Pular para o conteúdo principal

Recomendado para você

MotoGP: Quartararo opera dedo fraturado e é esperado nos treinos na Tailândia

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Quartararo opera dedo fraturado e é esperado nos treinos na Tailândia

F1 - McLaren: Dúvidas sobre confiabilidade foram sanadas em Barcelona

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - McLaren: Dúvidas sobre confiabilidade foram sanadas em Barcelona

Top 10 escapa de Pedro Lima na reta final na F4 Winter Series em Portimão

Geral
Geral
Top 10 escapa de Pedro Lima na reta final na F4 Winter Series em Portimão

MotoGP: Moreira revela o que aprendeu com Marc Márquez

MotoGP
MotoGP
MotoGP: Moreira revela o que aprendeu com Marc Márquez

F1: Bastidores da Ferrari "entusiasmam" Leclerc para 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Bastidores da Ferrari "entusiasmam" Leclerc para 2026

Delegado do caso de Pedro Turra pede "reflexão" após morte de adolescente de 16 anos

Geral
Geral
Delegado do caso de Pedro Turra pede "reflexão" após morte de adolescente de 16 anos

F1: Piastri analisa 2025 "difícil" e recalcula rota contra Norris

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Piastri analisa 2025 "difícil" e recalcula rota contra Norris

Pedro Lima se classifica em oitavo debaixo de chuva em Portugal

Geral
Geral
Pedro Lima se classifica em oitavo debaixo de chuva em Portugal
Relato de estágio

Dakar: Guthrie vence e lidera em domínio da Ford na classificação; Moraes é 6º

Nas motos, vitória de Tosha Schareina para a Honda, mas a liderança segue com Daniel Sanders, da KTM

#228 Ford M-Sport Ford: Mitch Guthrie, Kellon Walch

O terceiro dia do Dakar 2026 fez a classificação virar de cabeça para baixo. Mitch Guthrie venceu em uma dobradinha da Ford nesta terça-feira (06) e subiu para a liderança geral. E, aproveitando os problemas dos rivais, a marca americana passou a dominar a classificação, colocando cinco carros nas cinco primeiras posições. Com um quarto lugar hoje, Lucas Moraes está em sexto, sendo o melhor não-Ford.

Leia também:

Já entre as motos, a Honda conquistou a primeira vitória do Dakar 2026, graças ao espanhol Tosha Schareina,. Mas a KTM segue na liderança geral da classe com o atual campeão do W2RC, Daniel Sanders. Na quarta-feira, os pilotos e navegadores enfrentam o primeiro dia da primeira etapa de maratona do Dakar 2026, que está presente em dose dupla neste ano com a remoção da especial de 48 horas.

Carros: Vitória e liderança para Guthrie em meio a domínio da Ford

Mitch Guthrie liderou uma dobradinha da Ford na terceira especial para tirar a liderança de Nasser Al-Attiyah, da Dacia. Após uma segunda-feira onde a Toyota fez o top 5 e a Ford ficou fora dos dez primeiros, a marca americana respondeu na terça como a mais forte no trecho de 421km em torno de Al-Ula.

Guthrie conquistou sua primeira vitória geral no Dakar com 02min27s de vantagem para Martin Prokop, enquanto Guy Botterill foi o único piloto da Toyota a mostrar uma boa forma nesta especial, terminando em terceiro, a 05min53s.

#218 Toyota Gazoo Racing Toyota: Guy Botterill, Oriol Mena

Toyota Gazoo Racing Toyota #218: Guy Botterill, Oriol Mena

Foto de: TOYOTA GAZOO Racing

E enquanto Al-Attiyah e Sébastien Loeb sofreram nesta especial, Lucas Moraes foi o melhor entre os pilotos da Dacia. O brasileiro foi o quarto colocado, a 05min46s, enquanto sua companheira de equipe, Cristina Gutiérrez, completou o top 5, após chegar a andar em segundo durante a fase cronometrada.

A Ford ainda colocou mais quatro carros no top 10, com Nani Roma em sexto, Carlos Sainz em sétimo, Mattias Ekstrom em nono e Denis Krotov, da cliente M-Sport, em décimo. A Century completou a lista com Mathieu Serradori na oitava posição.

Vencedor da segunda-feira, Seth Quintero, da Toyota, teve problemas e precisou parar no quilômetro 275 da especial. Com isso, Hank Lategan foi o melhor da marca japonesa, mas apenas em 19º. Já Al-Attiyah e Loeb tiveram problemas ao longo do dia e, como resultado, perderam mais de 20min para a liderança.

