Últimas notícias

Após saída do Chile, Bolívia também deixa Dakar 2019

Bolívia anunciou sua ausência na terça-feira na 41ª edição do teste mítico após o anúncio do Chile no último domingo

Bolivian fans

Bolivian fans

A.S.O.

Bolivian atmosphere
Bolivia atmosphere
Bolivia atmosphere
Landscape in Bolivia
Evo Morales, Bolivian President

No domingo passado, o Chile anunciou que não estará no Dakar de 2019, 41ª edição do lendário rali. Agora, é a Bolívia que deixa a competição e anunciou na terça-feira que também não estará presente.

O país sul-americano estreou no Dakar em 2014 e desde então enfrentou várias complicações, tais como inundações e fortes chuvas em janeiro passado, que levaram ao cancelamento de várias etapas.

Após a edição de 2018, parecia que o retorno ao país do Altiplano era mais do que complicado e os pilotos viram com bons olhos a mudança de rumo. "O problema é que eles sempre têm que cancelar parte da rota. A recepção das pessoas e do país é incrível, mas em um nível esportivo sempre há problemas", disse um dos pilotos em janeiro passado ao Motorsport.com.

Assim, a ASO, embora não tenha fechado a porta ao governo de Evo Morales, priorizou em suas negociações o retorno do Chile e a busca de um novo país. Por sua parte, a ministra da Cultura e Turismo da Bolívia confirmou nas últimas horas que eles propuseram à organização francesa um tour por outras regiões do país, ainda não exploradas pelo Dakar.

"A Bolívia está determinada a participar de futuras versões do Rally Dakar, onde a proposta inclui diferentes regiões do país, o que permitirá a promoção do turismo e da cultura em nível mundial", disse Wilma Alanoca em um comunicado oficial.

Depois daquele primeiro pronunciamento, que não confirmou ou negou a presença da Bolívia no Dakar 2019, na terça-feira, durante a tarde boliviana, a Ministra da Cultura compareceu perante a mídia e anunciou a ausência na próxima edição.

"Chegamos a um acordo mútuo com muito respeito. Respeitamos o que eles propõem, mas eles também respeitaram o que exigimos como país. Em virtude disso, respondendo às demandas de outras regiões e também atreladas à estratégia de nosso país, determinou-se nas últimas horas que nesta edição não estaremos presentes", afirmou Alanoca.

"Mas nas versões futuras as portas estarão abertas porque a Bolívia não só deu bons resultados em termos de organização, mas também é necessário ter esse tipo de evento para promover o país. Estamos satisfeitos e a ASO também está".

Espera-se que antes do final desta semana a ASO revele seus planos e inicie o processo de inscrições para a 41ª edição do Dakar. Apenas o Peru está confirmado, embora a Argentina e o Equador pareçam cada vez mais necessários para que o Dakar 2019 não seja um rali de um único país.

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Chile está fora do Dakar 2019
Próximo artigo Dakar 2019 será disputado apenas no Peru

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil