Segmento mais aquecido do mercado brasileiro, os SUVs e crossovers compactos tiveram quase 35 mil unidades emplacadas em junho. A Jeep teve grande impacto neste resultado: com 7.504 unidades, seu melhor desempenho em 2021, o Renegade respondeu por quase 22% deste total e aumentou ainda mais a vantagem sobre os adversários.
O Hyundai Creta, com 5.902 unidades, manteve-se como vice-líder – os dois modelos cresceram acima de 80% frente a 2020. Já a disputa pelo 3º lugar foi apertada: em baixa de quase 40%, o Volkswagen T-Cross ficou à frente do Nissan Kicks por apenas 68 unidades (3.318 x 3.250). Exatamente um ano após seus primeiros emplacamentos, o VW Nivus (2.823) completou o top 5.
Aproximadamente 300 unidades separaram o 6º do 8º colocado, com o Honda HR-V (2.469) à frente do Renault Duster (2.353) e do Citroën C4 Cactus (2.151), que jamais havia vendido tanto desde seu lançamento em 2018. O Tracker (990), por sua vez, foi o destaque negativo: com estoques reduzidos por conta da produção paralisada até agosto, o Chevrolet teve seu resultado mais fraco nesta nova geração e por muito pouco não perdeu a 9ª posição para o Caoa Chery Tiggo 5X (967).
Em alta superior a 140%, o Peugeot 2008 (830) não tinha um mês tão bom desde novembro de 2018 (857). Às vésperas de ganhar reestilização e novo motor turbo, o Renault Captur sequer chegou a 500 unidades (495). O mês ainda marcou a estreia do Caoa Chery Tiggo 3X, mas o desempenho não foi animador: foram apenas 189 emplacamentos, 300 a menos do que o Tiggo 2, seu irmão “mais velho”.
SUVs / Crossovers I | ||||||||
POS. | MODELO | JUN/21 | MAI/21 | JUN/20 | % JUN 21 | % MAI 21 | VARIAÇÃO JUN/MAI | VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | JEEP RENEGADE | 7504 | 7360 | 4091 | 21,56% | 17,56% | 1,96% | 83,43% |
2º | HYUNDAI CRETA | 5902 | 6983 | 3277 | 16,96% | 16,66% | -15,48% | 80,10% |
3º | VW T-CROSS | 3318 | 5486 | 5463 | 9,54% | 13,09% | -39,52% | -39,26% |
4º | NISSAN KICKS | 3250 | 2879 | 2334 | 9,34% | 6,87% | 12,89% | 39,25% |
5º | VW NIVUS | 2823 | 2836 | 36 | 8,11% | 6,77% | -0,46% | 7741,67% |
6º | HONDA HR-V | 2469 | 3095 | 2477 | 7,10% | 7,38% | -20,23% | -0,32% |
7º | RENAULT DUSTER | 2353 | 2588 | 1921 | 6,76% | 6,17% | -9,08% | 22,49% |
8º | CITROËN C4 CACTUS | 2151 | 1500 | 946 | 6,18% | 3,58% | 43,40% | 127,38% |
9º | CHEVROLET TRACKER | 990 | 4717 | 4075 | 2,84% | 11,25% | -79,01% | -75,71% |
10º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 967 | 1133 | 452 | 2,78% | 2,70% | -14,65% | 113,94% |
11º | PEUGEOT 2008 | 830 | 781 | 344 | 2,39% | 1,86% | 6,27% | 141,28% |
12º | HONDA WR-V | 588 | 963 | 669 | 1,69% | 2,30% | -38,94% | -12,11% |
13º | RENAULT CAPTUR | 495 | 549 | 1366 | 1,42% | 1,31% | -9,84% | -63,76% |
14º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 489 | 563 | 431 | 1,41% | 1,34% | -13,14% | 13,46% |
15º | CAOA CHERY TIGGO 3X | 189 | 0 | 0 | 0,54% | 0,00% | - | - |
16º | TROLLER T4 / TX4 | 153 | 142 | 28 | 0,44% | 0,34% | 7,75% | 446,43% |
17º | FORD ECOSPORT | 92 | 176 | 1737 | 0,26% | 0,42% | -47,73% | -94,70% |
18º | SUZUKI JIMNY | 78 | 68 | 86 | 0,22% | 0,16% | 14,71% | -9,30% |
19º | SUZUKI JIMNY SIERRA | 61 | 44 | 55 | 0,18% | 0,10% | 38,64% | 10,91% |
20º | JAC T40 | 41 | 23 | 13 | 0,12% | 0,05% | 78,26% | 215,38% |
21º | SUZUKI VITARA | 32 | 19 | 23 | 0,09% | 0,05% | 68,42% | 39,13% |
22º | JAC T50 / T5 | 16 | 9 | 4 | 0,05% | 0,02% | 77,78% | 300,00% |
23º | LIFAN X60 | 4 | 1 | 0 | 0,01% | 0,00% | 300,00% | - |
24º | SUZUKI SCROSS | 3 | 4 | 10 | 0,01% | 0,01% | -25,00% | -70,00% |
|
| 34798 | 41919 | 29838 | 100,00% | 100,00% | -16,99% | 16,62% |
NO 1º SEMESTRE
Dos 1.006.685 veículos emplacados no país entre janeiro e junho, quase ¼ (233.297) foram de SUVs e crossovers compactos, o que mostra de maneira inequívoca a importância do segmento para as montadoras. Num ranking em que 25 modelos tiveram pelo menos 1 unidade registrada, nada menos do que 18 tiveram números melhores do que há um ano.
