Albuquerque

Alessio Morgese

A Toyota sobreviveu a um grande susto e conquistou a terceira vitória no WEC em Monza, na categoria Hypercar, à frente da Alpine. Mike Conway, Kamui Kobayashi e José Maria López lideraram da pole position e não foram incomodados durante a maior parte da corrida.

No entanto, houve drama no início da penúltima hora, quando o piloto japonês do trio se arrastou até parar na longa reta após a segunda curva de Lesmo com suspeita de problema técnico, permitindo que o Glickenhaus de Romain Dumas passasse e assumisse a liderança com 40 segundos de vantagem.

Leia também:

Hypercar e LMP2

A corrida parecia guardar uma disputa apertada, pois Conway precisaria de um splash-and-dash tardio para ir até a linha de chegada, mas uma bandeira amarela em toda a pista para recuperar os destroços acabou com as chances de uma disputa final para a vitória entre Toyota e Alpine.

O britânico ganhou uma parada livre e saiu das boxes quase um minuto à frente de Matthieu Vaxiviere, que pilota o mesmo carro do brasileiro André Negrão. Ele, o francês e Nicolas Lapierre terminaram em segundo lugar, dando à equipe seu melhor resultado em conjunto.

“Na nossa categoria é evidente a diferença de desempenho dos carros híbridos para o nosso, especialmente os Toyota", disse André. "Até aqui a gente conseguiu se manter na briga. Le Mans é uma pista ainda mais desafiadora e com uma corrida de 24 horas de duração acredito que podemos ter chances melhores se não tivermos imprevistos ou quebras. Vamos pra cima.”

Pipo Derani, outro que representa o país na categoria máxima, teve problemas na ignição de seu carro, pilotado junto a Gustavo menezes e Olivier Pla, e abandonou.

A LMP2 contou com a vitória de Filipe Albuquerque, Phil Hanson e Fabio Scherer pela WRT. O trio, inclusive, terminou à frente do Hypercar de Dumas, Franck Mailleux e Richard Westbrook.

GTE Pro e GTE Am

A Porsche negou à Ferrari a vitória no GTE Pro na casa da equipe italiana, com Kevin Estre e Neel Jani marcando sua segunda vitória da temporada, após recuperar a liderança perdida com três horas de corrida.

O pit stop mais rápido da montadora alemã permitiu que voltassem na ponta e garantissem uma vitória ainda confortável.

James Calado e Alessandro Pier Guidi ficaram com o segundo lugar. Completaram o pódio Richard Lietz e Gianmaria Bruni. O brasileiro Daniel Serra ficou em quarto junto ao companheiro Miguel Molina.

Apesar da decepção na GTE Pro, a Ferrari conquistou a vitória na GTE Am, com François Perrodo, Nicklas Nielsen e Alessio Rovera cruzando a linha com 45 segundos de vantagem sobre os adversários.

A batalha pelo segundo lugar foi decidida na última volta e quem se deu a melhor foi o trio com dois brasileiros, Augusto Farfus, Marcos Gomes e Paul Dalla Lana, da Aston Martin, derrotaram Tomonobu Fujii, Satoshi Hoshino e Andrew Watson.

Ben Keating, do mesmo carro de Felipe Fraga, liderou a corrida desde pole position, mas pagou o preço de estender seu segundo stint além da vida útil esperada dos pneus, com o dianteiro esquerdo de seu carro estourando em alta velocidade e destruindo a carroceria.

Resultado final:

