Entrevista

Brasileiro da MotoE relata tensão durante incêndio no paddock em Jerez

Piloto da Avintia na categoria de motos elétricas, Eric Granado fez melhor tempo dos testes e projeta temporada

Eric Granado

Eric Granado

Gold and Goose / Motorsport Images

Único brasileiro da MotoE, Eric Granado falou com exclusividade ao Motorsport.com Brasil após incêndio que queimou o paddock da categoria na madrugada da última quinta-feira, em Jerez de la Frontera. Ocasionado por um curto-circuito, o fogo destruiu todas as motos Energica Ego Corsa, além de ferramentas e pertences dos pilotos. Piloto da Avintia e líder dos testes no dia anterior às chamas, Granado lamentou o ocorrido e projetou a temporada. A abertura, inicialmente marcada para o dia 5 de maio, na pista espanhola, foi adiada. O campeonato, porém, está mantido.

Leia também:


O incêndio

O brasileiro ficou sabendo do incidente pela manhã: "O Raúl Jara, meu treinador na Europa, estava comigo no quarto, me acordou e falou: 'Eric, vamos descer logo para a recepção do hotel. A gente tem que encontrar a equipe porque teve um incêndio'. Fiquei sem entender: 'Como assim incêndio, queimou alguma moto?'. E ele: 'Você não tá entendendo, queimou tudo, não sobrou nada'. Eu falei: 'Não, não é possível. Não tô acreditando'."

"Levantei da cama rápido e ele me mostrou uma foto. Fiquei desesperado e não sabia o que fazer. Nunca tinha visto isso na vida", relatou Granado. "Infelizmente era real e a gente foi correndo pra pista para ver o que tinha acontecido. Quando cheguei lá, estava tudo queimado. Não deu para recuperar nada. Queimaram motos e equipamentos de todos os pilotos. Meu macacão e capacete, ferramentas, enfim. Uma grande perda, mas ninguém se machucou, que é o mais importante".

Fire in the Jerez paddock

Fire in the Jerez paddock

Photo by: Uncredited

O brasileiro falou sobre as perdas e o local onde o fogo se alastrou: "As motos estavam no ePaddock, tenda super bem elaborada que a Dorna [organização] montou pra usar o ano todo. Era uma tenda preparada, e não provisória ou sem preparo. Durante a noite, houve algum problema que acabou incendiando a tenda. E a bateria, quando pega fogo, gera uma explosão muito grande. Infelizmente, acabou queimando tudo".

Granado não tem maiores informações sobre o incidente e o campeonato: "Não sei, a Dorna vai detalhar nos próximos dias. O mais importante é que o campeonato vai rolar. As cinco etapas programadas vão acontecer. Com atraso, mas vai acontecer. Agora é aguardar as atualizações da Dorna. Enquanto isso, vou me preparando. Também vou correr o SuperBike Brasil com a Honda Racing. Quando tiver resposta da Dorna, estaremos preparados".

Fire in the Jerez paddock

Fire in the Jerez paddock

Photo by: Uncredited

Voltando ao Brasil para a competição de motovelocidade, o piloto falou sobre os resultados nos testes da MotoE: "Consegui me adaptar à moto muito bem. A equipe deixou a moto perfeita. Fiquei muito feliz e queria continuar o trabalho, mas infelizmente o incêndio aconteceu. Agora é ter paciência. Minha expectativa é a melhor. Estou motivado e fui bem nos treinos. Não me garante nada, mas é uma motivação extra para quando tudo tiver normalizado".

Apesar do incêndio, Granado está otimista para a temporada da MotoE: "Vai ser um campeonato muito legal. Vai ser um show, porque as motos são iguais para todos e isso é o atrativo principal. Todo mundo vai dar o melhor e o nível de pilotos é altíssimo. Gente que vem da MotoGP, Moto2, Moto3, Superbike, categorias do mundo inteiro, então vai ser um grande campeonato. Espero que tudo se normalize quanto antes e eu possa voltar às pistas com a MotoE".

Eric Granado, Forward Racing

Eric Granado, Forward Racing

Photo by: Gold and Goose / LAT Images

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior MotoE: Campeonato será mantido apesar do incêndio em Jerez
Próximo artigo Abertura da MotoE não será em Le Mans, garantem organizadores

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil