Depois de registrar um crescimento superior a 50% em 2018 na comparação com 2018, o segmento de veículos esportivos perdeu fôlego no ano passado. Foram comercializadas apenas 2.245 unidades, uma retração de 12,9%. Após três anos seguidos com líderes diferentes, 2019 viu finalmente a manutenção de um modelo no topo.
Após emplacar quase mil unidades em seu primeiro ano com importação oficial, o Ford Mustang perdeu quase 2/3 de seus compradores e encerrou o período com 384 emplacamentos. Ainda assim, uma boa vantagem em relação ao Porsche 911 (247), que se manteve em segundo com uma evolução de quase 18%.
Sem nenhuma unidade registrada em 2018, o BMW Z4, em nova geração, garantiu presença no pódio com 233 emplacamentos e superou o Porsche Boxster (224), que caiu uma posição apesar de crescer mais de 30%. Nº 1 em 2016, o Chevrolet Camaro (152) completou o top 5 após ser apenas o 8º em 2018. Mostrando o bom momento da Porsche no país, o Cayman (133) também avançou acima dos 30%.
Fora do top 10 no último ranking, o BMW M2 (100) subiu para sétimo graças a uma evolução de mais de 80%. Única station no top 20, a Audi RS4 foi a preferida por 71 consumidores. Estreante, o Mercedes-AMG CLS53 ficou à frente do BMW Série 4 por apenas uma unidade (54 x 53), com o BMW M5 e o Jaguar F-Type – melhor britânico da lista - empatados com 51 unidades.
Lançado no final de 2019, o Mercedes-AMG A35 (47), modelo esportivo mais barato da marca, foi o 13º, uma posição à frente do caro Mercedes-AMG GT 63 S (38). Os alemães, aliás, dominaram o ranking e tiveram nada menos do que 25 dos 30 mais vendidos. Além do Mustang, do Camaro e do F-Type, apenas o japonês Subaru WRX (16) e o norte-americano Chevrolet Corvette (14) entraram na festa germânica.
Primeiros colocados entre os italianos, os Ferrari 488 Pista e Portofino emplacaram 9 unidades cada, com o Lamborghini Huracan (8) na cola. Aposta sul-coreana num restritíssimo mercado, o Kia Stinger vendeu apenas 4 unidades. Empatado na última posição com outros oito modelos, o caríssimo Rolls-Royce Wraith emplacou apenas uma unidade.
Esportivos |
| ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2019 | % 2019 | TOTAL 2018 | % 2019 | % VARIAÇÃO 19/18 | POS. 2018 |
1º | FORD MUSTANG | 384 | 17,10% | 988 | 38,35% | -61,13% | 1º |
2º | PORSCHE 911 | 247 | 11,00% | 210 | 8,15% | 17,62% | 2º |
3º | BMW Z4 | 233 | 10,38% | 0 | 0,00% | - | - |
4º | PORSCHE BOXSTER | 224 | 9,98% | 166 | 6,44% | 34,94% | 3º |
5º | CHEVROLET CAMARO | 152 | 6,77% | 93 | 3,61% | 63,44% | 8º |
6º | PORSCHE CAYMAN | 133 | 5,92% | 99 | 3,84% | 34,34% | 7º |
7º | BMW M2 | 100 | 4,45% | 55 | 2,14% | 81,82% | 13º |
8º | AUDI RS4 | 71 | 3,16% | 0 | 0,00% | - | - |
9º | MERCEDES-AMG CLS53 | 54 | 2,41% | 0 | 0,00% | - | - |
10º | BMW SÉRIE 4 | 53 | 2,36% | 135 | 5,24% | -60,74% | 6º |
11º | BMW M5 | 51 | 2,27% | 62 | 2,41% | -17,74% | 10º |
12º | JAGUAR F-TYPE | 51 | 2,27% | 35 | 1,36% | 45,71% | 17º |
13º | MERCEDES-AMG A35 | 47 | 2,09% | 0 | 0,00% | - | - |
14º | MERCEDES-AMG GT 63 S | 38 | 1,69% | 0 | 0,00% | - | - |
15º | BMW M140i | 37 | 1,65% | 48 | 1,86% | -22,92% | 15º |
16º | MERCEDES-AMG C43 | 37 | 1,65% | 58 | 2,25% | -36,21% | 11º |
17º | MERCEDES-AMG C63 | 36 | 1,60% | 0 | 0,00% | - | 11º |
18º | AUDI TT / TTS | 32 | 1,43% | 142 | 5,51% | -77,46% | 4º |
19º | MERCEDES-BENZ SLC | 22 | 0,98% | 67 | 2,60% | -67,16% | 9º |
20º | BMW M3 | 21 | 0,94% | 51 | 1,98% | -58,82% | 14º |
21º | AUDI RS6 | 20 | 0,89% | 28 | 1,09% | -28,57% | 20º |
22º | SUBARU WRX | 16 | 0,71% | 9 | 0,35% | 77,78% | 26º |
23º | BMW M4 | 15 | 0,67% | 11 | 0,43% | 36,36% | 23º |
24º | BMW M850i | 15 | 0,67% | 0 | 0,00% | - | - |
25º | MERCEDES-AMG CLA45 | 15 | 0,67% | 0 | 0,00% | - | - |
26º | CHEVROLET CORVETTE | 14 | 0,62% | 31 | 1,20% | -54,84% | 18º |
27º | MERCEDES-AMG E53 | 12 | 0,53% | 0 | 0,00% | - | - |
28º | MERCEDES-AMG E43 | 11 | 0,49% | 0 | 0,00% | - | - |
29º | MERCEDES-AMG E63 | 10 | 0,45% | 0 | 0,00% | - | - |
30º | MERCEDES-AMG S63 | 10 | 0,45% | 0 | 0,00% | - | - |
31º | FERRARI 488 PISTA | 9 | 0,40% | 0 | 0,00% | - | - |
32º | FERRARI PORTOFINO | 9 | 0,40% | 5 | 0,19% | 80,00% | 32º |
33º | LAMBORGHINI HURACAN | 8 | 0,36% | 8 | 0,31% | 0,00% | 28º |
34º | MERCEDES-AMG GT C/GT R | 8 | 0,36% | 5 | 0,19% | 60,00% | 34º |
35º | FERRARI 488 SPIDER | 6 | 0,27% | 9 | 0,35% | -33,33% | 25º |
36º | MERCEDES-AMG A45 | 6 | 0,27% | 57 | 2,21% | -89,47% | 12º |
37º | MERCEDES-AMG S65 | 6 | 0,27% | 0 | 0,00% | - | - |
38º | BENTLEY CONTINENTAL GT | 4 | 0,18% | 5 | 0,19% | -20,00% | 31º |
39º | KIA STINGER | 4 | 0,18% | 16 | 0,62% | -75,00% | 21º |
40º | AUDI R8 | 3 | 0,13% | 15 | 0,58% | -80,00% | 22º |
41º | LAMBORGHINI AVENTADOR | 3 | 0,13% | 5 | 0,19% | -40,00% | 33º |
42º | MERCEDES-AMG CLA35 | 3 | 0,13% | 0 | 0,00% | - | 11º |
43º | AUDI S3 / RS3 | 2 | 0,09% | 0 | 0,00% | - | - |
44º | FERRARI F12 TDF | 2 | 0,09% | 1 | 0,04% | 100,00% | 37º |
45º | FERRARI GTC4 LUSSO | 2 | 0,09% | 1 | 0,04% | 100,00% | 38º |
46º | AUDI RS3 | 1 | 0,04% | 136 | 5,28% | -99,26% | 5º |
47º | BMW M6 | 1 | 0,04% | 10 | 0,39% | -90,00% | 24º |
48º | FERRARI 488 GTB | 1 | 0,04% | 8 | 0,31% | -87,50% | 27º |
49º | FERRARI 812 | 1 | 0,04% | 6 | 0,23% | -83,33% | 29º |
50º | FERRARI CALIFORNIA | 1 | 0,04% | 0 | 0,00% | - | - |
51º | MASERATI GRANCABRIO | 1 | 0,04% | 1 | 0,04% | 0,00% | 39º |
52º | NISSAN 370Z | 1 | 0,04% | 0 | 0,00% | - | - |
53º | PORSCHE 918 | 1 | 0,04% | 0 | 0,00% | - | - |
54º | ROLLS-ROYCE WRAITH | 1 | 0,04% | 0 | 0,00% | - | - |
|
| 2245 | 100,00% | 2576 | 100,00% | -12,85% |
|
EM DEZEMBRO
No último mês do ano, a liderança ficou com o BMW Z4 (40), que há um ano não havia registrado um só emplacamentos. A disputa pelo segundo lugar, no entanto, foi acirradíssima, com apenas 2 unidades separando o Porsche 911 (27) do Porsche Cayman (25) – entre os dois, outro modelo da marca alemã: o Boxster, com 26 unidades. Todos com números superiores aos registrados em 2018.