Cla # Pilotos Carro Classe Voltas Diferença
1 7 United Kingdom Mike Conway
Japan Kamui Kobayashi
Argentina Jose Maria Lopez
Toyota GR010 - Hybrid HYPERCAR 204  
2 36 Brazil André Negrao
France Nicolas Lapierre
France Matthieu Vaxivière
Alpine A480 HYPERCAR 204 1'00.908
3 22 United Kingdom Philip Hanson
Switzerland Fabio Luca Scherer
Portugal Filipe Albuquerque
Oreca 07 LMP2 200 4 Laps
4 709 France Romain Dumas
France Franck Mailleux
United Kingdom Richard Westbrook
Glickenhaus 007 LMH HYPERCAR 200 4 Laps
5 31 Netherlands Robin Frijns
Austria Ferdinand Habsburg
Charles Milesi
Oreca 07 LMP2 200 4 Laps
6 29 Netherlands Frits van Eerd
France Paul Loup Chatin
Netherlands Nick de Vries
Oreca 07 LMP2 200 4 Laps
7 34 Jakub Smiechowski
Netherlands Renger van der Zande
United Kingdom Alex Brundle
Oreca 07 LMP2 199 5 Laps
8 28 Indonesia Sean Gelael
Belgium Stoffel Vandoorne
United Kingdom Tom Blomqvist
Oreca 07 LMP2 199 5 Laps
9 21 Sweden Henrik Hedman
Colombia Juan Pablo Montoya
United Kingdom Ben Hanley
Oreca 07 LMP2 199 5 Laps
10 70 Esteban Garcia
France Loic Duval
France Norman Nato
Oreca 07 LMP2 198 6 Laps
11 1 Colombia Tatiana Calderon
Germany Sophia Floersch
Oreca 07 LMP2 198 6 Laps
12 20 Denmark Jan Magnussen
Denmark Anders Fjordbach
Denmark Dennis Andersen
Oreca 07 LMP2 197 7 Laps
13 82 Ireland Ryan Cullen
United Kingdom Oliver Jarvis
Brazil Felipe Nasr
Oreca 07 LMP2 196 8 Laps
14 44 Slovakia Miro Konopka
United Kingdom Oliver Webb
Matej Konopka
Ligier JSP 217 LMP2 191 13 Laps
15 92 France Kevin Estre
Switzerland Neel Jani
Porsche 911 RSR - 19 LMGTE PRO 190 14 Laps
16 51 Italy Alessandro Pier Guidi
United Kingdom James Calado
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE PRO 190 14 Laps
17 91 Italy Gianmaria Bruni
Austria Richard Lietz
Porsche 911 RSR - 19 LMGTE PRO 190 14 Laps
18 52 Brazil Daniel Serra
Spain Miguel Molina
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE PRO 190 14 Laps
19 83 France François Perrodo
Denmark Nicklas Nielsen
Alessio Rovera
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE AM 187 17 Laps
20 98 Canada Paul Dalla Lana
Brazil Augusto Farfus
Brazil Marcos Gomes
Aston Martin Vantage AMR LMGTE AM 187 17 Laps
21 777 Japan Satoshi Hoshino
Japan Tomonobu Fujii
United Kingdom Andrew Watson
Aston Martin Vantage AMR LMGTE AM 187 17 Laps
22 56 Norway Egidio Perfetti
Italy Matteo Cairoli
Italy Riccardo Pera
Porsche 911 RSR - 19 LMGTE AM 187 17 Laps
23 77 Germany Christian Ried
Australia Jaxon Evans
Australia Matt Campbell
Porsche 911 RSR - 19 LMGTE AM 186 18 Laps
24 88 Andrew Haryanto
Germany Marco Seefried
Belgium Alessio Picariello
Porsche 911 RSR - 19 LMGTE AM 186 18 Laps
25 54 Switzerland Thomas Flohr
Italy Francesco Castellacci
Italy Giancarlo Fisichella
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE AM 186 18 Laps
26 85 Switzerland Rahel Frey
Denmark Michelle Gatting
Belgium Sarah Bovy
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE AM 185 19 Laps
27 86 United Kingdom Michael Wainwright
United Kingdom Ben Barker
United Kingdom Tom Gamble
Porsche 911 RSR - 19 LMGTE AM 185 19 Laps
28 61 Switzerland Chris Ulrich
France Simon Mann
Finland Toni Vilander
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE AM 185 19 Laps
29 47 Italy Roberto Lacorte
Italy Giorgio Sernagiotto
Italy Antonio Fuoco
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE AM 184 20 Laps
30 388 Germany Pierre Ehret
Germany Christian Hook
Netherlands Jeroen Bleekemolen
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE AM 184 20 Laps
31 46 Norway Dennis Olsen
Norway Anders Buchardt
United States Maxwell Root
Porsche 911 RSR - 19 LMGTE AM 183 21 Laps
32 33 United States Ben Keating
Dylan Pereira
Brazil Felipe Fraga
Aston Martin Vantage AMR LMGTE AM 175 29 Laps
33 8 Switzerland Sébastien Buemi
Japan Kazuki Nakajima
New Zealand Brendon Hartley
Toyota GR010 - Hybrid HYPERCAR 161 43 Laps
  38 Mexico Roberto Gonzalez
Portugal Antonio Felix da Costa
United Kingdom Anthony Davidson
Oreca 07 LMP2 127 77 Laps
  708 Brazil Pipo Derani
United States Gustavo Menezes
France Olivier Pla
Glickenhaus 007 LMH HYPERCAR 90 114 Laps
  60 Italy Claudio Schiavoni
Italy Andrea Piccini
Italy Matteo Cressoni
Ferrari 488 GTE EVO LMGTE AM 37 167 Laps

F1 2021: TENSÃO após BATIDA de HAMILTON e VERSTAPPEN em SILVERSTONE! Tudo sobre o GP! | PÓDIO

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #119 - TELEMETRIA: Qual é o impacto da 'Sprint' na F1? Rico Penteado responde

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior WEC: Toyota faz a dobradinha na qualificação de Monza; Fraga é pole na GTE Am
Próximo artigo WEC: Toyota completa teste pré-Le Mans bem-sucedido em Spa com Hipercarros

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil