Já pensou em um carro elétrico com autonomia real de 1.000 km? É o que a Mercedes pretende ao anunciar um novo carro conceito chamado Vision EQXX que será revelado em 3 de janeiro de 2022 -  provavelmente no evento norte-americano CES, considerando a data.

O anúncio, acompanhado de algumas imagens teaser, foi feito no LinkedIn por Markus Schäfer, COO da Daimler Group Research e da Mercedes-Benz Cars. Ele acredita que o progresso com os carros elétricos deve acontecer "muito mais rápido", e é por isso que a Mercedes-Benz estabeleceu uma meta mais do que ambiciosa para com o Vision EQXX.

"Como você deve saber, estamos trabalhando na tradução de nossa ambição estratégica para 'Lead in Electric Drive' em um carro há algum tempo. Agora, o Vision EQXX está pronto para se tornar o veículo elétrico mais eficiente que já construímos – com um alcance real de mais de 1.000 km. E estou extremamente feliz que ele será revelado ao público muito em breve — em 3 de janeiro de 2022."

Mercedes-Benz Vision EQXX teaser
Mercedes-Benz Vision EQXX Teaser 3
Mercedes-Benz Vision EQXX Teaser 4

Um alcance real de mais de 1.000 km é uma ótima notícia para a indústria (e entusiastas de carros elétricos), mas a questão chave aqui é quão longe da produção essa tecnologia está. Bem, a Mercedes-Benz diz que pretende desenvolver um veículo elétrico compacto que pode rodar 1.000 km com uma carga de bateria em condições reais de condução.

O que é ainda mais emocionante é a meta de eficiência do referido carro elétrico: "um número de consumo de um dígito para quilowatts-hora por 100 quilômetros em velocidades de cruzeiro". Alcançar menos de 10 kWh/100 km é realmente grande considerando que o elétrico mais eficiente à venda hoje, o Tesla Model 3 de tração traseira, tem um consumo médio de 14 kWh/100 km - é um consumo mais baixo que o de subcompactos elétricos em condições ideais. 

Uma vez que o Vision EQXX é descrito como "um programa de tecnologia interdisciplinar" em vez de um simples protótipo, ele desempenhará um grande papel no alcance de consumo de um dígito.

"Estamos examinando cada bloco de construção de eficiência e não apenas focando em elementos individuais. Nossa equipe de projetos é deliberadamente interdisciplinar, repleta de especialistas em suas respectivas áreas. No EQXX, eficiência energética, desenvolvimento de conceito de veículo, integração do sistema eDrive, Software e design estão trabalhando lado a lado. E Mercedes AMG High Performance Powertrains também está a bordo."

Não é preciso dizer que, para alcançar classificações de alcance e eficiência tão impressionantes, o Vision EQXX também tem que se destacar em aerodinâmica. Schäfer diz que a meta é superar o coeficiente de arrasto de 0,20 do Mercedes EQS, que detém o recorde atual entre os carros de produção nesse quesito. 

Falando no EQS, a Mercedes também está trabalhando para aumentar a densidade de energia ao nível da célula da bateria em mais 20% na comparação com o seu carro-chefe elétrico atual.