Parece que a Lamborghini não pode simplesmente abandonar o Huracan. É difícil culpar a marca italiana, pois o superesportivo V10 ainda se mantém atualizado diante da concorrência mesmo com alguns anos nas costas, dada a plataforma facilmente modular e suas inúmeras versões. E uma inédita variante se apresenta hoje com a Lamborghini Huracan Tecnica, última versão do V10 da marca com promessa de dar emoções tanto tanto na estrada quanto na pista.

Tecnicamente superior

A Huracan Tecnica traz muitas inspirações do Huracan STO, a versão do superesportivo voltada para as pistas. Essencialmente, o STO está tão próximo de um carro de corrida Super Trofeo quanto as leis de trânsito permitem. A Lamborghini refinou isso em um pacote mais amigável para as ruas, sendo divertido de dirigir pelas rodovias e ainda assim trazendo facilidade de ser conduzido em pista. Na linha Huracan, a versão Tecnica fica entre a variante STO de pista e o Huracan Evo RWD "normal".

"O carro é realmente a ponte perfeita entre o tradicional EVO e o STO. O STO é puramente feito para a pista e o EVO é o carro de uso diário", disse o Chefe Técnico Rouven Mohr da Lamborghini.

Lamborghini Huracan Tecnica
Lamborghini Huracan Tecnica

O superesportivo traz um motor V10 de 5,2 litros naturalmente aspirado - o mesmo usado no STO - que entrega 640 cv de potência e 57,65 kgfm de torque exclusivamente para as rodas traseiras. A potência é gerenciada através de uma transmissão automatizada de dupla embreagem de sete marchas com características de trocas variáveis, dependendo do modo de condução selecionado. 

A parte técnica do Tecnica é o sistema LDVI ou "Lamborghini Dinamica Veicolo Integrata", que afeta o comportamento dinâmico do Huracan. O sistema é responsável por gerenciar o controle de tração, sistema de vetorização de torque e o quanto a roda traseira esterça para garantir o nível de controle desejado. 

"Pode-se dizer que [o Huracan Tecnica] tem três almas diferentes: desempenho, diversão para dirigir e estilo de vida", acrescentou Mohr.

Lamborghini Huracan Tecnica

"Strada" é o modo de condução diário mais estável que mantém tudo o mais confortável possível. O "Sport" torna o Huracan mais divertido, deixando o acelerador e as respostas da caixa de câmbio mais prontas, proporciona mais vetorização de torque e permite que as rodas traseiras tenham mais espaço para o sobreesterço antes de atuar, dando ao motorista a possibilidade de deslizar de traseira de forma mais controlada.

O modo "Corsa" coloca o Huracan em seu modo mais sério e responsivo, dando ao motorista tudo o que a versão Tecnica é capaz de oferecer na pista. O acelerador que aciona o V10 está em seu modo mais sensível e as mudanças de marcha são tão agressivas quanto rápidas. A direção da roda traseira, o controle de tração e a vetorização de torque trabalham horas extras para dar ao Huracan toda a aderência necessária para as voltas rápidas.

"A estabilidade é excelente porque você tem o controle real do carro e pode realmente brincar com ele. Compare isso com a STO que é uma arma de pista afiada e este carro também pode ser maravilhoso na pista, mas ao mesmo tempo fácil e suave de dirigir. Se você quiser entrar em sobreesterço [de lado], é realmente fácil de manusear", disse Mohr.

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"O controle de tração é mais ou menos descrito pelo ângulo de deslizamento e aumentamos um pouco este limite para que você possa escorregar mais [com o carro], dependendo do modo de condução", continuou ele. "Decidimos realmente permitir ao motorista um alto nível de liberdade e, então, com uma transição suave, acionar o controle de tração, caso contrário ele [motorista] ficaria nervoso com a interrupção do movimento".

Os freios da Huracan Tecnica vêm com gerenciamento de refrigeração inspirado nas pistas, com freios de carbono-cerâmica que apresentam defletores de refrigeração e dutos de pinça projetados especificamente. Esses dutos direcionam o fluxo de ar para dentro dos discos para dissipar o calor, mantendo as temperaturas baixas e prolongando a vida útil das pastilhas de freio. Com a capacidade da Huracan Tecnica de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,2 segundos e alcançar os 325 km/h de velocidade máxima, você vai querer que esses freios funcionem bem e com frequência.

Lamborghini Huracan Tecnica

Aparência nítida, desempenho mais nítido

A carroceria da Huracan Tecnica não é apenas para diferenciá-la do resto da linha. Seu design revisado pretende ser mais eficiente aerodinamicamente, aproveitando ao máximo sua engenharia leve, como um capô totalmente de fibra de carbono. Visualmente, ela se difere entre suas versões de rua convencionais e a STO de pista. Uma nova dianteira incorpora uma entrada de ar, trazendo um novo divisor dianteiro que direciona o ar através das rodas para melhorar o resfriamento e a pressão aerodinâmica (downforce).

Ajustes na carroceria da versão Tecnica resultaram no alongamento de 2,4 polegadas (6,09 cm) a mais do que a Huracan Evo. Não é muito, mas dado que ambos ainda têm a mesma altura e largura, os centímetros extras são suficientes para fazer com que a Tecnica pareça mais encorpada e mais larga. Muito trabalho também foi feito para redesenhar a traseira desta variante da Huracan, o que resultou em vários benefícios.

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A visibilidade da estreita janela traseira foi aprimorada, o que é uma mudança bem-vinda, mesmo que seja apenas alguns graus a mais. O capô de fibra de carbono acima mencionado cobre o motor enquanto o novo para-choque traseiro ostenta uma saída de ar mais otimizada. Duas saídas de escape hexagonais são as cerejas (muito barulhentas) deste bolo. 

Tudo isso é combinado a uma nova asa traseira fixa que proporciona à Huracan Tecnica 35% a mais de downforce traseiro em relação ao Huracan Evo RWD. A parte inferior da carroceria possui uma série de defletores aerodinâmicos para melhorar ainda mais o fluxo de ar. Todo o pacote é montado em rodas Damiso de 20 polegadas de desenho hexagonal que calçam pneus Bridgestone Potenza Sport.

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Lamborghinis são melhores compartilhados

Como esperamos que os motoristas passem mais tempo ao volante do que olhando para todas as linhas angulosas da carroceria, a Lamborghini fez do interior da Huracan Tecnica um ambiente ao mesmo tempo esportivo e confortável. Assentos ajustáveis em altura com cintos de segurança reforçam a parte "esportiva" das coisas com certeza, enquanto que a central multimídia HMI redesenhada torna o cockpit um lugar convidativo para mais de uma pessoa.

Normalmente muito focada no motorista, o multimídia tem uma tela central acessível também para o 2º ocupante, permitindo que ele fique no comando do sistema de entretenimento e co-navegação. Ela também registra dados de viagem para serem compartilhados com amigos e incorpora a funcionalidade de comando de voz What3Words. O sistema HMI também é feito internamente e não é uma transferência de nenhuma das marcas parceiras da Lamborghini.

A integração do Apple CarPlay, Android Auto e Amazon Alexa permite uma transição mais perfeita de vida cotidiana do motorista para a do Lamborghini. Há também um nível surpreendente de personalização para escolher, o que é compreensível para um carro deste nível. 

Ainda não se sabe o preço e quando a Huracan Tecnica começará a ser vendida. A boa notícia é que a Huracan Tencica não é um modelo de produção limitada como a STO, então vá fazer uma aposta na loteria para tirar a sorte grande. 

Fotos: Alex Kalogiannis

Galeria: Lamborghini Huracan Tecnica

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