Últimas notícias

Após estreia, Alonso diz que só voltaria ao Dakar para ser campeão

Bicampeão da Fórmula 1 e das 24 Horas de Le Mans, espanhol iria ao rali mais difícil do mundo com "altas expectativas"

#310 Toyota Gazoo Racing: Fernando Alonso

#310 Toyota Gazoo Racing: Fernando Alonso

A.S.O.

Após terminar no 13º lugar geral em seu primeiro Rally Dakar da carreira, o piloto espanhol Fernando Alonso, bicampeão da Fórmula 1, disse que só voltaria ao rali mais difícil do mundo para ser campeão.

Alonso, que vem experimentando várias categorias de automobilismo depois de deixar a F1 no fim de 2018, teve como melhor resultado no Dakar 2020 um segundo lugar, guiando uma Hilux da Toyota Gazoo Racing.

Leia também:

Entretanto, um problema no segundo estágio e uma capotagem na 10ª especial tiraram melhores chances no rali. De todo modo, Alonso ficou empolgado com a competitividade que demonstrou e acredita que poderia tentar vencer o Dakar no futuro.

O espanhol, porém, pondera que ainda não tomou uma decisão. "Se eu decidir correr o Dakar novamente, seria com grandes expectativas", disse Alonso. "Mas não quero pensar nisso agora. Estou feliz com o meu resultado”.

“Logicamente, após essa primeira experiência e tendo sido competitivo, se eu correr no futuro, tentarei fazê-lo para vencer, para adicionar uma importante conquista à minha carreira”, seguiu Alonso. Relembre seus carros na F1:

Minardi M01 (1999)

Minardi M01 (1999)

Foto de: LAT Images

Teste na Fórmula 1.
Benetton B200 (2000)

Benetton B200 (2000)

Foto de: LAT Images

Teste na Fórmula 1.
Minardi PS01 (2001)

Minardi PS01 (2001)

Foto de: Minardi Formula 1

Fórmula 1.
Renault B201 (2002)

Renault B201 (2002)

Foto de: LAT Images

Teste na Fórmula 1.
Renault R22 (2002)

Renault R22 (2002)

Foto de: Mark Gledhill

Teste na Fórmula 1.
Renault R23 (2003)

Renault R23 (2003)

Foto de: Renault F1

Fórmula 1.
Jaguar R3 (2002)

Jaguar R3 (2002)

Foto de: Mark Gledhill

Teste na Fórmula 1.
Renault R24 (2004)

Renault R24 (2004)

Foto de: LAT Images

Fórmula 1.
Renault R25 (2005)

Renault R25 (2005)

Foto de: Alessio Morgese

Fórmula 1.
Renault R26 (2006)

Renault R26 (2006)

Foto de: Alessio Morgese

Fórmula 1.
McLaren MP4-21 (2006)

McLaren MP4-21 (2006)

Foto de: Sutton Motorsport Images

Teste na Fórmula 1.
McLaren MP4-22 (2007)

McLaren MP4-22 (2007)

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Fórmula 1.
Renault R28 (2008)

Renault R28 (2008)

Foto de: Dave Dyer

Fórmula 1.
Renault R29 (2009)

Renault R29 (2009)

Foto de: Renault F1

Fórmula 1.
Ferrari F10 (2010)

Ferrari F10 (2010)

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

Fórmula 1.
Ferrari 150° Italia (2011)

Ferrari 150° Italia (2011)

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah

Fórmula 1.
Ferrari F2012 (2012)

Ferrari F2012 (2012)

Foto de: Rainier Ehrhardt

Fórmula 1.
Ferrari F138 (2013)

Ferrari F138 (2013)

Foto de: Rainier Ehrhardt

Fórmula 1.
Ferrari F14-T (2014)

Ferrari F14-T (2014)

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images

Fórmula 1.
McLaren MP4-30 Honda (2015)

McLaren MP4-30 Honda (2015)

