Após estreia, Alonso diz que só voltaria ao Dakar para ser campeão
Bicampeão da Fórmula 1 e das 24 Horas de Le Mans, espanhol iria ao rali mais difícil do mundo com "altas expectativas"
#310 Toyota Gazoo Racing: Fernando Alonso
A.S.O.
Após terminar no 13º lugar geral em seu primeiro Rally Dakar da carreira, o piloto espanhol Fernando Alonso, bicampeão da Fórmula 1, disse que só voltaria ao rali mais difícil do mundo para ser campeão.
Alonso, que vem experimentando várias categorias de automobilismo depois de deixar a F1 no fim de 2018, teve como melhor resultado no Dakar 2020 um segundo lugar, guiando uma Hilux da Toyota Gazoo Racing.
Leia também:
Entretanto, um problema no segundo estágio e uma capotagem na 10ª especial tiraram melhores chances no rali. De todo modo, Alonso ficou empolgado com a competitividade que demonstrou e acredita que poderia tentar vencer o Dakar no futuro.
O espanhol, porém, pondera que ainda não tomou uma decisão. "Se eu decidir correr o Dakar novamente, seria com grandes expectativas", disse Alonso. "Mas não quero pensar nisso agora. Estou feliz com o meu resultado”.
“Logicamente, após essa primeira experiência e tendo sido competitivo, se eu correr no futuro, tentarei fazê-lo para vencer, para adicionar uma importante conquista à minha carreira”, seguiu Alonso. Relembre seus carros na F1:
Minardi M01 (1999)
Foto de: LAT Images
Benetton B200 (2000)
Foto de: LAT Images
Minardi PS01 (2001)
Foto de: Minardi Formula 1
Renault B201 (2002)
Foto de: LAT Images
Renault R22 (2002)
Foto de: Mark Gledhill
Renault R23 (2003)
Foto de: Renault F1
Jaguar R3 (2002)
Foto de: Mark Gledhill
Renault R24 (2004)
Foto de: LAT Images
Renault R25 (2005)
Foto de: Alessio Morgese
Renault R26 (2006)
Foto de: Alessio Morgese
McLaren MP4-21 (2006)
Foto de: Sutton Motorsport Images
McLaren MP4-22 (2007)
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
Renault R28 (2008)
Foto de: Dave Dyer
Renault R29 (2009)
Foto de: Renault F1
Ferrari F10 (2010)
Foto de: Hazrin Yeob Men Shah
Ferrari 150° Italia (2011)
Foto de: Hazrin Yeob Men Shah
Ferrari F2012 (2012)
Foto de: Rainier Ehrhardt
Ferrari F138 (2013)
Foto de: Rainier Ehrhardt
Ferrari F14-T (2014)
Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
McLaren MP4-30 Honda (2015)
Foto de: McLaren
McLaren MP4-31 (2016)
Foto de: McLaren
McLaren MCL32 (2017)
Foto de: Sutton Motorsport Images
McLaren MCL33 (2018)
Foto de: Sutton Motorsport Images
McLaren MCL34 (2019)
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
"Mas há tempo para essa [decisão]. Eu teria que ter uma preparação mais precisa e detalhada e ter o melhor equipamento. Se você gosta de correr, passar as férias em um carro é uma boa opção. Vamos ver”, afirmou, mencionando o fato de que o Dakar ocorre em janeiro.
Embora não tenha conseguido uma vitória nas etapas, Alonso sentiu que chegou perto. "Senti-me competitivo todos os dias. Na última etapa, tivemos um furo de pneu, mas ainda pegamos Yazeed [Al Rajhi] e terminamos em quarto, então tínhamos chance de vencer”.
Companheiro de equipe de Alonso e tricampeão de Dakar, Nasser Al-Attiyah sugeriu que a ex-estrela da F1 provou ser um aprendiz rápido, sendo competitivo o suficiente para retornar com ambições mais elevadas no futuro.
O príncipe do Catar, porém, ponderou que é difícil ser campeão. "Quando cheguei [ao Dakar], tinha muita experiência. Depois de seis, sete anos, ganhei”, afirmou o piloto, que venceu em 2019, último ano do Rally na América do Sul.