Preferido no ano, o Mustang (17), em queda de mais de 70%, dividiu a quinta posição com o novato Mercedes-AMG A35 (17). Além do Ford, apenas o Jaguar F-Type (7), nono, não era alemão entre os dez primeiros colocados. Da quinta posição em diante, apenas o Mercedes-AMG C43 (5) e o Ferrari 488 Spider (1), dentre modelos que tiveram unidades registradas em 2018, não recuaram.
Esportivos | ||||||||
POS. | MODELO | DEZ/19 | NOV/19 | DEZ/18 | % DEZ 19 | % NOV 19 | VARIAÇÃO DEZ/NOV | VARIAÇÃO 2019/2018 |
1º | BMW Z4 | 40 | 12 | 0 | 17,62% | 7,84% | 233,33% | - |
2º | PORSCHE 911 | 27 | 19 | 15 | 11,89% | 12,42% | 42,11% | 80,00% |
3º | PORSCHE BOXSTER | 26 | 14 | 18 | 11,45% | 9,15% | 85,71% | 44,44% |
4º | PORSCHE CAYMAN | 25 | 11 | 3 | 11,01% | 7,19% | 127,27% | 733,33% |
5º | FORD MUSTANG | 17 | 28 | 60 | 7,49% | 18,30% | -39,29% | -71,67% |
6º | MERCEDES-AMG A35 | 17 | 13 | 0 | 7,49% | 8,50% | 30,77% | - |
7º | BMW SÉRIE 4 | 12 | 3 | 13 | 5,29% | 1,96% | 300,00% | -7,69% |
8º | AUDI RS4 | 8 | 6 | 0 | 3,52% | 3,92% | 33,33% | - |
9º | JAGUAR F-TYPE | 7 | 4 | 8 | 3,08% | 2,61% | 75,00% | -12,50% |
10º | MERCEDES-AMG C63 | 6 | 2 | 0 | 2,64% | 1,31% | 200,00% | - |
11º | CHEVROLET CAMARO | 5 | 12 | 15 | 2,20% | 7,84% | -58,33% | -66,67% |
12º | MERCEDES-AMG C43 | 5 | 3 | 5 | 2,20% | 1,96% | 66,67% | 0,00% |
13º | MERCEDES-AMG CLS53 | 5 | 3 | 0 | 2,20% | 1,96% | 66,67% | - |
14º | BMW M850i | 4 | 2 | 0 | 1,76% | 1,31% | 100,00% | - |
15º | BMW M140i | 3 | 0 | 9 | 1,32% | 0,00% | - | -66,67% |
16º | BMW M2 | 3 | 6 | 21 | 1,32% | 3,92% | -50,00% | -85,71% |
17º | MERCEDES-AMG CLA35 | 3 | 0 | 0 | 1,32% | 0,00% | - | - |
18º | BMW M5 | 2 | 3 | 6 | 0,88% | 1,96% | -33,33% | -66,67% |
19º | BMW M3 | 1 | 1 | 12 | 0,44% | 0,65% | 0,00% | -91,67% |
20º | CHEVROLET CORVETTE | 1 | 1 | 3 | 0,44% | 0,65% | 0,00% | -66,67% |
21º | FERRARI 488 PISTA | 1 | 0 | 0 | 0,44% | 0,00% | - | - |
22º | FERRARI 488 SPIDER | 1 | 0 | 1 | 0,44% | 0,00% | - | 0,00% |
23º | FERRARI PORTOFINO | 1 | 1 | 2 | 0,44% | 0,65% | 0,00% | -50,00% |
24º | MERCEDES-AMG CLA45 | 1 | 0 | 0 | 0,44% | 0,00% | - | - |
25º | MERCEDES-AMG E53 | 1 | 3 | 0 | 0,44% | 1,96% | -66,67% | - |
26º | MERCEDES-AMG E63 | 1 | 1 | 0 | 0,44% | 0,65% | 0,00% | - |
27º | MERCEDES-AMG GT 63 S | 1 | 2 | 0 | 0,44% | 1,31% | -50,00% | - |
28º | MERCEDES-AMG GT C/GT R | 1 | 1 | 0 | 0,44% | 0,65% | 0,00% | - |
29º | MERCEDES-AMG S63 | 1 | 1 | 0 | 0,44% | 0,65% | 0,00% | - |
30º | SUBARU WRX | 1 | 1 | 4 | 0,44% | 0,65% | 0,00% | -75,00% |
|
| 227 | 153 | 195 | 100,00% | 100,00% | 48,37% | 16,41% |
Fonte: Fenabrave