Foto de: McLaren

Fórmula 1.
McLaren MP4-31 (2016)

McLaren MP4-31 (2016)

Foto de: McLaren

Fórmula 1.
McLaren MCL32 (2017)

McLaren MCL32 (2017)

Foto de: Sutton Motorsport Images

Fórmula 1.
McLaren MCL33 (2018)

McLaren MCL33 (2018)

Foto de: Sutton Motorsport Images

Fórmula 1
McLaren MCL34   (2019)

McLaren MCL34 (2019)

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Teste de F1
24

"Mas há tempo para essa [decisão]. Eu teria que ter uma preparação mais precisa e detalhada e ter o melhor equipamento. Se você gosta de correr, passar as férias em um carro é uma boa opção. Vamos ver”, afirmou, mencionando o fato de que o Dakar ocorre em janeiro.

Embora não tenha conseguido uma vitória nas etapas, Alonso sentiu que chegou perto. "Senti-me competitivo todos os dias. Na última etapa, tivemos um furo de pneu, mas ainda pegamos Yazeed [Al Rajhi] e terminamos em quarto, então tínhamos chance de vencer”.

Companheiro de equipe de Alonso e tricampeão de Dakar, Nasser Al-Attiyah sugeriu que a ex-estrela da F1 provou ser um aprendiz rápido, sendo competitivo o suficiente para retornar com ambições mais elevadas no futuro.

O príncipe do Catar, porém, ponderou que é difícil ser campeão. "Quando cheguei [ao Dakar], tinha muita experiência. Depois de seis, sete anos, ganhei”, afirmou o piloto, que venceu em 2019, último ano do Rally na América do Sul.

“Carlos [Sainz] era um grande piloto no WRC [Mundial de Rali]. Ele veio, ficou sete, oito anos, e aí venceu. Sebastien Loeb veio, é um dos melhores pilotos, e não conseguiu vencer. Leva tempo. Precisamos respeitar esta competição, porque não é fácil".

Relembre como foi o ano de 2019 de Fernando Alonso, o primeiro totalmente fora da F1

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)

Foto de: Art Fleischmann

O time do Cadillac #10, formado por Renger Van Der Zande, Jordan Taylor, Fernando Alonso e Kamui Kobayashi, se classificou na sexta posição para o grid de largada.
Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)

Foto de: Richard Dole / Motorsport Images

Em seu primeiro turno de pilotagem, Alonso assumiu o carro na quinta posição e superou um a um os adversários para assumir a liderança e ainda abrir 21s de vantagem para o Konica Minolta Cadillac #10
Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)

Foto de: Richard Dole / Motorsport Images

Sob forte chuva, o espanhol acelerou para retomar a liderança da prova em seu segundo turno ao volante do Cadillac #10. Ele ainda abriu 55s de vantagem para o segundo colocado.
Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)

Foto de: Art Fleischmann

Em seu terceiro e último turno, Alonso assumiu o volante na segunda posição e se aproveitou de um erro de Felipe Nasr para retomar a ponta e cruzar a bandeirada em primeiro.

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)

Vitória nas 24H de Daytona (IMSA)

Foto de: Richard Dole / Motorsport Images

Foi a primeira vitória do Príncipe das Astúrias em Daytona. Em 2018 ele havia abandonado a corrida com problemas mecânicos depois de largar na 13ª posição.

Testes com McLaren no Bahrein

Testes com McLaren no Bahrein

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images

Em fevereiro a McLaren anunciou que o espanhol assumiria um cargo de embaixador da marca e que testaria o carro de 2019 em algum momento da temporada
Testes com McLaren no Bahrein

Testes com McLaren no Bahrein

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Em abril, Alonso assumiu o volante do carro da equipe de Woking e apoiou o time nos testes de pneus da Pirelli

Testes com McLaren no Bahrein

Testes com McLaren no Bahrein

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

O espanhol deu 64 voltas no primeiro dia de treinos e mais 69 no segundo, acumulando quilometragem e ajudando a equipe a compreender melhor a próxima geração de pneus da marca italiana.