“Carlos [Sainz] era um grande piloto no WRC [Mundial de Rali]. Ele veio, ficou sete, oito anos, e aí venceu. Sebastien Loeb veio, é um dos melhores pilotos, e não conseguiu vencer. Leva tempo. Precisamos respeitar esta competição, porque não é fácil".
Relembre como foi o ano de 2019 de Fernando Alonso, o primeiro totalmente fora da F1
Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
Foto de: Art Fleischmann
Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
Foto de: Richard Dole / Motorsport Images
Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
Foto de: Richard Dole / Motorsport Images
Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
Foto de: Art Fleischmann
Em seu terceiro e último turno, Alonso assumiu o volante na segunda posição e se aproveitou de um erro de Felipe Nasr para retomar a ponta e cruzar a bandeirada em primeiro.
Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)
Foto de: Richard Dole / Motorsport Images
Foi a primeira vitória do Príncipe das Astúrias em Daytona. Em 2018 ele havia abandonado a corrida com problemas mecânicos depois de largar na 13ª posição.
Testes com McLaren no Bahrein
Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
Testes com McLaren no Bahrein
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Em abril, Alonso assumiu o volante do carro da equipe de Woking e apoiou o time nos testes de pneus da Pirelli
Testes com McLaren no Bahrein
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
O espanhol deu 64 voltas no primeiro dia de treinos e mais 69 no segundo, acumulando quilometragem e ajudando a equipe a compreender melhor a próxima geração de pneus da marca italiana.
Testes com McLaren no Bahrein
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Testes com McLaren no Bahrein
Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images
Depois da experiência, o espanhol afirmou que se considerava o melhor piloto do mundo.
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 1000 milhas de Sebring
Foto de: Alexander Trienitz
Em 2018 os pilotos do carro #8 da Toyota, Fernando Alonso, Kazuki Nakajima e Sebastien Buemi já haviam conquistado vitórias em Spa e Le Mans, além de dois segundos lugares, no Japão e na China. Em Sebring, largaram na pole.
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 1000 milhas de Sebring
Foto de: Alexander Trienitz
E os pilotos do carro #8 não deram margem aos rivais e venceram a corrida em Sebring, em março.
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa
Foto de: JEP / Motorsport Images
Na corrida seguinte, o trio de Alonso, Buemi e Nakagima voltou a vencer, desta vez nas 6 Horas de Spa.
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa
Foto de: Paul Foster
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa
Foto de: JEP / Motorsport Images
Poucos dias antes da vitória, Alonso e Toyota confirmaram que o piloto deixaria a equipe após o término da temporada.
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
Foto de: JEP / Motorsport Images
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
Foto de: Marc Fleury
Por já ter vencido a prova em 2018, Alonso afirmou que a prioridade seria garantir o título ao invés de brigar pela vitória.
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
Foto de: Jose Mario Dias
Depois de partir da segunda posição, o trio formado por Alonso, Buemi e Nakajima conseguiu superar os rivais da Toyota nas últimas horas da prova para garantir a segunda vitória consecutiva na lendária prova.
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
Foto de: Jose Mario Dias
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans
Foto de: Jose Mario Dias
Com duas vitórias em cada uma das provas lendárias da Eurpa, Alonso precisa 'apenas' de uma vitória na Indy500 para se tornar o segundo piloto na história a conquistar a tríplice coroa, feito alcançado apenas por Graham Hill entre 1963 e 1972.
Indy500 - Segunda tentativa frustrada
Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images
Em 2017, Fernando Alonso chegou a liderar as 500 milhas de Indianápolis, mas su motor Honda falhou e ele abandonou a prova. Mesmo assim, ele foi premiado como melhor novato da corrida.
Indy500 - Segunda tentativa frustrada
Foto de: Geoffrey M. Miller / Motorsport Images
Em sua segunda tentativa, a McLaren fez uma parceria com a Carlin e construiu um carro exclusivamente para que Alonso competisse na prova.
Indy500 - Segunda tentativa frustrada
Foto de: McLaren
No entanto, após um acidente nos treinos livres em Indianápolis, a equipe teve problemas de logística e não conseguiu entregar um novo volante a tempo para o espanhol e acumulou diversos problemas.