A confusão desta terça permitiu que Guthrie desse um salto na classificação geral, indo de 14º para a ponta, apenas 26s à frente de Prokop. A dupla é seguida por Ekstrom, Sainz e Roma, enquanto Moraes é o sexto, sendo o melhor não-Ford da classificação, a 05min16s do americano. Já Marcos Moraes e Fabio Pedroso estão em 42º na geral dos carros, a 02h08min44s.

Na classe dos Challengers, subdivisão dos carros, Cadu Sachs, que é navegador com o chileno Ignacio Casale, está em 12º, a 01h29min36s dos líderes. Já Enio Bozzano, que está com o piloto americano Pablo Copetti, está em 14º, 01h54min17s da ponta.

Já nos SSVs, outra subdivisão dos carros, Maykel Justo, que é navegador do português Gonçalo Guerrero, segue em um bom momento. Após a vitória ontem, a dupla foi a segunda colocada nesta terça-feira e, na classificação geral da classe, está em segundo lugar, a apenas 43s dos líderes, Brock Heger e Max Eddy, dos EUA.

Dakar - Classificação geral dos carros após a terceira especial (06/01):

Posição Piloto Carro Tempo/ diferença
1 Mitch Guthrie Ford 7h12m16s
2 Martin Prokop Ford +26s
3 Mattias Ekstrom Ford +1m08s
4 Carlos Sainz Sr Ford +3m34s
5 Nani Roma Ford +4m02s
6 Lucas Moraes Dacia +5m16s
7 Cristina Gutierrez Dacia +5m59s
8 Mathieu Serradori Century +9m06s
9 Saood Variawa Toyota +10m57s
10 Nasser Al-Attiyah Dacia +11m39s
#68 Monster Energy Honda HRC Honda: Tosha Schareina

#68 Monster Energy Honda HRC Honda: Tosha Schareina

Foto de: A.S.O.

Motos: Schareina dá à Honda a primeira vitória, mas KTM segue na ponta

Após três dias de domínio da KTM, a Honda obteve seu primeiro triunfo na terceira especial do Dakar. Schareina, atual campeão do Sertões, aproveitou ao máximo a boa posição de largada para assumir a liderança no quilômetro 167 e dali não saiu mais. Ele liderou uma dobradinha da marca japonesa, vencendo com 02min17s de vantagem para Ricky Brabec.

Sanders, da KTM, foi o terceiro colocado, aproveitando os bônus de tempo para compensar os danos e manter a liderança geral da classe. Luciano Benavides colocou uma segunda moto da marca austríaca no top 5, enquanto Skyler Howes foi o quinto com a Honda.

Na classificação geral, Sanders mantém a ponta, mas agora vê duas Hondas em sua cola, com Brabec a 01min07s e Schareina a 01min13s. Edgar Canet e Benavides completam o top 5 com duas KTM, a 08min46s e 11min06s, respectivamente.

Único representante brasileiro nas duas rodas, Luciano Gomes está em 42º na subdivisão Rally2, a 03h59min55s do líder Michael Docherty, da África do Sul.

Dakar - Classificação geral das motos após a terceira especial (06/01):

Posição Piloto Moto Tempo/Gap Penalidades
1 Daniel Sanders KTM 12.12'31"  
2 Ricky Brabec Honda +1'07"  
3 Tosha Schareina Honda +1'13"  
4 Edgar Canet KTM +8'46"  
5 Luciano Benavides KTM +11'06"  
6 Skyler Howes Honda +13'41"  
7 Ross Branch Hero +14'56" +6'00"
8 Adrien van Beveren Honda +23'26"  
9 Michael Docherty KTM +23'26"  
10 Martim Ventura Honda +26'58"  

MOTOGP 2026: o BRASIL está de volta! O que esperar de MOREIRA, MÁRQUEZ, GP em Goiânia e mais!

Watch: MOTOGP 2026: o BRASIL está de volta! O que esperar de MOREIRA, MÁRQUEZ, GP em Goiânia e mais!

Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior Dakar: Quintero vence 2ª especial dominada pela Toyota e Moraes é 20º; Al-Attiyah assume a ponta e Brasil vence nos UTVs
Próximo artigo Dakar: Sexto colocado no geral, Moraes celebra especial "muito boa para nós"

Principais comentários

Últimas notícias