Testes com McLaren no Bahrein

Testes com McLaren no Bahrein

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Como o objetivo da equipe avaliar os novos compostos, os tempos de volta foram considerados pouco relevantes.
Testes com McLaren no Bahrein

Testes com McLaren no Bahrein

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Depois da experiência, o espanhol afirmou que se considerava o melhor piloto do mundo.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 1000 milhas de Sebring

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 1000 milhas de Sebring

Foto de: Alexander Trienitz

Em 2018 os pilotos do carro #8 da Toyota, Fernando Alonso, Kazuki Nakajima e Sebastien Buemi já haviam conquistado vitórias em Spa e Le Mans, além de dois segundos lugares, no Japão e na China. Em Sebring, largaram na pole.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 1000 milhas de Sebring

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 1000 milhas de Sebring

Foto de: Alexander Trienitz

E os pilotos do carro #8 não deram margem aos rivais e venceram a corrida em Sebring, em março.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa

Foto de: JEP / Motorsport Images

Na corrida seguinte, o trio de Alonso, Buemi e Nakagima voltou a vencer, desta vez nas 6 Horas de Spa.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa

Foto de: Paul Foster

Foi a segunda vitória consecutiva de Alonso e seus companheiros no circuito Belga.
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 6H de Spa

Foto de: JEP / Motorsport Images

Poucos dias antes da vitória, Alonso e Toyota confirmaram que o piloto deixaria a equipe após o término da temporada.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans

Foto de: JEP / Motorsport Images

Alonso e seus companheiros chegaram à etapa final do campeonato, em Le Mans, com situação confortável na briga pelo título.
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans

Foto de: Marc Fleury

Por já ter vencido a prova em 2018, Alonso afirmou que a prioridade seria garantir o título ao invés de brigar pela vitória.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans

Foto de: Jose Mario Dias

Depois de partir da segunda posição, o trio formado por Alonso, Buemi e Nakajima conseguiu superar os rivais da Toyota nas últimas horas da prova para garantir a segunda vitória consecutiva na lendária prova.

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans

Foto de: Jose Mario Dias

Com a segunda vitória em La Sarhte, o espanhol se tornou o primeiro piloto na história a vencer duas vezes em Mônaco e em Le mans, superando Tazio Nuvolari, Bruce McLaren e Jochen Rindt e Maurice Trintignant.
Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans

Campeão mundial do WEC - Vitória nas 24H de Le Mans

Foto de: Jose Mario Dias

Com duas vitórias em cada uma das provas lendárias da Eurpa, Alonso precisa 'apenas' de uma vitória na Indy500 para se tornar o segundo piloto na história a conquistar a tríplice coroa, feito alcançado apenas por Graham Hill entre 1963 e 1972.

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

Foto de: Phillip Abbott / Motorsport Images

Em 2017, Fernando Alonso chegou a liderar as 500 milhas de Indianápolis, mas su motor Honda falhou e ele abandonou a prova. Mesmo assim, ele foi premiado como melhor novato da corrida.

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

Foto de: Geoffrey M. Miller / Motorsport Images

Em sua segunda tentativa, a McLaren fez uma parceria com a Carlin e construiu um carro exclusivamente para que Alonso competisse na prova.

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

Foto de: McLaren

No entanto, após um acidente nos treinos livres em Indianápolis, a equipe teve problemas de logística e não conseguiu entregar um novo volante a tempo para o espanhol e acumulou diversos problemas.

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

Foto de: Geoffrey M. Miller / Motorsport Images

Somando-se às falhas da McLaren, Alonso não foi rápido o suficiente para se classificar entre os 30 melhores que garantiram acesso direto à corrida e precisou disputar uma espécie de repescagem, na qual também saiu derrotado, o que resultou na não participação do espanhol na corrida.