O Renegade, com 40.608 unidades, se manteve à frente, mas desta vez com vantagem ainda maior do que em 2020 – o adversário mais próximo foi o Hyundai Creta (33.495), cerca de 7 mil unidades atrás. Se ainda não dá para cravar quem será o líder em dezembro, ao menos o Jeep já assegura uma margem confortável para isso.
Preferido no final do ano passado, o VW T-Cross (29.179) desta vez tem uma missão bem mais complicada para repetir a dose. Com um crescimento superior a 140%, o Chevrolet Tracker (27.129) só não foi melhor porque está sofrendo com redução de estoques por falta de peças na fábrica. Numa batalha acirrada pelo 5º lugar, o VW Nivus (19.935) levou a melhor sobre o renovado Kicks (19.169).
Com nova geração já apresentada no exterior e prevista para 2022 por aqui, o Honda HR-V (18.746) ainda mostrou fôlego e ficou a menos de 500 unidades do Nissan. Confortável na 8ª posição, o Duster (12.951) cresceu quase 90% no período. Com crescimentos menores do que o Renault, Citroën C4 Cactus (7.302) e Caoa Chery Tiggo 5X (5.517) completaram o top 10.
O destaque negativo do 1º semestre veio da Renault: com apenas 3.490 unidades, o Captur perdeu quase 1/3 de seus compradores e ficou atrás do Honda WR-V (5.007). Em seu último ano de mercado – a produção foi encerrada em janeiro -, o pioneiro Ford Ecosport ainda conquistou a preferência de 2.924 consumidores.
SUVs / Crossovers I | ||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2021 | % 2021 | TOTAL 2020 | % 2020 | % VARIAÇÃO 2021/2020 |
1º | JEEP RENEGADE | 40608 | 17,41% | 20709 | 14,92% | 96,09% |
2º | HYUNDAI CRETA | 33495 | 14,36% | 16695 | 12,02% | 100,63% |
3º | VW T-CROSS | 29179 | 12,51% | 20595 | 14,83% | 41,68% |
4º | CHEVROLET TRACKER | 27129 | 11,63% | 11234 | 8,09% | 141,49% |
5º | VW NIVUS | 19935 | 8,54% | 36 | 0,03% | 55275,00% |
6º | NISSAN KICKS | 19169 | 8,22% | 16260 | 11,71% | 17,89% |
7º | HONDA HR-V | 18746 | 8,04% | 13050 | 9,40% | 43,65% |
8º | RENAULT DUSTER | 12951 | 5,55% | 6839 | 4,93% | 89,37% |
9º | CITROËN C4 CACTUS | 7302 | 3,13% | 4951 | 3,57% | 47,49% |
10º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 5517 | 2,36% | 3958 | 2,85% | 39,39% |
11º | HONDA WR-V | 5007 | 2,15% | 4009 | 2,89% | 24,89% |
12º | RENAULT CAPTUR | 3490 | 1,50% | 5094 | 3,67% | -31,49% |
13º | PEUGEOT 2008 | 3417 | 1,46% | 1924 | 1,39% | 77,60% |
14º | FORD ECOSPORT | 2924 | 1,25% | 9895 | 7,13% | -70,45% |
15º | CAOA CHERY TIGGO 2 | 2477 | 1,06% | 1896 | 1,37% | 30,64% |
16º | TROLLER T4 / TX4 | 596 | 0,26% | 388 | 0,28% | 53,61% |
17º | SUZUKI JIMNY | 365 | 0,16% | 467 | 0,34% | -21,84% |
18º | SUZUKI JIMNY SIERRA | 319 | 0,14% | 308 | 0,22% | 3,57% |
19º | CAOA CHERY TIGGO 3X | 189 | 0,08% | 0 | 0,00% | - |
20º | JAC T40 | 180 | 0,08% | 179 | 0,13% | 0,56% |
21º | SUZUKI VITARA | 166 | 0,07% | 213 | 0,15% | -22,07% |
22º | JAC T50 / T5 | 74 | 0,03% | 67 | 0,05% | 10,45% |
23º | SUZUKI SCROSS | 55 | 0,02% | 57 | 0,04% | -3,51% |
24º | LIFAN X60 | 6 | 0,00% | 5 | 0,00% | 20,00% |
25º | KIA SOUL | 1 | 0,00% | 13 | 0,01% | -92,31% |
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| 233297 | 100,00% | 138842 | 100,00% | 68,03% |
Fonte: Fenabrave