Indy500 - Segunda tentativa frustrada
Foto de: Geoffrey M. Miller / Motorsport Images
Somando-se às falhas da McLaren, Alonso não foi rápido o suficiente para se classificar entre os 30 melhores que garantiram acesso direto à corrida e precisou disputar uma espécie de repescagem, na qual também saiu derrotado, o que resultou na não participação do espanhol na corrida.
Indy500 - Segunda tentativa frustrada
Foto de: Michael L. Levitt LAT Photo USA
Após o fracasso de piloto e equipe, Gil de Ferran, diretor esportivo da McLaren, pediu desculpas ao espanhol pelas trapalhadas da equipe em Indianápolis.
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Foto de: Toyota Racing
Mas 2019 não se resumiu à corridas no asfalto. Alonso começou em março uma série de testes com a Toyota, de olho em uma participação no Rally Dakar de 2020.
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Foto de: Toyota Racing
A primeira experiência do espanhol foi na África do Sul, onde começou sua preparação.
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Foto de: Toyota Racing
Após a primeira experiência, Alonso disse ter gostado de pilotar um carro de rali.
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Foto de: Toyota Racing
Apoiado pela fabricante japonesa, Alonso afirmou que todas as experiências fora da F1 eram mais do que apenas diversão.
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Foto de: Toyota Racing
Depois das primeiras impressões positivas de Alonso, a Toyota elaborou um plano de testes e competições para o espanhol se preparar para Dakar.
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Foto de: Toyota Racing
Um momento de grande 'tensão' para o espanhol foi sua experiência com as dunas do Namíbia, onde disse ter ficado chocado com o tamanho do desafio.
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Foto de: Toyota Racing
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Foto de: Toyota
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Foto de: Toyota
Em seguida, a dupla Alonso-Coma participou do Rally do Marrocos. No primeiro dia, o Toyota dos espanhóis sofreu com furos nos pneus e ficou para trás. Na sequência, entraram no top-10, mas o terceiro dia foi o pior, com a dupla precisando abandonar.
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio
Foto de: Toyota Racing
No último evento de preparação antes do Dakar, na Arábia Saudita, Alonso e Comas chegaram ao pódio pela primeira vez, comum terceiro lugar no rally Al Ula-Neom. A evolução do espanhol surpreendeu o experiente time da Toyota, que ficou empolgada para a lendária prova.
Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000
Foto de: Toyota Racing
Dias depois de chegar em terceiro na Arábia Saudita, Alonso participou de evento promocional da Toyota na Argentina, onde a marca japonesa oficializou sua participação na Stock Car 2020.
Fernando Alonso, Matias Rossi, Toyota Corolla Súper TC2000
Foto de: Toyota Racing
Alonso guiou o carro da Toyota do Super TC 2000, competição argentina similar à Stock Car. Uma das celebridades a dar voltas ao lado do espanhol, foi Matías Rossi, astro da categoria que estará na Stock Car em 2020.
Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000
Foto de: Toyota Racing
Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000
Foto de: Toyota Racing
Em entrevista ao Motorsport.com, Alonso disse que não descarta participar de corridas da Stock Car no futuro, apontando conhecer a categoria através de Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet.
Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000
Foto de: Federico Faturos
Na esteira da declaração de Alonso, o chefe da Stock Car, Carlos Col, afirmou que a categoria tem interesse em trazer o espanhol para a corrida de duplas, que voltará a fazer parte do calendário da categoria em 2020.
Be part of Motorsport community
Join the conversationShare Or Save This Story
F1: Ocon revela a maior lição que teve com Hamilton na Mercedes
Sette Câmara é anunciado como piloto reserva de Red Bull e AlphaTauri na F1
Sette Câmara é segundo em teste na Fórmula E; Nick Cassidy lidera
F1: Por falta de provas, Aston Martin não irá recorrer a decisão dos comissários no GP da Austrália
F1: Alonso diz que penalidade é “decepcionante” pelo incidente com Russell no GP da Austrália
F1: Alonso é penalizado por incidente com Russell; confira
Últimas notícias
F1: Vasseur revela mudança que deixou SF-24 mais consistente
F1: Russell diz se será favorecido ou não 'contra' novo companheiro após saída de Hamilton da Mercedes em 2025
Bandsports é a casa das corridas da plataforma TCR na televisão brasileira
F1: Liberty Media se aproxima de acordo para compra da Dorna Sports, dona da MotoGP
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.
Top Comments