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

Indy500 - Segunda tentativa frustrada

Foto de: Michael L. Levitt LAT Photo USA

Após o fracasso de piloto e equipe, Gil de Ferran, diretor esportivo da McLaren, pediu desculpas ao espanhol pelas trapalhadas da equipe em Indianápolis.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Foto de: Toyota Racing

Mas 2019 não se resumiu à corridas no asfalto. Alonso começou em março uma série de testes com a Toyota, de olho em uma participação no Rally Dakar de 2020.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Foto de: Toyota Racing

A primeira experiência do espanhol foi na África do Sul, onde começou sua preparação.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Foto de: Toyota Racing

Após a primeira experiência, Alonso disse ter gostado de pilotar um carro de rali.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Foto de: Toyota Racing

Apoiado pela fabricante japonesa, Alonso afirmou que todas as experiências fora da F1 eram mais do que apenas diversão.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Foto de: Toyota Racing

Depois das primeiras impressões positivas de Alonso, a Toyota elaborou um plano de testes e competições para o espanhol se preparar para Dakar.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Foto de: Toyota Racing

Um momento de grande 'tensão' para o espanhol foi sua experiência com as dunas do Namíbia, onde disse ter ficado chocado com o tamanho do desafio.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Foto de: Toyota Racing

Depois da experiência no Namíbia, o espanhol participou de sua primeira prova, a Lichtenberg 400, na África do Sul, onde completou a prova, mas não foi classificado por ter perdido muito tempo após capotar e danificar seu para-brisa.
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Foto de: Toyota

Em Lichtenberg, Alonso formou dupla com Marc Coma, pentacampeão do Dakar como piloto de motos. Espanhol, Coma será co-piloto do asturiano.
Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Foto de: Toyota

Em seguida, a dupla Alonso-Coma participou do Rally do Marrocos. No primeiro dia, o Toyota dos espanhóis sofreu com furos nos pneus e ficou para trás. Na sequência, entraram no top-10, mas o terceiro dia foi o pior, com a dupla precisando abandonar.

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Preparação para o Dakar: Testes, competições e primeiro pódio

Foto de: Toyota Racing

No último evento de preparação antes do Dakar, na Arábia Saudita, Alonso e Comas chegaram ao pódio pela primeira vez, comum terceiro lugar no rally Al Ula-Neom. A evolução do espanhol surpreendeu o experiente time da Toyota, que ficou empolgada para a lendária prova.

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000

Foto de: Toyota Racing

Dias depois de chegar em terceiro na Arábia Saudita, Alonso participou de evento promocional da Toyota na Argentina, onde a marca japonesa oficializou sua participação na Stock Car 2020.

Fernando Alonso, Matias Rossi, Toyota Corolla Súper TC2000

Fernando Alonso, Matias Rossi, Toyota Corolla Súper TC2000

Foto de: Toyota Racing

Alonso guiou o carro da Toyota do Super TC 2000, competição argentina similar à Stock Car. Uma das celebridades a dar voltas ao lado do espanhol, foi Matías Rossi, astro da categoria que estará na Stock Car em 2020.

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000

Foto de: Toyota Racing

Alonso deu várias voltas com o carro da Toyota no circuito argentino e impressionou por sua velocidade com o carro que havia acabado de conhecer.
Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000

Foto de: Toyota Racing

Em entrevista ao Motorsport.com, Alonso disse que não descarta participar de corridas da Stock Car no futuro, apontando conhecer a categoria através de Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet.

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000

Fernando Alonso, Toyota Corolla Súper TC2000

Foto de: Federico Faturos

Na esteira da declaração de Alonso, o chefe da Stock Car, Carlos Col, afirmou que a categoria tem interesse em trazer o espanhol para a corrida de duplas, que voltará a fazer parte do calendário da categoria em 2020.

40

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Filho do tricampeão do Dakar, Sainz Jr relata preocupação pelo pai em ralis
Próximo artigo Podcast #026 – Campeão do Dakar revela perrengues do maior rali do mundo em 2020

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil