Anunciado através de teasers na semana passada, o novo SUV médio da Dodge para América Latina acaba de ser oficializado. Derivado do chinês GAC GS5, o modelo se chamará Journey (nome bastante conhecido dentro da marca) e na prática funcionará como rebadge - termo que define a estratégia de comercializar um mesmo veículo sob duas ou mais marcas diferentes. Na comparação com o modelo original, apenas o desenho da grade frontal é diferente.

Ao todo, são 4,7 metros de comprimento, 1,8 metros de largura, 1,7 metros de altura e 2,71 metros de entre-eixos. Detalhes mecânicos não foram revelados, mas tudo indica que terá motor 1.5 turbo com potência na casa dos 150 cv e torque de aproximadamente 23,8 kgfm. Corre por fora ainda a oferta de uma opção mais potente, na forma de um 2.0 turbo de 252 cv. Em todos os casos, o câmbio será sempre automático de 6 marchas.

A produção já foi iniciada e acontece na fábrica da GAC na China. De lá, o novo Journey será exportado primeiramente para o México e na sequência para outros mercados latino-americanos No Brasil, não custa lembrar, o portfólio da Dodge está vazio desde que o Journey original foi descontinuado em 2020.

Sucessor do Journey será outro

Apesar da chegada do novo SUV à América Latina, o real sucessor do Journey nos Estados Unidos será outro. O projeto já está em curso e deverá ficar pronto entre 2022 e 2023. Tudo indica que será um modelo derivado do Alfa Romeo Tonale e com perfil mais voltado para esportividade, ou seja, sem a pegada familiar do modelo antigo. Nessa mudança de identidade, a capacidade para 7 lugares deixará de ser oferecida.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com